Minas Gerais é o estado escolhido para a segunda edição do

Minas Gerais se destaca no cenário gastronômico nacional e até internacional por sua riqueza e variedade de sabores, atraindo com isso amantes da boa comida. Por conta desse atrativo e por Campinas reunir uma grande comunidade de mineiros, o Banana Café Campinas escolheu o Estado para homenagear no Festival Brasilidades, edição que abre a temporada de 2024. De 15 de janeiro a 15 de março, nove sugestões de entradas, pratos principais, doces, drink e até o tradicional café de Minas Gerais ganham destaque no menu da casa.

Camila Coratti, chef executiva do Banana Café Campinas, explica que a seleção do cardápio foi bastante difícil pela diversidade, riqueza e pluralidade da cozinha mineira. Como entrada, as escolhas dos pratos foram o Trem Bão (Waffle de pão de queijo crocante recheado com pernil desfiado no molho de rapadura, com vinagrete de maxixe e picles de cebola roxa), o Casdiquê (trilogia de torresmos crocantes com goiabada picante, geleia de damasco e bananada com picles de cebola roxa).

Como prato principais, a Chef escolheu o Porco Weliton (Filé suíno com duxeles de cebola roxa, chicória e bacon, envolto na folha de couve, folhada de milho, guarnecido de quibebe, demi glace de café e farofa de broa). Outra sugestão é o Nó, sem base! (uma Rabada prensada com queijo canastra, canjiquinha mole, quiabo crocante e agrião), ou o Boi atolado, Uai! (Assado de tira com purê de mandioca, pipoquinha de torresmo e chips de couve e batata doce).

As receitas de sobremesas – duas opções – também levam tradicionais ingredientes da mesa mineira. O Dosdileitê é um mousse de doce de leite com bacon e honeycomb. Já o Num dô conta, é um delicioso Cheesecake de canastra com doce de abóbora e goiabada cremosa.

O drink criado pelo mixologista Lucas Moraes também eleva elementos de Minas. O Pinga Ni Mim é preparado com Jack Daniel´s N7 (50ml), licor, artesanal de doce de leite (50ml), bitters e cítrico desidratado. E para fechar a refeição, o tradicional aroma das terras de Minas não poderia ficar de fora. É o Pica Mula, um cafézinho coado na hora, servido com brigadeiro de queijo minas com goiabada

O Festival Brasilidades do Banana Café Campinas tem como objetivo homenagear as cozinhas de vários estados brasileiros. O festival teve inicio no segundo semestre de 2023, quando o estado escolhido foi Alagoas, uma homenagem à região Nordeste do Brasil. A cada fase do projeto serão criados novos pratos com ênfase em insumos utilizados em diversas regiões, com a proposta de mostrar a diversidade da gastronomia brasileira.

“A ideia do Festival é “viajar” pelas diversas regiões brasileiras, através da criação de pratos com características regionais”, explica Camila. “Traremos outros estados a cada dois meses, proporcionando experiências gastronômicas, utilizando os principais insumos de cada região, trazendo não pratos clássicos, mas sim, releituras”, completa a Chef Executiva.

Publicado às 13 horas

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.