Empresa de Socorro arremata café mais pontuado do Cup of Excellence 2023

A empresa localizada em Socorro no Circuito das Águas Paulista, levou o Café mais pontuado do Cup of Excellence 2023, o concurso de cafés especiais mais prestigiados do mundo, com 92,15 pontos 

O Grupo Cafeza, uma empresa com expertise em agronegócios no Brasil e exterior, instalada na cidade de Socorro, no Circuito das Águas Paulista arrematou o café mais pontuado do Cup of Excellence 2023 na categoria “Via Úmida”. Os grãos foram produzidos na Fazenda Rio Verde (Grupo Ipanema Agrícola), em Conceição do Rio Verde (MG). 

O café foi arrematado R$ 40,7 mil a saca, reconhecido como o principal concurso de qualidade de cafés especiais no mundo. “O Grupo Cafeza surgiu com a proposta de produzir e obter os melhores cafés especiais do Brasil e distribuí-los no Brasil e mundo afora. Com a missão de nos tornarmos uma marca reconhecida internacionalmente, participamos do leilão para arrematar um café alta de qualidade para colocar no mercado interno e externo”, disponibilizando assim, todo capricho e esmero aplicados pelo produtor na xícara, brindando o consumidor com um café espetacular, afirma João Barboza, CEO do grupo.  

Reconhecido internacionalmente como o maior leilão de café especial do mundo, o Cup of Excellence foi realizado no Brasil, pela Associação Brasileira de Cafés Especiais, entidade BSCA, sigla em inglês, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).   

Foram colocados à venda os 30 lotes vencedores nas três categorias da competição: “Via Seca”, “Via Úmida” e “Experimental”. O Grupo Cafeza foi a única empresa brasileira a adquirir um lote no leilão, que também contou com arremates de empresas originárias da Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Bulgária, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Noruega.  

Um novo rumo para os cafés especiais do Circuito das Águas   

A aquisição do lote campeão do Cup of Excellence é o primeiro grande passo da principal proposta do Grupo Cafeza. João Barboza, natural de Socorro-SP, onde instalou a empresa, acredita que os cafés produzidos nas nove cidades do Circuito das Águas Paulista têm potencial para se certificarem e aprimorarem a produção dos cafés e serem distribuídos para o Brasil e para todo o mundo.  

“O sonho da Cafeza é ter a oportunidade de pagar este valor nos grãos produzidos em Socorro e em nossa região. Temos as características perfeitas para a produção de café: o clima, a terra e as mãos dos nossos produtores”, enfatizou ele, reafirmando o seu compromisso de promover e desenvolver a visibilidade dos municípios e seus produtores.   

“O momento é agora. Em 2024, a cidade de Socorro vai sediar a 17ª edição do Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulista, que vai trazer esta visibilidade para a nossa região e o seu potencial na cafeicultura. Será uma grande oportunidade de trabalharmos esta ideia e orientar os produtores sobre como obterem a certificação de café especial”, completa o CEO do Grupo Cafeza.  

Sobre o Grupo Cafeza

Criada para homenagear homens e mulheres que se dedicam às lavouras de café, o Grupo CAFEZA, sediado em Socorro, no Circuito das Águas Paulista, tem o propósito de distribuir os melhores grãos para o mercado nacional e internacional. 

Publicado às 11h25

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.