Dorival Júnior devolve o espírito brasileiro a seleção brasileira

Poucas coisas fazem mais parte da vida do brasileiro do que a seleção brasileiro. Desde que Pelé se tornou o Rei do Futebol e ajudou a transformar o Brasil no país desse jogo, a alma do brasileiro respira esse esporte. Todo mundo tem uma lembrança de tempos idos quando, a cada quatro anos, as ruas paravam para pintar o asfalto com imagens alusivas ao time do Brasil. A cada jogo das Copas do Mundo anteriores, as casas, os bares, os lares de milhares de brasileiros estavam ligados nos jogos do Brasil.

Isso mudou um pouco nos últimos anos. O brasileiro foi perdendo o contato com a seleção brasileira e passou a ter outros passatempos favoritos, como jogar em online casino. Assistir à equipe canarinha se tornou algo secundário na vida de todos os brasileiros. Porém, parece que isso vai mudar. Com a chegada de Dorival Júnior ao comando da seleção brasileira, o público brasileiro voltou ao campo.

Convocação: primeiro gol de Dorival Júnior

Quando o técnico foi anunciado pela CBF, ele declarou que um dos seus principais objetivos era devolver o amor que a torcida tinha pela seleção brasileira. A maneira encontrada pelo técnico de 61 anos foi chamar de volta para vestir a amarelinha, jogadores que jogam em clubes brasileiros. Algo que se tornou raridade nos últimos anos, tempo em que os olhos do futebol se viraram apenas para a Europa.

Desde que Tite assumiu a seleção brasileira, em meados de 2017, a maioria dos jogadores convocados jogam na Europa. Na última Copa do Mundo de 2022, quase todos jogavam fora do Brasil. Apenas Pedro, que é do Flamengo, fez parte do esquadrão que perdeu nas quartas-de-finais para a Croácia. Muito pouco para um país que é o celeiro de milhares de craques.

No entanto, com a convocação para os dois amistosos da seleção, Dorival retoma o protagonismo nacional na construção de uma seleção que respire no Brasil. O goleiro titular dos dois embates foi o Bento, jogador do Atlético Paranaense. Na zaga, um jogador também conhecido dos brasileiros, Fabrício Bruno, titular do Flamengo. No ataque, um jovem promissor que ainda vai dar muitas alegrias às torcidas da Europa, mas que continua desfilando sua habilidade no Brasil: Endrick do Palmeiras.

Dois jogos, uma vitória e um empate heroico

O grande destaque das duas partidas da seleção brasileira, contra Inglaterra e Espanha, foi, sem dúvidas, a garra brasileira. Esse espírito de lutar por cada bola perdida, de brigar por seus companheiros, de lutar até o fim. Algo que a seleção perdeu, mas que equipes como a Argentina, atual campeã do mundo, mantém intacta no seu modo de jogo.

Essa raça pode ser vista nas disputas pelo zagueiro Beraldo, hoje do PSG, mas que fez carreira no São Paulo. O jovem, para proteger Vini Jr, que vem sendo atacado constantemente por torcedores adversários, derrubou o adversário. Mas o grande destaque das duas partidas ficou com o garoto Endrick, o jovem de 17 anos que fez dois gols em suas duas primeiras partidas pela seleção. Algo que foi feito apenas por Pelé e Ronaldo.

Publicado às 16h16

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi.

Se quiser, entre em nosso canal do WhatsApp clicando aqui 

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.