Marco Bueno fala sobre programa de governo para Serra Negra

O portal www.circuitodenoticias.com.br enviou aos candidatos a prefeito de Serra Negra um questionário sobre as propostas, perfil e questões pessoais visando esclarecimentos aos eleitores que vão às urnas no dia 15 de novembro.

As perguntas foram enviadas aos quatro candidatos. Marco Bueno, do Republicanos,  Elmir Chedid, do Democratas, Eduardo Canhassi, do Patriota e Junior Vitale, do PSD. Os contatos foram feitos no início do mês e a redação deu até o dia 15 de outubro para o envio das respostas. Marco Bueno e Elmir Chedid entraram em contato com a redação e responderam os questionamentos. Hoje. 17/10, publicaremos a entrevista na integra com Marco Bueno.

Nome Completo: Marco Antonio Zanoni Bueno

Idade: 42 anos 

Partido: Republicanos

Coligação: Tudo Novo de Verdade ( Republicanos, Avante e PV)

CN - Porque colocou o nome à disposição para Prefeito de Serra Negra?

MB - Acredito que enquanto pessoas de bem não se envolverem com a política, não será possível promover mudanças significativas. Todos temos uma missão e um legado para deixar para as próximas gerações, o qual costumo chamar de “propósito”. Acredito que com minha experiência como empresário e gestor, posso contribuir para o crescimento da cidade, trazendo inovação e gestão técnica para todos os setores da municipalidade.

Desejo que Serra Negra seja administrada por sua gente, seja de nascença ou por aqueles que adotaram nossa cidade como seu lar (e não por políticos que visitam nossa cidade somente em ano eleitoral). Não precisamos ser administrados por políticos, mas por gestores, por técnicos capacitados que consigam tirar Serra Negra do passado e colocá-la no futuro.

CN - Qual será sua primeira ação ao assumir a Prefeitura?

MB - Primeiramente precisamos entender em que situação se encontra a Prefeitura Municipal, uma vez que, hoje mesmo, através de pedidos de vereadores, é difícil saber a real situação das contas do município. Para isso precisaremos fazer uma auditoria minuciosa nas contas e contratos e posteriormente implementar um sistema de gestão profissional a fim de otimizar receitas e reduzir custos desnecessários. Dessa forma, brevemente teremos as condições necessárias para investir onde a cidade mais precisa, que é na saúde e no desenvolvimento econômico.

CN - Quais serão suas prioridades como governante?

MB - Acredito que quando não se cuida do básico, aquilo vai se tornando importante, depois vai se tornando urgente, até chegar em um ponto onde fica difícil de se remediar. Vejo que Serra Negra tem muitas urgências em diversos setores, isso porque ao longo de 12 anos da atual administração não foi cuidado do básico. Em outras palavras, nossa cidade foi abandonada pelo grupo que há anos administra a cidade. A primeira coisa a se fazer é um “Choque de Gestão”:

Enxugar os gastos desnecessários e aplicá-los onde realmente importa, priorizando a saúde, desenvolvimento econômico e gerando empregos para nossos munícipes;

Estabelecendo um secretariado técnico com a ajuda dos órgãos de classe de cada pasta; 

Estabelecer parcerias com o setor privado e abrir portas para que venham investimentos através de outros deputados (nesse sentido não seremos partidários). O que queremos são recursos para o desenvolvimento de Serra Negra.

CN - O senhor dará função ao vice-prefeito na Prefeitura?

MB - Com certeza meu vice terá função e voz na Prefeitura Municipal. Somos uma equipe e, como tal, estaremos unidos para mudar o futuro da nossa cidade. Não admitiremos cargos de conveniência ou ociosos; queremos que todos trabalhem e desempenhem a contento suas funções pelas quais são remunerados com o dinheiro público. Graças a Deus tenho um vice jovem, capaz e com muita vontade de trabalhar muito por Serra Negra.

CN - Porque escolheu Leandro Pinheiro como vice-prefeito?

MB - O Leandro assim como eu, vive em Serra Negra e tem seus negócios aqui, sabe das alegrias e das dores de viver em uma cidade linda com um potencial incrível, mas infelizmente abandonada à própria sorte. O Leandro, juntamente com o vereador Roberto, representou a oposição de Serra Negra nesses últimos anos, a qual eu sempre lutei e defendi. Ele se mostrou valente, capaz e principalmente fiel a seus princípios, sem se deixar intimidar ou se vender (e isso é algo de muito valor!). Por isso, a escolha do Leandro Pinheiro como vice foi algo natural para mim e para meu grupo, pois caminhamos juntos num mesmo pensamento: de uma Serra Negra melhor e mais justa, que atenda realmente as necessidades da população e não somente um grupo de privilegiados.

CN - Na última eleição, houve uma candidatura chapa pura e nessa uma coligação. O porquê da mudança?

MB - Acreditamos na união, na boa união, na união de pessoas do bem e com bons valores para defender. E tudo isso encontramos no grupo que nos unimos; são pessoas que vivem a realidade de Serra Negra, que investem seus recursos aqui e por isso desejam com todas as suas forças o melhor para cidade. Por isso unimos as nossas forças juntando as duas chapas de oposição da última eleição que hoje é uma só para vencer o sistema quase que perpetuado em nossa cidade.

CN - Como pretende montar seu secretariado?

MB - Somos até então o único grupo que estabeleceu em seu Plano de Governo registrado em cartório o compromisso de seguir critérios para a escolha do secretariado. Esses critérios, de uma forma geral, são de capacidade técnica para cada secretaria e participação de órgãos de classe de cada setor para o auxílio na escolha do seu secretário. Não temos qualquer secretaria comprometida com acordos políticos, não teremos secretários da velha guarda ou da trazidos da cidade da qual somos quase “colônia”. Como temos dito: “Serra Negra vai administrar Serra Negra, temos muitos bons profissionais com capacidade técnica e muito amor pela cidade, mas que infelizmente acabam não tendo oportunidade por não pertencer a grupos políticos. Isso vai acabar em nossa gestão.

CN - Pretende reestruturar a distribuição de secretarias municipais?

MB - Primeiramente a reestruturação que pretendemos fazer é conceitual, queremos mudar esse sistema obsoleto de departamentalização rígida onde cada departamento trabalha por si. Implementaremos sistemas administrativos modernos de gestão por processos usados por grandes corporações no mundo todo, onde os departamentos se comunicam e caminham juntos em um objetivo comum, que é o desenvolvimento de nossa cidade.
Temos também o compromisso de Desmembrar e criar a Secretaria de Cultura, que ficará responsável por implantar as políticas públicas de cultura no município. Tal medida é necessária para que os recursos destinados à essa secretaria sejam investidos para o desenvolvimento dos projetos culturais, pois somente assim a secretaria será independente em suas ações.

CN - Como acredita que será a campanha eleitoral em meio a pandemia?

MB - A campanha revela muito sobre o candidato, pois é momento de apresentar propostas, plano de governo, resiliência após ataques sofridos e de mostrar a sua capacidade de inovação, sobretudo no momento em que estamos vivendo. Temos feito uma campanha enxuta mas profissional, contratamos ótimos profissionais da nossa cidade, prestigiando e demonstrando que temos mão de obra capacitada aqui mesmo em Serra Negra. Criamos páginas profissionais nas redes sociais, com muito conteúdo e vídeos informativos, fomos os primeiros a fazer Lives, fomos os primeiros a disponibilizar o plano de governo em nossa página e a opção de baixá-lo por QR-Code. Temos feito vídeos profissionais de exposição de nossos projetos para Serra Negra e nossos materiais impressos tem vindo com alertas de prevenção contra o COVID-19. Tudo isso temos feito com o mínimo possível de recursos, mas sempre valorizando os profissionais que temos contratado. Sem gastanças, mas com muito profissionalismo, da mesma forma que faremos com os recursos do município, respeitando o dinheiro público, mas entregando qualidade para os munícipes.

CN - No seu plano de governo, não há citação de solução para o “Grande Hotel Serra Negra”. Há alguma solução para esse equipamento?

MB - Sim, o “Grande Hotel Serra Negra” é um bem municipal com um grande valor se bem aproveitado. A princípio, nosso projeto para esse bem é o de viabilizar parcerias com o setor privado para a criação de uma Faculdade (Hospital Escola). Resolveríamos o problema do “Grande Hotel” e ainda teríamos uma melhora significativa na saúde pública, pois o atendimento gratuito a população nesse local seria uma contrapartida exigida pela administração municipal.

CN - Quais suas prioridades para a Educação?

MB - Nossa prioridade para a educação é a valorização dos profissionais da educação desde de aqueles que exercem serviços gerais aos que ocupam cargos de chefia. Para isso, pretendemos revisar e adequar o plano de carreira às necessidades de cada colabordor. Temos também como missão devolver a voz a cada integrante da rede nas escolhas e atribuições. Pretendemos também oferecer merenda de qualidade, atendendo a valores nutricionais de acordo com cada faixa etária.

Iremos fazer a revisão e aprimoramento da ajuda de custo para o transporte dos alunos de curso universitário, reativação do SENAI, com os diversos cursos oferecidos para profissionalização.

Como dito anteriormente, apresentaremos um estudo de viabilidade para transformar o prédio do antigo “Grande Hotel Serra Negra” em uma Faculdade Hospital Escola.

CN - Quais suas prioridades para a Saúde?

MB - Criação do Cartão Saúde Cidadão Serra-Negrense

Estudo de Viabilidade para transformar o antigo prédio do Grande Hotel em uma Faculdade – Hospital Escola

Estudar a Viabilidade de implantação de uma Unidade Especializada de apoio à saúde do Idoso.

Integrar Pronto Socorro e Hospital, com atendimento presencial 24 horas de Clínico, Ginecologista, Pediatra (este de início imediato) e Cirurgião.

Planejar a Implantação de pelo menos três leitos de UTII, inclusive como estratégia de combate à pandemia Covid-19

CN - Quais suas prioridades para o Turismo e Desenvolvimento Econômico?

MB - Primeiramente Serra Negra precisa resgatar sua identidade como “Cidade da Saúde”, para isso precisaremos cuidar e divulgar nossas riquezas, sobretudo nossas águas.

Algumas de nossas prioridades para o turismo:

Fortalecimento do CoMTur - Conselho Municipal Turismo, o qual será deliberativo.

Investir nas Rotas Turísticas Rurais em todo o município, para que sejam criados roteiros de passeios com atrativos.

Resgatar e fortalecer o evento ‘’Serra Café’’, tornando-o um evento tradicional de âmbito estadual.

Revisão e aplicação do Plano Diretor de Turismo com o objetivo de fornecer ao município as diretrizes mediante um planejamento técnico de estabelecimento de metas, projeções e convênios para fomentação de recursos.

Investimento no desenvolvimento de novas atividades turísticas como: Eventos e Torneios Esportivos, Esporte Aventura, Roteiro Gastronômico Local, ETC.

CN - Quais suas prioridades para os Serviços Municipais?

MB - Criação e Implantação do APP Cidadão Serrano (Aplicativo de Comunicação direta entre todos os setores da prefeitura municipal e a população). Nesse aplicativo o cidadão poderá indicar diretamente ao setor responsável os serviços a serem realizados. Dessa forma otimizaremos o tempo para realização dos reparos necessários.

Priorizar pavimentação e recapeamento de bairros não só em períodos eleitorais;

Pavimentação asfáltica nas ruas mais afastadas, buscando recursos do Governo do Estado e Federal.

Conservação e manutenção das estradas de acesso à zona rural.

Adequação ao projeto nacional de acessibilidade nas vias principais do centro da cidade, praças, bem como nos pontos turísticos.

Garantir transporte coletivo de qualidade, a preços acessíveis e ambientalmente corretos.

Analisar contratos de transporte coletivos existentes.

CN - Quais suas prioridades para o Desenvolvimento Social?

MB - Cadastro único de famílias menos favorecidas do município, em conjunto com entidades assistenciais.

Promover campanhas assistenciais: agasalho, atendimento à criança, etc.

Implantar Conselho Municipal contra Violência à Mulher.

Promover cursos direcionados às famílias menos favorecidas proporcionando melhorar a renda familiar, em convênios com SENAI, Qualificar, dentre outros

CN - Quais suas prioridades para o Esporte e Lazer?

MB - Criação do programa “Saúde como Esporte”, com o objetivo dar iniciação a prática esportiva como prevenção a possíveis doenças.

Trazer esportes radicais como skate, MTB, patins, etc.

Criar competições de corrida de Trail Run, MTB e corridas de aventura, além de fortalecer as que já ocorrem.

Utilizar a barragem e Santa Lídia como centro de interação de esportes radicais, triatlo, ciclismo, etc.

Revitalização do campo do Firmino Fazolin (Querência).

Promoção e incentivo dos campeonatos municipais.

CN - Quais suas prioridades para a Cultura?

MB - Desmembrar e criar a Secretaria de Cultura, que ficará responsável por implantar as Políticas Públicas de Cultura no Município. Tal medida é necessária para que os recursos destinados a essa secretaria sejam investidos para o desenvolvimento dos projetos culturais, pois somente assim a secretaria será independente em suas ações.

Centralizar todos os equipamentos culturais no Mercadão Cultural (Museu, Pinacoteca, Cinemateca, etc.), realizando eventos e trabalhando junto ao turismo.

Reformular Festival de Inverno, com a inclusão de artistas locais e criação de um “Festival de Verão”.

Recriar eventos  como “Papai Noel Ainda Existe”, “Boneca nega Maluca”, “Sarau temático”, músicas e poetas.
Resgatar e incentivar tradições locais a exemplo: “Forró na Praça”, “Congada”, “Catira”, entre outros.

CN - Quais suas prioridades para o combate às enchentes?

MB - Pretendemos apresentar estudo para controle e solução de enchentes, priorizando o uso de medidas sustentáveis, como arborização e criação de áreas de drenagem natural. Desassoreamento e manutenção de nosso ribeirão, bem como manutenção e limpeza de bocas de lobo.

CN - Quais suas prioridades para a criação de novos empregos?

MB - Hoje a criação de novos empregos em nosso município está diretamente ligada ao Turismo, e iremos investir forte nesse setor. Contudo, queremos também investir em outras áreas, tornando Serra Negra também autossustentável, por isso queremos incentivar a vinda de empresas não poluentes.

Pretendemos criar opções de capacitação técnica para diversas profissões, desde cursos técnicos a formação superior, sobretudo nas áreas da saúde e turismo.

CN - Quais suas prioridades para a Segurança Pública?

MB - Colocar em prática o plano de carreira da GCM (Guarda Civil Municipal).

Adotar um modelo de gestão integrada de segurança pública municipal com representantes da sociedade nas discussões com os outros poderes e esferas governamentais.

Criação da Patrulha Rural.

Investir e aumentar o efetivo Civil do Corpo de Bombeiros.

Adequação salarial para o efetivo Civil do Corpo de Bombeiros

CN - Quais suas prioridades para a Fazenda e Gestão Estratégica?

MB - Primeiramente precisamos implantar uma mudança conceitual, fazendo valer conceitos básicos de economia como buscar melhor custo benefício para o bom uso do dinheiro público, ou seja, buscar economicidade com qualidade. Para isso precisamos demonstrar total transparência nas operações e contratações da Prefeitura, por isso implantaremos uma sala de licitações aberta para acompanhamento público com transmissão on-line de TODAS as licitações.

Enxugar gastos desnecessários, sobretudo com alugueres, concentrando todos os departamentos da Prefeitura Municipal em um só lugar (Centro de Convenções), desta forma traremos economicidade aos cofres públicos, além de realizar logisticamente uma gestão mais estratégica, pois trará facilidade na comunicação entre os setores da municipalidade.

Modernizar através da informatização de todos os departamentos da prefeitura, integrando-os, diminuindo assim a burocracia, aumentando a agilidade administrativa e melhorando o serviço prestado à população.

Contratar profissionais técnicos para essas áreas e não políticos, pois assim conseguiremos obter melhores estudos e viabilizações financeiras para o desenvolvimento de projetos que desejamos.

CN - O senhor fala em administrar a cidade como uma empresa, mas, como efetivamente fazer isso no Poder Público? Além disso, não há choque, na hora de cruzar a forma de administrar com outras esferas, como a Estadual e Federal?

MB - Como tenho dito a primeira mudança é conceitual, precisamos mudar a mente das pessoas, principalmente daqueles que integram a equipe de cooperadores do município. Deixaremos de trabalhar com departamentalizações rígidas, e sim com departamentos integrados, onde todos se comunicam e participam das tomadas de decisões, buscando benefícios que vão além de seus departamentos. Para que isso aconteça é necessária até mesmo uma adequação na distribuição do espaço físico dos departamentos, como por exemplo salas abertas ou com meia baia, onde todos podem se enxergar, trazendo transparência e facilidade de comunicação.

Administrar como empresa compreende principalmente pensar como uma empresa, buscando comprar com bons preços, oferecer serviços de qualidade e principalmente buscando sempre a inovação, como se estivesse em um mercado competitivo onde se busca superar a concorrência. Veja bem: o setor público, se olhado como empresa, é aquele tipo de empresa que tem tudo para dar certo, pois dispõe de recursos financeiros e físicos, tem grandes profissionais, suas compras e contratações são feitas em grandes quantidades (o que deveria baratear os preços e não superfaturar como acaba acontecendo muitas vezes). A grande diferença é que o setor deve oferecer total transparência de seus feitos o que será uma marca da nossa administração.

Com relação ao choque com outras esferas, é exatamente isso que queremos causar: queremos tornar Serra Negra uma referência de administração; queremos mudar a forma que pensa e administra a política, evidentemente que observaremos sempre a todos e os deveres e responsabilidades jurídicas e fiscais, pois essa é uma das nossas principais obrigações como gestores públicos.

CN - Nesta linha do tempo da política, o que mudou no Marco Bueno vereador até os dias de hoje?

MB - A Bíblia Sagrada diz: “que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança”.

Acredito que o Marco Bueno daquela época mudou muito, passei bons e maus momentos que me fizeram amadurecer como pessoa; sofri calúnias e difamações, que exercitaram minha paciência, e, por fim, produziu esperança em mim e naqueles que me rodeiam, de que as coisas podem ser diferentes. Nesse período me dediquei às minhas empresas onde obtive uma carga de experiência em gestão de recursos e de pessoal. Conquistei também através do meu trabalho, um modesto mas suado patrimônio, o que me coloca em condições de dizer que não dependo do dinheiro público para viver. E foi nesse período que formei aquilo que tenho de mais precioso e sagrado, que é minha família, minha esposa e meus filhos, essa certamente é a maior conquista que um homem pode ter.

Acredito que quem se limita não muda, quem não muda não se transforma e quem não se transforma não evolui.  Por isso posso sim dizer o Marco Bueno de hoje é bem diferente do Marco Bueno daquele época, o que permanece, contudo, é os princípios e o caráter.

CN - Porque o eleitor deve confiar o voto na sua chapa?

MB - Posso apresentar várias razões para que os eleitores confiem em nossa chapa, como por exemplo o fato de não dependermos da política para viver, de sermos conhecidamente pessoas honestas e trabalhadoras, onde poderia também falar da nossa capacidade técnica e experiência em gestão empresarial. Poderia ainda falar que temos o melhor e mais moderno Plano de Governo para Serra Negra, que temos em nosso grupo de candidatos a vereadores pessoas capacitadas que na sua maioria não são políticos, mas sim serranos que desejam a mudança. Tudo isso é muito importante na hora do eleitor tomar sua decisão e deve ser levado em consideração, mas quero enfatizar que o eleitor deve confiar em nossa chapa porque somos de Serra Negra e não nos mudaremos daqui após a eleição, independentemente do resultado, o eleitor poderá nos encontrar em nossos endereços e se Deus quiser e for a vontade do povo, na prefeitura municipal.  Somos a verdadeira oposição e a oportunidade de mudança para Serra Negra. Vamos fazer “Tudo Novo de Verdade”.

Publicado às 11h23

Recebe notícias pelo celular. Nos mande um oi no www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e cadastre-se