Senac requalifica 400 funcionários de 10 hotéis de Águas de Lindóia que se preparam para retomada das atividades

Fechados desde 22 de março de 2020, 10 hotéis de Águas de Lindóia irão abrir as suas portas neste mês de outubro após quase sete meses sem atividades. O que para muitos foi um período desafiador, para esses hotéis o momento foi oportuno para requalificar 400 funcionários. “Podemos dizer que mesmo diante de um cenário ruim, tivemos uma parte boa, em que conseguimos ter a disponibilidade de todos os funcionários para uma importante requalificação. Com a união dos hotéis, que estão no mercado hoteleiro há 5, 10, 20 e até 40 anos, buscamos com o Senac, instituição reconhecida no mercado, uma maneira de nos prepararmos para a retomada da hotelaria na cidade”, conta Benjamin Mario Fragale Júnior, diretor dos hotéis Villa Di Mantova Resort e Panorama.

Por meio de uma solução educacional customizada, o Senac Itapira com o atendimento corporativo, elaborou um projeto com o objetivo de capacitar os funcionários dos hotéis Villa di Mantova Resort, Panorama, Recanto Paraíso, , Majestic, Recanto Bela Vista, Glória, Hotel do Lago, Guarany, São Luiz e Plazza, para a reabertura pós-pandemia, com a segurança exigida pelo Ministério da Saúde e a credibilidade do Senac São Paulo, envolvendo docentes e especialistas de Itapira e das unidades educacionais Aclimação, Barretos, Campinas, Mogi Guaçu, Registro, Salto, São Miguel Paulista e Sorocaba. “Em sete anos de Senac, considero este projeto como um dos mais desafiadores. Tanto pelo número de clientes e alunos envolvidos em única proposta, quanto pelo prazo para elaboração e formato remoto para entrega. É um resultado incrível”, conta Samara Jugni Sartori, executiva de contas do atendimento corporativo do Senac Itapira.

Ao todo, 26 turmas foram capacitadas com o curso de 60 horas sobre Meios de Hospedagem: Hospitalidade, Excelência e Boas Práticas de Prevenção à Covid-19 e mais 60 horas com temas específicos de acordo com a área de atuação como: Formação de Garçom, Higiene e Manipulação de Alimentos, Conservação e Distribuição de Alimentos, Serviços de Governança em Meios de Hospedagem, Técnicas Básicas em Manutenção e Limpeza Predial, Inglês, Excel e Práticas Administrativas. “Foi uma reprogramação mental para toda equipe, como esse primeiro atendimento corporativo remoto, mas sempre preocupados em oferecer uma educação com qualidade. Priorizamos turmas com média de 35 alunos, favorecendo o uso de metodologias ativas e fortalecendo as marcas formativas do Senac, estimulando o aluno no desenvolvimento do seu projeto de vida, com esta oportunidade de reciclagem na formação pessoal e profissional. Essa demanda nos fez sonhar juntos, tudo era novo e desafiador para todos os envolvidos. Percebemos que onde há empenho, competência e dedicação a educação supera a barreira do convencional, remotamente atingimos nossos objetivos”, comemora Rita de Cássia Coimbra, gerente do Senac Itapira.

Vale ressaltar que todas as aulas aconteceram remotamente com a utilização da plataforma Microsoft Teams como meio educacional. “Existia certa preocupação no sentido de os alunos não estarem familiarizados com a utilização de computadores e celulares. Então elaboramos uma aula inaugural demonstrando os principais recursos da plataforma e elaboramos tutoriais em vídeo do acesso. Houve um tempo de adaptação, onde o auxílio dos docentes e das equipes de apoio do Senac Itapira e dos hotéis foram essenciais para que os alunos conseguissem acessar a plataforma com mais segurança e podemos dizer que foi um sucesso”, explica a gerente.

Com sua expertise no ramo hoteleiro, Benjamim, ressalta que quanto maior for o conhecimento adquirido para a reabertura, maior será a qualidade e segurança no atendimento oferecido pelos hotéis. “Por meio deste aprendizado podemos adquirir consciência exata do que vamos encarar e como podemos enfrentar de forma correta e acima de tudo segura, não somente para os hóspedes mas principalmente aos colaboradores que estarão capacitados para um enfrentamento seguro e prevenindo o risco de contaminação e disseminação deste vírus através das boas práticas de prevenção e hospitalidade”, finaliza.

Serviço:

Senac Itapira

Endereço: Praça Bernardino de Campos, 150 – Centro – Itapira/SP
Informações:www.sp.senac.br/itapira.

Publicado às 12h51

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro