Socorro é destino Duas Rodas. Confira o que fazer na Estância

Durante muito tempo, reservava meus finais de semana para sair sobre duas rodas e sem destino. Esse hobbie me presenteou com grandes aventuras, belas vistas, estradas prazerosas de pilotar e muitos sabores diferentes.

Por diversas vezes, em conversas com outros motociclistas, o assunto corriqueiro é sempre destinos. Para minha surpresa, muitos deles com bastante anos de motociclismo, desconhecem lugares maravilhosos que estão a poucos quilômetros de São Paulo.

Um de meus destinos preferidos é a Estância Hidromineral de Socorro, por inúmeros motivos.

Um deles é que esta cidade, Integrante do Circuito das Águas Paulista, está situada a apenas 130km de São Paulo e pelo fato que consigo acessa-la através de quatro estradas diferentes, cada uma mais bela que a outra e com atrativos únicos.

Outro ponto que faz Socorro ser um de meus roteiros prediletos é sua estratégica localização, às margens do rio do Peixe e emoldurada pela Serra da Mantiqueira, isso sem falar na diversidade de atrações, pois é um centro referência de aventura e ecoturismo.

Se você deseja fazer um Bate e Volta, escolha uma das várias estradas de acesso, prepare-se para tirar muitas fotos pelo caminho, escolha uma das inúmeras opções de restaurantes e se delicie com os sabores da região.

Como a cidade de Socorro é visitada por mim, pelo menos umas 5 vezes por ano, me permita uma sugestão. Prepare-se para uma Bate e Fica, recheado de muitas atividades e aventuras.

Passar o fim de semana na também conhecida “Cidade da Aventura” será uma experiência inesquecível.

Por onde ir ?

Escolha um roteiro de ida e outro de volta. Não vão faltar opções de boas e belas estradas para pilotar sua motocicleta.

Onde ficar?

A cidade possui uma excelente estrutura hoteleira. São inúmeras as opções e em grande parte dos hotéis você tem um amplo contato com a natureza.

O que fazer?

As várias agências especializadas em turismo e parques de aventura, proporcionam divertimento e emoções para todos os gostos. Trilhas a pé pela mata e por cachoeiras, passeios de bicicleta ou quadriciclo, canoagem, off-road, rafting, rapel, tirolesa, bóia-cross, escalada, vôo livre, floating, water trekking, arvorismo, mountain biking, trekking, cavalgada, stand up padlle entre outros.

Se sua opção for por algo mais relaxante, a cidade possui vários pesqueiros, cachoeiras tranquilas, fontes de água com propriedades radioativas, hipotensora e diurética e os mais belos mirantes da região.

Onde comer?

A cidade conta com excelentes opções de restaurantes, lanchonetes e cafeterias, com cardápios voltados para a gastronomia caipira. Os pratos da região são saborosos e únicos. Jamais esquecerei a deliciosa costela defumada em lenha de café à copa lombo com molho caramelizado de café, entre tantos pratos que me deixam de agua na boca de lembrar.

O que está rolando lá ?

Uma dica importante, é conferir o calendário de eventos da cidade na época de sua viagem. Com toda certeza será uma atração à parte no seu fim de semana.

Até o dia 10 de janeiro a cidade está lindamente decorada com o evento Socorro, Luzes de Natal, com decoração toda feita com material reciclado, coletado durante todo o ano. São mais de 1 milhão de luzes e 60 quilômetros de cordas iluminadas formando diversos desenhos, desde a pista de pouso do trenó do Papai Noel até sinos e pinheiros. Com certeza você irá se emocionar se deixando levar pela magia e os encantos do Natal.

Como faço para ir de moto?

Quando falo sobre viagens de moto que envolvem alguns pernoites no destino, sempre me questionam sobre como levar a bagagem. Bem, seguem alguns passos a serem seguidos

Você tem que reduzir o volume e a quantidade do que levaria se fosse de carro.

Veja quais opções de malas, alforges ou baús sua motocicleta disponibiliza. Hoje, grande parte das motocicletas já vem equipadas com suportes para fixação de baús e malas laterais.

Caso sua moto não tenha os suportes, você pode adquiri-los juntamente com o bauleto, que particularmente é o suficiente para uma viagem de fim de semana. Gosto dos bauletos de plásticos reforçados (polipropileno).

Voce encontra bauletos com capacidade desde 29 a 45 litros. Além de simples instalação, protegem sua bagagem da poeira, de uma possível chuva durante a viagem e proporciona ao garupa conforto e segurança.

Além das roupas é recomendável uma capa de chuva, um kit de ferramentas, um kit para reparo para pneu e/ou um spray selante para alguma eventualidade.

Bem, somente de escrever este texto e lembrar de todas as delicias e opções de aventura de Socorro, já estou com vontade de voltar. Acabando aqui, já vou arrumar minhas coisas em meu bauleto e “partir “ para Socorro para ver as Luzes de Natal e abaixo alguma dicas rápidas sobre alguns  protocolos que você deve seguir para que a viagem seja incrível...

Dicas úteis do Guia do Viajante Responsável:

Use máscara durante toda a viagem

Higienize sempre as mãos e use alcool em gel

Mantenha o distanciamento

Certifique-se que está em boa saúde

Higienize a bagagem a cada etapa e ao voltar para sua casa

Respeite as regras e os protocolos

Busque informações sobre os protocolos e medidas de segurança

Prefira empreendimentos que possuam o Selo Turismo Responsável

entre outros...  "A viagem segura depende de nós!"

Sobre Socorro: Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, polo dos aventureiros especiais, uma das nove a integrar o Circuito das Águas Paulista. Especializada em turismo sustentável, ecoturismo e atividades de aventura. Gastronomia, lazer e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas, certificação pelo Ministério do Turismo, mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público.

Confira as dicas e sugestões que podem te ajudar nesta viagem. www.socorro.tur.br 

Distâncias até Socorro:

Campinas - 110km

São José dos Campos - 156,6km

São Paulo - 135Km

Sorocaba - 190km

Santos - 200km

Ribeirão Preto - 265Km

Com informações de VGCom

Publicado às 16h21

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro