Insatisfação marca a não revogação do decreto municipal da Fase Vermelha em Serra Negra

Na manhã de hoje, 26/12, cerca de 200 comerciantes de Serra Negra estiveram em frente ao Palácio da Águas, sede do Governo Municipal para pedir a revogação do decreto municipal que acompanha a determinação estadual que coloca as 645 cidades de São Paulo na Fase Vermelha – a mais rígida do Plano de Retomada da Economia.

Por volta das 11 horas, representantes do comércio e da Prefeitura de Serra Negra estiveram reunidos para tratar sobre o tema. O grupo de comerciantes defendeu soluções para que o comércio pudesse trabalhar e ao mesmo tempo, todos os protocolos voltados aos cuidados com o novo coronavírus fossem realizados.

Na região do Circuito das Águas Paulista, Socorro e Lindoia informaram que não editaram decreto municipal acompanhando o Governo do Estado. “Se é possível abrir em outras cidades, porquê não aqui?”, questionou um dos comerciantes à reportagem.

Decreto tardio prejudicou

Um dos pontos apontados pelos comerciantes foi a forma tardia do decreto estadual. “Na Verão esta é a época que mais movimenta a cidade. Quem trabalha com alimentação é prejudicado. Com o comércio fechado, a hotelaria que está trabalhando também é prejudicada, pois, se o comércio, que é uma das atrações está fechado, o turista também não vem e cancela sua viagem. Todos perdem”, disse uma lojista ao portal.

Comerciantes tentarão diálogo com o novo prefeito

O decreto assinado pelo prefeito Sidney Ferraresso vale até domingo, 27/12. Na segunda-feira, 28/12, o comércio pode reabrir. A cidade estará na Fase Amarela do Plano de Retomada da Economia do Estado de São Paulo.

O Governo do Estado de São Paulo editou o decreto da fase vermelha para os dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1º , 2 e 3 de janeiro de 2.021. Os representantes querem se reunir com o prefeito diplomado, Elmir Kalil Abi Chedid, que será empossado no dia 1º para que antes de qualquer decreto, ouça o comércio, visando um equilíbrio na nova lei.

O decreto da Fase Vermelha fecha os pontos turísticos da cidade. A pratica de modalidades esportivas coletivas também.

Serviços como restaurantes, bares e lanchonetes terão de atender em delivery ou drive-thru. Estão suspensos atendimentos presenciais em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, salões de beleza, manicure e barbearias, academias de ginástica, ressalvadas às atividades internas.

Publicado às 14h48

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro