Deborah Chedid propõe unificar cadastros de beneficiários de entidades de Serra Negra

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Serra Negra, Deborah Aguilar Molina Abi Chedid, quer unificar os cadastros de beneficiários das entidades de assistência social do município. A finalidade da iniciativa é evitar duplicidade na oferta de cestas básicas e outros serviços que essas associações colocam à disposição da população. Além disso, um cadastro único facilitaria ações que possam permitir, na maioria dos casos, o devido apoio e treinamento para que os favorecidos não precisassem mais desse atendimento no futuro. A ideia é “não só dar o peixe, mas sim ensinar a pescar”.

Tal proposta foi apresentada ao presidente do Conselho Particular da Sociedade São Vicente de Paulo senhor Luiz Zamproni Galina, responsável pelas cidades de Serra Negra e Lindóia. A reunião ocorreu na manhã de 21 de janeiro, na sede da entidade à Avenida Juca Preto.

Luiz Galina disse que a ideia é boa e que só traria benefícios. Explicou que faz essa troca de informações com o Centro Espírita Joana D’Arc. Representantes das entidades reúnem-se periodicamente para comparar listas de cadastrados e decidir quem ficará responsável por cada família, para que assim não ocorra a duplicidade no atendimento.

Ambos concordaram que é importante a união de todos para dar continuidade ao atendimento. “Temos que estar juntos para ajudar as pessoas; temos que nos unir”, disse Luiz Galina.

Para Deborah Chedid “a fome não espera”; explicou ainda que a assistência social (Fundo Social, Prefeitura e entidades) deve trabalhar em conjunto com os serviços públicos de educação, saúde e esportes. Só assim alcançaremos nosso objetivo.

No encontro também foram discutidas as dificuldades que a Sociedade São Vicente de Paulo enfrenta. O presidente comentou que 2020 não foi um bom ano e tem expectativa de que 2021 não seja diferente. Ele recebia muito apoio dos Poderes Judiciários de Serra Negra e Lindóia com doações feitas a partir de acordos judiciais. Essa ajuda minguou já no ano passado e a entidade conseguiu manter-se, realizando campanhas. Apesar disso, mesmo que não ocorressem mais doações (o que não é o caso), seus estoques durariam até abril, pelo menos. No final de 2020 a média de atendimentos foi de 63 famílias cadastradas e outras 20 extras mensalmente.

Essa mesma dificuldade acontece com o Fundo Social de Solidariedade, até a presente data, o recebimento de doação de alimentos foi muito pequeno e por isso a primeira-dama busca a parceria dos empresários da cidade para que se consiga algo a mais para os mais necessitados – o que vem aumentando dia a dia. A doação de roupas e sapatos é constante e o Fundo Social recebe doações diariamente. Ressalta-se o pedido de doações de roupas masculinas e infantis, pois é o que falta no momento.

Ao final, Deborah Chedid aceitou o convite para participar de uma reunião da entidade, ocasião em que seria apresentada aos demais membros.

Mais antiga entidade prestadora de serviços de assistência social do município, a Sociedade São Vicente de Paulo atua em Serra Negra há 117 anos, tendo sido fundada em 23 de agosto de 1.903.

Publicado às 22h44

Receba pelo seu celular as informações do portal em seu celular pelo www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp nos dando um oi