Educação Particular pode retornar no dia 8 de fevereiro. Ensino Municipal no dia 1 de março

A Secretaria Municipal de Educação finalizou na tarde de sexta-feira, 22/1, a série de encontros virtuais com o Conselho Municipal de Educação, Comissão de Planejamento de Retorno às Aulas, gestores das Escolas Particulares, Estaduais e Municipais. A secretária da pasta, Maria Alice Veríssimo Florência Franco de Lima, coordenou os trabalhos e salientou que a Prefeitura de Amparo deve apresentar o Decreto para o retorno do Ensino Particular para o dia 8 de fevereiro.

“As escolas particulares poderão permanecer com o ensino remoto. O decreto autoriza, mas, não obriga a unidade escolar a retornar com aulas presenciais a partir desta data. As escolas poderão seguir a data do retorno da escola pública, se julgarem conveniente”, explicou Alice Veríssimo. Ela observou que as aulas poderão ter presença de até 35% da capacidade da unidade de acordo com a orientação do Plano São Paulo, sendo optativa aos pais se a classificação for Laranja ou Vermelha, a Vigilância Sanitária acompanhará as escolas, com o objetivo de orientação de prevenções e também, de monitoramento de novos casos.

As aulas presenciais das Escolas Municipais e Estaduais devem começar no dia 1 de março. Alice Veríssimo observou que a Rede Municipal já conta com todos os EPIs - Equipamento de Proteção Individual, além dos protocolos de Saúde, inclusive 5.200 testes rápidos para serem utilizados na Educação Pública.

“O objetivo do início das aulas em março é de acompanhar os procedimentos utilizados na escola privada, que é uma rede bem menor, para avaliar se todos os protocolos adotados foram bem sucedidos e se não há um aumento de casos de Covid entre os alunos, familiares e profissionais das escolas.” finalizou a secretária.

Durante o mês de fevereiro serão tomadas as providências para suprir a deficiência dos recursos humanos da Rede Pública. Atualmente, 60% das merendeiras está no grupo de risco da doença. Além disso, 105 professores da Rede Municipal, de acordo com levantamento realizado em 2020, também estão no grupo de risco.

Em todas as reuniões foi ressaltado que as escolas públicas e particulares compõem a Educação do Município e que é o momento de união para possibilitar um retorno presencial seguro, a fim de garantir o direito de todos à Educação.

Publicado às 12h06

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro