Hotelaria tem 95% de ocupação durante o Serra Folia 2024

A Prefeitura de Serra Negra apresentou um balanço do Carnaval 2024, na tarde de hoje, 15. O Serra Folia 2024, carnaval organizado pela Prefeitura de Serra Negra, teve seus objetivos atingidos, segundo a nota.

-Sem ocorrências policiais graves e sem ocorrências ligadas à festa no pronto-socorro do Hospital Santa Rosa de Lima.

-Animação e alegria para a família, especialmente crianças, todas as tardes na Praça Prefeito João Zelante. Ao som de músicas carnavalescas.

-Baile da melhor idade, na tarde de 9 de fevereiro, no Centro de Convivência da Melhor Idade/Fundo Social de Solidariedade.

-Retomada dos desfiles de blocos na Avenida Governador Laudo Natel que envolveu todas as faixas de idades: crianças, adolescentes, adultos, melhor idade, incluindo hóspedes e visitantes.

Segurança

“Usando como lente a análise dos dados da segurança pública, fica revelado que o modelo de carnaval adotado em Serra Negra mostrou-se ser o mais ideal, pois a excelente organização, aliada às atividades carnavalescas realizadas, privilegiaram as famílias e pessoas que efetivamente gostam desta festa cultural”, disse o delegado de Polícia Rodrigo Cantadori ao ser questionado sobre Serra Folia em termos de segurança pública.

“Os números de ocorrência policial registrados no período corroboram isso, na medida em que não tivemos qualquer desequilíbrio estatístico no período carnavalesco, mesmo estando a cidade lotada pelos turistas e com muitas atividades ocorrendo ao ar livre. Pelo segundo ano consecutivo de festividades, pudemos testemunhar que a responsabilidade da administração pública, aliada ao profissionalismo na condução do bem-estar das pessoas, garantiu uma festividade exemplar”, concluiu o chefe da Polícia Civil local.

 
Comércio e hotelaria

“Parabenizo todos os envolvidos no carnaval serrano. Tempos atrás, tínhamos que fechar as lojas por volta das 16h, devido ao vandalismo que ocorria na Rua Coronel Pedro Penteado”, explicou o empresário, ex-presidente da associação comercial e ex-presidente da Câmara Municipal Antônio Benedito Fioravanti. “Graças a Deus isso acabou. Podemos trabalhar com sossego; as pessoas estão curtindo o carnaval e isso é uma maravilha, por ser um carnaval família. Parabéns a todos os envolvidos. 

O empresário da hotelaria, também ex-presidente da Câmara Municipal, Marcos Testa disse que, como operador de turismo, a Prefeitura tem dado um “banho” na administração da operação de turismo. Quero salientar que o que ocorreu no Natal foi um incremento imenso. Criou-se uma matriz de Natal com um desfile (Paradas de Natal) fantástico. O mesmo está ocorrendo no carnaval. Quando fui vereador, lembro de um carnaval violento, cheio de problemas”, explicou, lembrando da morte de uma jovem que inalou gás de buzina. “A administração municipal atual colocou o carnaval em um nível maravilhoso, restringindo aquilo que menos desejamos para essa festa, transformando o carnaval em uma operação de turismo. Neste ano voltou com os blocos. São cinco blocos retomando com mais de 200 participantes. Estou com um grupo do Rio de Janeiro. Pessoas encantadas com o nosso carnaval. Está crescendo ajustado”, concluiu.

Blocos foram sementes plantadas

O Secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico Juliano Belini, apurou que a ocupação na hotelaria foi superior a 95%. Os estabelecimentos gastronômicos permaneceram cheios e a Rua Coronel Pedro Penteado estava cheia de pessoas visitando as lojas. “O desfile de blocos foi uma semente plantada para que no próximo ano tenhamos outros blocos. Foi o início de uma ideia que teve a adesão de cinco blocos com mais de 200 participantes no total.

Estrutura e horários

Horários estabelecidos, especialmente para o final na Avenida Laudo Natel, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e 45 seguranças contratados deram aos foliões tranquilidade. Tanto que carrinhos com bebês e cadeirantes circularam nas duas áreas em que a festa aconteceu, inclusive à noite na Avenida Governador Laudo Natel.

Cidadãos não residentes no centro ou mesmo turistas hospedados fora dessa área tiveram à sua disposição linhas especiais de ônibus partindo do terminal rodoviário à 1h15 (madrugada); pouco depois do final da apresentação de Paulinho do Cavaco Banda Show que encerrou todas as noites no horário estabelecido (1h).

Os itinerários incluíram: Bairro das Posses, Bairro da Serra, Bairro das Três Barras, Ramalhada, Jardim do Salto I, Bairro das Palmeiras e Alto das Palmeiras (três etapas), Colina Dos Ipês, São Luiz, Leais e SP-105.

Publicado às 17h14

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.