Empresários de bares e restaurantes de Campinas participam de manifestação em São Paulo

Donos de restaurantes, sorveterias, cafés, redes de franquias, chefs, bartenders, garçons e demais trabalhadores do setor de gastronomia do Estado de São Paulo estão se organizando para um ato pacífico e apartidário, marcado para as 9h desta quarta-feira (27), na esquina da Avenida Paulista com a rua da Consolação. Uma carreata com empresários da região sairá de Campinas, às 6h30 de amanhã.

Estarão presentes na manifestação entidades como a Associação Nacional dos Restaurantes (ANR), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e os Movimentos Gastronomia Viva e #NãoDeixeFecharaConta pedem que sejam revistas as medidas divulgadas no decreto estadual publicado dia 22 de janeiro, entre outras reivindicações.

O documento proíbe o funcionamento presencial de bares, restaurantes e lanchonetes aos finais de semana, justamente os dias de maior faturamento do setor. De segunda a sexta, o texto determina o fechamento de todas as atividades às 20h, o que inviabiliza muitos restaurantes que dependem principalmente do funcionamento noturno, como bares, pizzarias e restaurantes japoneses. Desde o início da pandemia, em março de 2020, a ANR calcula que 10 mil estabelecimentos já encerraram suas atividades, só na capital. No Brasil, o setor acumula 84 mil demissões até o momento.

Com as novas medidas, 77% dos restaurantes consultados em janeiro de 2021 pela ABRASEL consideram possível ou provável o encerramento definitivo de suas atividades. É consenso entre os empresários que incentivos fiscais, novas linhas de financiamento e moratória de impostos como o IPTU são fundamentais para a recuperação das atividades, após 9 meses de restrições e dificuldades ao longo da pandemia.

A ideia do movimento desta quarta-feira é dispor mesas e cadeiras distanciadas em uma faixa do canteiro central, a fim de demonstrar que o funcionamento do setor, se observados os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias, não é o responsável pelo agravamento da pandemia do coronavírus.

Aproveitando a mobilização, o movimento se dispôs a arrecadar alimentos para simbolizar a necessidade de continuar a servir. Quatro pontos de coleta serão distribuídos ao longo da Av. Paulista, e os produtos doados serão enviados à ONG Novos Sonhos, que oferece oficinas lúdicas e esportivas para crianças da cracolândia paulistana.

Campinas

Segundo o presidente da Abrasel RMC, Matheus Mason, a manifestação regional terá inicio com a concentração de empresários às 6h30, na Avenida Orosimbo Maia, de onde seguirá em carreata até a capital paulista, onde se juntarão aos empresários, chefs e empregados dos estabelecimentos do estado.

“A proposta principal dessa manifestação é mostrar ao governador a importância do setor, os cuidados que tomamos, visando a revogação do Decreto estadual da Fase Vermelha nos finais de semana”, explica o presidente da Abrasel RMC.

Publicado às 23h34

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro