Como transformar seu quarto em um showroom

Com a chegada da pandemia, lojas e produtores de conteúdo digital têm buscado novas estratégias para venda e divulgação dos produtos comercializados online. As lives ganharam destaque e logo foram adaptadas para se tornarem uma nova e potente ferramenta de vendas, as lives commerce. O formato, ainda pouco explorado no Brasil, já ganhou as grandes marcas e agora faz parte, também, da rotina de quem produz conteúdo para internet.  

Com a live commerce, a câmera se transforma em uma vitrine virtual, mostrando detalhes e vantagens dos produtos. Para se sair bem nesse tipo de formato - que integra transmissões ao vivo (Lives) às características de um e-commerce tradicional, esclarecendo dúvidas em relação ao produto vendido, aumentando assim a confiança e credibilidade da marca -é necessário preparar o ambiente onde as transmissões serão realizadas. 

Arquiteto e fundador da 1comodo (www.1comodo.online) - startup de reformas rápidas com garantia de prazo de entrega garantido – Gustavo Pozzato, afirma que esse tipo de reforma vem sendo cada vez mais pedida, principalmente por um público jovem, entre 18 e 35 anos, que trabalha com a internet. 

Um dos clientes da 1comodo, Eduardo Oliveira, que recentemente transformou o quarto em um showroom, explica que o investimento é necessário e profissionaliza a entrega final. “Estou tendo um impacto positivo, porque a qualidade das fotos e das gravações fica absurdamente melhor, passa um ar mais profissional, e agora faço em metade do tempo tudo o que fazia antes, pois tenho um ambiente pensado para isso”, explica o criador do perfil Neggs Store

Abaixo, Gustavo dá dicas de como realizar a reforma de um ambiente para transformá-lo em um showroom perfeito e fala sobre as últimas reformas realizadas.

-O que é preciso para ter um showroom perfeito em casa?

Em primeiro lugar precisa ter um espaço organizado, marcenaria pensada para aquele ambiente, e iluminação específica para valorizar os produtos dentro do seu cômodo.

-O que fazer para transformar meu quarto em um showroom?

Prestar atenção na melhor angulação do ambiente para fazer com que os produtos sejam expostos de maneira eficiente e vendável.

Utilizar móveis que valorizem os produtos.

Ter uma Iluminação específica para o tipo de produto voltado para a venda online. 

-Qual o perfil dos clientes que tem procurado você para realizar esse tipo de transformação?

Tivemos, recentemente, o caso de um cliente que usa tênis raros. Ele tinha um quarto de adolescente, e como ele está se profissionalizando na área (produtor de conteúdo/ lives commerce) nos chamou para desenvolver o quarto e assim conseguir expor os produtos dele de maneira mais eficiente.

O fotógrafo Thiago Lara (www.instagram.com/thiagolaratl), especialista na produção de fotos e vídeos para lives commerce, também ensina alguns truques:

Seu celular é um ótimo equipamento

Muitas pessoas me procuram para saber qual câmera comprar, mas, sem muito pra investir, um celular é a melhor câmera que você pode ter. É versátil, vai te atender em diversas situações e a maioria dos celulares modernos tem uma câmera mais do que necessária para fotos de internet.

Enquadramento

Coloque sempre o produto no centro da fotografia, assim você trará toda a atenção do espectador para o assunto. É possível comprar uma cartolina branca e posicionar ela para produzir um efeito de fundo infinito ou  criar composições de cenários, porém, é preciso ter cuidado para que os elementos não roubem a atenção do assunto (produto) em questão.

Iluminação (essa é a mais importante)

Muitas pessoas acham que precisam de equipamentos caros e complicados de iluminação para fazer boas fotos. Mas você consegue fazer com coisas bem simples e que já estão na sua casa!

Por exemplo, você pode utilizar sua televisão ligada ou o monitor do seu computador como uma luz indireta (iluminando seu produto), ou até mesmo como fundo do seu cenário.

Caso a luz fique muito marcada (dura) você pode comprar papel vegetal branco para colocar na frente da fonte de luz e assim fazer uma luz mais suave.

Busque referência

O grande segredo da  criatividade dos fotógrafos é a eterna busca de referências. Nós, fotógrafos, vemos imagens boas todos os dias e salvamos em nossa memória. Assim, quando vamos fotografar, tempos sempre bons exemplos em mente e é fácil criar. Você pode pegar dicas incríveis no Pinterest, ou mesmo no Instagram.

Publicado às 9h57

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro.