Jaguariúna volta para fase laranja e saúde alerta população para restrições no atendimento nas unidades básicas

Com a regressão da região de Campinas da fase amarela (de maior flexibilização) para a fase laranja (controle, com mais restrições) do Plano São Paulo de retomada gradual das atividades durante a pandemia de coronavírus, a Secretaria de Saúde de Jaguariúna alerta para uma maior restrição também nos atendimentos clínicos na rede pública.

Segundo a secretaria, na fase laranja, o Plano de Retomada do Sistema Público de Saúde de Jaguariúna durante a pandemia da Covid-19 prevê, por exemplo, limitação de 33% da rotina normal para agendamento de consultas, exames laboratoriais e outros serviços nas UBSs (unidades básicas de saúde), CAPS e outras unidades do município, além da suspensão de cirurgias eletivas (sem urgência).

“Este ano, estamos tendo várias mudanças de fase. Por isso, é importante a população entender que não estamos com atendimento dentro da normalidade, por causa das restrições maiores da fase laranja previstas no Plano São Paulo, do Governo do Estado, que exige a redução da circulação de pessoas e aumenta o isolamento social”, explica a secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

“Cada vez que a nossa região muda de fase no Plano São Paulo, o nosso plano de enfrentamento à Covid também sofre mudanças, com mais ou menos restrições no atendimento, dependendo da fase”, completa Maria do Carmo.

A secretária também ressalta que Jaguariúna, assim como outras cidades do Estado, vive o pior momento da pandemia de coronavírus, com um aumento de 86% dos casos em relação a agosto do ano passado, que havia registrado o pico de casos de Covid-19. “Por isso, pedimos a compreensão e, principalmente, a colaboração da população”, diz.   

O Plano de Retomada do Sistema Público de Saúde de Jaguariúna foi implementado pela Prefeitura em julho do ano passado e prevê o escalonamento dos atendimentos na Saúde municipal, de acordo com as fases, que vai desde a restrição máxima (fase vermelha) até a retomada de 100% dos serviços (a partir da fase verde).

Publicado às 12h29

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial