Rota turística e de peregrinação “Caminho pro interior” inaugura Marco Oficial da cidade de Pinhalzinho com caminhada beneficente

O trecho de Pinhalzinho do Caminho pro Interior delimita mais ou menos a metade (261,6km) de todo o trajeto dessa maravilhosa rota de turismo e peregrinação que no total alcança 537 quilômetros de extensão, interligando 20 municípios, sendo 9 pertencentes ao Circuito das Águas Paulista e mais 11 da macrorregião que envolve o Circuito, sendo 3 do Sul de Minas Gerais. São estradas rurais e áreas urbanas para conhecer e vivenciar essas comunidades, suas histórias, igrejas e capelas, além dos atrativos turísticos e produtos típicos que cada uma delas possui.

Pinhalzinho conta hoje com cerca de 15 mil habitantes, tem seu nome inspirado nas matas de Araucária que existiam na região. Hoje a cidade se notabiliza por seu clima de comunidade interiorana com produção de batata, pitaia e cogumelos. A comunidade oferece artesanatos, apresentados em feiras semanais, além de gastronomia e eventos típicos, como a Cavalhada e o desfile de tratores.

Silvia Beyer, participante do Comtur de Pinhalzinho e peregrina do Caminho pro Interior, destaca o que mais lhe atrai na cidade “a área rural é genuína e envolvente, ainda mais para mim que vivi sempre em grandes cidades, adoro caminhar e ver a hospitalidade dos Pinhalzinhenses”.

No dia 7 de abril, domingo, a partir das 7 horas da manhã, será realizada a inauguração do marco do Caminho pro Interior em Pinhalzinho, localizado na praça e próximo à Igreja  (Paróquia) Nossa Senhora de Copacabana, concluída em 1922 e tem como destaque a imagem da Santa vinda diretamente de Barcelona, na Espanha.

O evento será marcado por uma caminhada beneficente em prol da Comunidade Promocional Arco Íris que atende crianças em vulnerabilidade, dedicada a formação humanista, fortalecendo a autoestima, valores morais, éticos e sociais. A entidade atende crianças entre 6 e 15 anos incompletos, oferecendo, em contraponto ao turno escolar, diversas atividades de formação ampla, apoiadas em quatro pilares: educação, cultura, cidadania e saúde (Rua Cruzeiro do Sul 255 Centro – Pinhalzinho/SP – CEP 12995-000 – Fone (11) 4018 4338)

51.290.187/0001-)

As vagas são limitadas. Para participar é necessário fazer a inscrição antecipada, que é gratuita pelo link https://forms.gle/78d73VpaQBGi41UQ6 até sexta-feira, dia 5 de abril. No dia da caminhada, o inscrito precisa levar a sua doação de alimentos não perecíveis, duas ou três unidades dos seguintes produtos: Leite Integral, Óleo de Soja, Feijão, Açúcar, Bolacha, Molho de tomate, Farinha de trigo e Macarrão (por favor, evite outros produtos que já estão em estoque ou que não são utilizados pela entidade).

Kate Jeremias, inspiradora e organizadora do Caminho pro Interior, informa que “Pinhalzinho sofreu muito com as chuvas e o trajeto rural do caminho entre Pedra Bela para a chegada a esta cidade não pode ser percorrido integralmente pela ausência de uma ponte no bairro do Areal. Sendo assim, a Caminhada Beneficente será feita em direção a Tuiuti, concluindo somente parte do trajeto”.

Os principais apoiadores do evento são SICREDI Fronteiras (PR/SC/SP) agência Pinhalzinho, Água Lindoya Verão, Empório do Jânio, Sorveteria do Jura, Farmácia Popular (Farmácia do Guilherme), Bia Franco Pilates e Fisioterapia, Prefeitura Municipal e COMTUR de Pinhalzinho. O evento conta com sorteio de brindes, guias CADASTUR e monitores, carro de apoio, acompanhamento da Guarda Civil Municipal e ambulância.

“Os loucos abrem caminhos que mais tarde serão percorridos pelos sábios”! (Eduardo Marin) 

Serviço:

Local de início e término do evento: Praça Nossa Senhora de Copacabana, bem no centro de Pinhalzinho.

Programação:

7h encontro de peregrinos para entrega dos alimentos;

7h30 recebimento da benção;

8h saída da caminhada com destino ao Empório do Jânio, ida e volta totalizando cerca de 10km por estradas predominantemente rurais e de bela paisagem;

12h (previsão) de retorno à Praça da Igreja Nossa Senhora de Copacabana. 

MAIS INFORMAÇÕES DO CAMINHO PRO INTERIOR:

Perfis no Facebook e no Instagram @caminhoprointerior1

Site: www.caminhoprointerior.com.br

E-mail: contato@caminhoprointerior.com.br

Link para Inscrições: https://forms.gle/78d73VpaQBGi41UQ6

Publicado às 7h38

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi.

Se quiser, entre em nosso canal clicando aqui 

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.