Ciência de dados: as vantagens em se fazer um bootcamp

Apesar da grande quantidade de informações disponíveis na internet, a formação profissional ainda é um dos maiores desafios do nosso mundo. Afinal, há muitas pessoas com um certo nível de conhecimento, mas pouca habilidade de fato prática para se posicionar bem no mercado de trabalho.

Na era da internet e das informações, a ciência de dados tem um papel central no desenvolvimento de estratégias das empresas e novas tecnologias, e saber onde buscar a melhor formação vai te dar uma boa vantagem. Neste artigo, você vai ver:

O que é ciência de dados

Como funciona um bootcamp

Principais ferramentas da área

Modelos de análise preditiva, clusterização de dados e muito mais

Escolhendo o curso de cientista de dados online

Siga com a gente nessa leitura

O que é a ciência de dados?

Bastante conhecida por data science, a ciência de dados é uma importante vertente da tecnologia que une conhecimentos avançados em estatística, matemática e, claro, programação.

Com apoio da machine learning, inteligência artificial e deep learning, o cientista de dados é responsável por coletar e analisar diferentes tipos de dados para conseguir identificar tendências e padrões de comportamento, guiando uma otimização da estratégia das empresas. Este processo pode ser resumido em:

Coleta de dados

Processamento de dados

Análise de dados

Aqui, o profissional inicia coletando todas as informações relevantes disponíveis, independente da fonte. Em seguida, realiza a compilação e limpeza dos achados, excluindo, por exemplo, repetições ou informações incompletas que não possam ser usadas. 

Por último, é realizada a análise que, com apoio de habilidades estatísticas e programação em machine learning, levam à identificação das tendências e padrões.

Tipos de análise dados

O processo descrito acima pode acarretar em diferentes tipos de análise, cada uma com seu objetivo principal. Neste caso, podemos citar a:

Análise preditiva

Avaliação de risco

Clusterização de dados

A primeira delas, a análise preditiva, é talvez um dos modelos mais sensíveis às empresas. Afinal, é a partir dela que o cientista de dados vai encontrar padrões e, em seguida, gerar uma perspectiva do que pode acontecer no futuro.

Há também um aspecto importante sobre a avaliação de risco. E isso pode ser utilizado em qualquer área, mas é mais comum em empresas de finanças, por exemplo. Com este tipo de análise, fica bem mais fácil identificar fraudes e fazer a análise de crédito ou otimização de portfólios aos investidores.

Por fim, a clusterização de dados nada mais é do que um técnica que, de forma autônoma, consegue agrupar e classificar diferentes dados em grupos. Com isso, a vida do cientista de dados fica muito mais fácil para segmentos perfis de clientes ou usuários.

Bootcamp x curso de cientista de dados tradicional

Como você pode ver até agora, o data science está longe de ser um trabalho simples. E é por isso que as empresas estão buscando profissionais qualificados para assumir essas posições. E, para isso, é importante uma boa formação e experiência.

O caminho mais comum para aprender seria uma faculdade ou um curso online. Nesses dois casos, o foco é bastante teórico, colocando você a aprender diversos conteúdos, mas com pouca oportunidade de colocar a mão na massa. Além disso, esses modelos tendem a demorar bastante, com pelo menos um ano de formação.

Já o bootcamp é um curso muito mais imersivo. Por ser orientado à prática, você terá muitas chances de trabalhar em projetos e situações reais do ambiente de trabalho. Com isso, você vai colocar em prática todo o seu conhecimento e ainda sair com um portfólio completo embaixo do braço.

Fora isso, você vai poder contar com ajuda de tutores e colegas do curso para criar um networking, solicitar orientação profissional e até mesmo ser indicado para novas vagas de trabalho.

Fora isso, você vai ter contato com as principais ferramentas da ciência de dados, como veremos a seguir.

Principais ferramentas da ciência de dados

É sempre bom lembrar que a data science é uma área da tecnologia e, por isso, a programação e uso de ferramentas específicas é parte intrínseca do dia a dia. Fazem parte do dia a dia e você precisa aprender:

Inteligência artificial

Machine Learning

Deep learning

Todas elas estão, tanto na teoria quanto na prática, presentes em um bootcamp de cientista de dados.

A inteligência artificial tem sido uma das grandes inovações desde meados de 2023. Ela apresenta grande potencial, sendo capaz de tomar decisões baseadas em dados e até automatizar tarefas que podem tomar tempo desnecessário do profissional

Já o machine learning vai focar no aprendizado de máquina. Ou seja, com o conhecimento adequado, você pode ensinar o que for necessário para que o computador execute ou analise automaticamente.

Por fim, o deep learning utiliza aprendizagem por redes neurais para o processamento de imagens, linguagens, análise de informações e outras necessidades a partir de dados.

Termine seu curso de cientista de dados em 9 meses

É inegável que um bootcamp é o melhor curso de cientista de dados disponível no mercado. Mais do que isso, se você escolher a TripleTen, é possível concluir sua formação em apenas 9 meses.

Como se não fosse o bastante, você terá acesso a todas as vantagens dessa metodologia, colocando você na vanguarda de um curso que te proporcionará conhecimentos e oportunidades de trabalho reais.

Então, não perca tempo! Acesse agora mesmo a TripleTen e comece a mudar de vida. Aproveite ainda o cupom FUTUROBR30 para ganhar 30% de desconto na matrícula de seu curso!

Publicado às 18h04

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi.

Se quiser, entre em nosso canal clicando aqui 

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.