Ondas de calor e verão devem atrair turistas para estâncias hidrominerais no interior

Nem chegou o verão e até novembro de 2023 foram registradas oito ondas de calor no Brasil. Para não deixar de aproveitar e se divertir nas férias, as dicas são: beber muita água, passar protetor solar, usar boné ou chapéu e escolher locais e atividades que envolvam água, para refrescar.

Além de ser cortada pelo Rio do Peixe, que abriga inúmeras atividades de aventura, a Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em atividades de aventura e ecoturismo – tem cachoeiras, lagos e piscinas para lazer de adultos e crianças. As máximas, na cidade, devem variar entre 26 e 33°c nos próximos 15 dias, de acordo com o Clima Tempo. “Tem turista que prefere a tranquilidade do interior à praia nesta época e temos a vantagem de estarmos em um local privilegiado, repleto de águas”, afirma Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR).

O município é muito procurado para o rafting, que pode ser feito com a PróximAventura Canoar. Trata-se de um passeio de botes infláveis em corredeiras do Rio do Peixe, com capacidade para 5, 6 ou 7 pessoas e um condutor qualificado para conduzir o bote. Entre os meses de outubro e abril, o rio tem mais fluxo de água, devido às chuvas e permite uma descida mais divertida. São cerca de 12 corredeiras, durante a descida de 1h30, quando é possível avistar pássaros e até capivaras.

Pela Mega Park se realiza um trajeto de 16 km com quadriciclo em meio à natureza da Serra da Mantiqueira e que passa por trechos à beira do Rio do Peixe. São cerca de 1h30 e inclui uma parada de 30 minutos em uma cachoeira deslumbrante para se refrescar. Dois guias treinados acompanham em todo o trajeto. 

Em duas cachoeiras do bairro Oratório também chegam os roteiros de quadriciclos, motos e gaiolas da Ora Road. São em média 1h30 de percurso, com fotos e paradas em alambique, sorveteria, cafezal e pesqueiro.

Nos parques de aventura são várias opções de atividades na água. No Mundaka, rafting, caiaque, Trilha das Cachoeiras, Trilha da Mantiqueira, stand up paddle e Trilha Jatobá ao lado das corredeiras mais lindas de Socorro; no Monjolinho, boia cross, quadriciclo Cachoeira da Fazendinha, rafting, caiaque, Trilha das Cachoeiras e stand up paddle.

Prainha no interior? Socorro tem. O Saint Sunset abriga a única da cidade, com bela paisagem, cachoeira e clima de litoral com direito a areia, cadeiras e mesinhas características.

Em hospedagens

Quem se hospedar no hotel Recanto da Cachoeira irá aproveitar a charmosa piscina Therma Esmeralda e a piscina Boutique das Águas; esta última com recreacionistas. Um redário com vista 360 é ideal para apreciar o lago, o rio e a cachoeira.

Já o Hotel fazenda Colina dos Sonhos abriga 12 lindas cachoeiras, piscina, pedalinho e lago para pescaria. Com os mesmos atrativos que envolvem água, o Hotel fazenda Parque dos Sonhos.  

No Camping Boaretto – Vale das Pedras há trilhas ecológicas por matas preservadas que levam a diversas cascatas provenientes de nascentes com águas límpidas. 

Hóspedes do Camping Valle das Águas, Chácara São Miguel, Ellementares Guest House, Hotel fazenda Floresta do Lago, Hotel fazenda Portal do Sol, Pousada A Mata que Canta, Pousada Caruaru, Pousada Encantos de Socorro, Pousada Igarapé, Pousada Mirante dos Adelphos, Pousada Pompéia, Pousada Recanto do Amanhecer, Pousada Sons do Silêncio e Vale das Orquídeas poderão curtir a piscina nos dias com temperaturas mais altas.

Com certificado de excelência e eleito um dos melhores hotéis pelo TripAdvisor, entre as mais de 20 atividades diferentes do Hotel Fazenda 7 Belo estão a piscina e o lago para pesca. Além dele, existem o Alpes Fazenda Hotel, Camping Park dos Lagos, Camping Valle das Águas, Grínberg´s Village Hotel, Hotel fazenda Campos dos Sonhos Hotel fazenda Floresta do Lago, Village Montana Hotel Fazenda também com as duas atividades.

Pertinho da água

Um dos principais pontos turísticos da cidade com um lindo cenário é a Gruta do Anjo, uma antiga pedreira desativada em 1995.  Dentro da formação rochosa com diversos túneis formou-se um lago com águas cristalinas. São amplas galerias, no total 3.000 m² de extensão, que podem ser visitadas a pé e outros trechos flutuando com os pedalinhos.

Perto da água estará quem for pescar no Pesqueiro Nenê Oliani, o terceiro mais antigo do Brasil e o mais antigo em funcionamento com a mesma família. São dois lagos ativos para pesca esportiva: o principal (13.550 m²) e o de apoio (6200 m²). O pesqueiro tem vara de mão para alugar, mas que só pode ser usado no lago de apoio; para o principal é necessário um equipamento profissional. Para comprar, iscas como massa japonesa, massa do pesqueiro, rações e salsicha.

Outra sugestão para pescar é o Centro de Lazer Pitauá. Quiosques espalhados podem ser usados para acomodar os equipamentos. Não há equipamentos para locação, mas o passaguá (pequena rede) e tapetes para a retirada dos peixes do lago são fornecidos e de uso obrigatório. No loca, o restaurante é em cima de um belíssimo deck.

Das mesas do Lago Bistrô & Lounge se contempla um lago, que compõe o lindo visual do local, enquanto aprecia a gastronomia mediterrânea. É um ambiente rústico, feito com materiais sustentáveis e rico em detalhes, que transmite “aquela” sensação singular de calmaria e conforto. Com a cozinha show (cozinha aberta) se observa a preparação dos pratos. 

As outras cidades do Circuito das Águas Paulista são: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.

Mais informações sobre hospedagens, gastronomia e lazer no site oficial do turismo de Socorro : www.socorro.tur.br e no Instagram @turismosocorro

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo - recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades "onde viver é bom".

Com informações de VGCom

Publicado às 12h33

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.