Primeiro piezômetro para monitoramento ambiental é instalado no Aterro Sanitário

Atenta a todas as exigências ambientais, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente instalou, através da contratação de uma empresa especializada, o primeiro piezômetro no Aterro Sanitário municipal. O equipamento é um instrumento de medição de poropressão instalados em pontos específicos para a realização de leituras de pressões internas ao maciço de resíduos. “Este instrumento permite medir as pressões de gás e de líquidos percolados chamados popularmente de chorume. Ao longo dos anos deverão ser instalados outros piezômetros para cobrir as onze camadas de resíduos a serem construídas, auxiliando na avaliação da estabilidade do maciço de resíduos”, explicou o biólogo e diretor da pasta Anderson Martelli.

Os principais objetivos do monitoramento pelo piezômetro são acompanhar o comportamento geomecânico e o desempenho ambiental do aterro e com isso permitir a identificação em tempo hábil de alterações no padrão de comportamento previsto e a proposição de medidas preventivas e corretivas, orientando os trabalhos de conservação e manutenção.

Martelli e a gestora ambiental Camila Milano também informaram que a SAMA segue realizando muitas outras ações no aterro e toda a manutenção necessária para que o resíduo do município seja descarto de forma adequada. “Seguimos cumprindo toda a legislação vigente e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) tem vistoriado o empreendimento com frequência. Nosso aterro é um dos mais adequados e moderno de nossa região e estado”, afirmou o biólogo.

Publicado às 11h38

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro