Campos do Jordão também é opção no verão e atrai visitantes que querem curtir gastronomia e paisagens de tirar o fôlego

Tem quem não consegue pensar em outro local para curtir o verão que não seja praia. Mas quem experimenta ir para a serra durante essa estação do ano, consegue aproveitar o calor e o frio na medida certa. Em Campos do Jordão, por exemplo, o turista aproveita a estrutura da cidade em qualquer temperatura porque a cidade é tão versátil que agrada, ao mesmo tempo, quem gosta de calmaria e agito. Há opções de passeios ao ar livre, esportes radicais ou para quem busca descanso e quer aventurar-se em deliciosos pratos e taças de vinho.

Janeiro é um mês especial para visitar Campos do Jordão, pois fazem dias ensolarados de céu azul e noites mais fresquinhas que dão aquele charme e convidam para uma bebida como um chocolate quente em um dos vários cafés e lojas do centrinho de Capivari.

Neste ano atípico, as famílias estão mais cautelosas e procurando destinos que ofereçam possibilidade de distanciamento social e atividades ao ar livre. Por isso, hotéis e resorts estão investindo em protocolos de sanitização, treinamento dos colaboradores e reinventando suas áreas de lazer.

O Hotel Serra da Estrela, em Campos do Jordão (SP), implantou medidas específicas para manter o local, os funcionários e os hóspedes protegidos do coronavírus. “Fizemos até simulações de possíveis situações que eles poderiam encontrar no dia a dia. Tivemos feedbacks fornecidos por hóspedes e funcionários dizendo que o treinamento trouxe segurança e confiança no atendimento de todos”, explica Fernando Oliveira, da Entre! Hospitalidade, responsável pelo treinamento junto com Conceição Novaes, da MC Governança.

Para a diretora do hotel, Denise Bernardino, os gastos com treinamento e todas as medidas de sanitização são na verdade investimento. “Os cuidados que tomamos são para a proteção de todos e garantem tranquilidade tanto para hóspedes quanto para funcionários. Não teríamos como funcionar sem pensar no bem estar de cada pessoa que recebemos em nossos ambientes”, destaca.

“Esse ano foi desafiador para todos nós. Queríamos viajar em família e espairecer, mas com segurança e sabendo que não estaríamos em um local super cheio. Escolhemos o hotel depois de conferir as medidas de sanitização e de fazer uma pesquisa na internet para saber se poderíamos visitar pontos turísticos com certo distanciamento”, explica Mauricio Neves que viajou com a esposa e o filho.

Passeio alternativo e focado na sustentabilidade

Em 2018, o Serra da Estrela desenvolveu uma horta para fornecer alimentos para o Restaurante Alquimia, que fica nas dependências do hotel. Brócolis, alface, espinafre, tomate, aspargo, pimentão e morango são alguns dos itens cultivados na horta que vão direto para as panelas do chef e são transformados em delícias veganas de dar água na boca.

Além de garantir produtos de alta qualidade para os clientes, o intuito é conscientizar hóspedes e a população em geral sobre os malefícios a longo prazo, causados por adubos químicos à saúde e ao meio ambiente.

Recentemente, a proprietária do hotel e do restaurante, Denise Bernardino, desenvolveu mais uma novidade: um passeio à horta com direito a mini cesta com itens preparados no restaurante. “Sou adepta da cozinha vegetariana e proporciono a quem nos visita uma alimentação saudável, sem a presença de fertilizantes ou agrotóxicos. As pessoas ficam encantadas de ter contato com a natureza, de ver plantadas o que depois se transforma nas delícias que consomem lá no restaurante. Desenvolver esse passeio para a horta foi mais uma forma de provocar nos clientes e hóspedes a reflexão sobre a qualidade daquilo que se come. Aqui no Alquimia se come com os olhos e com todos os outros sentidos sem causar sofrimento a nenhum ser vivo”, explica Denise.