ACIC reforça importância de manter os cuidados sanitários no comércio, mesmo na Fase Verde

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) tem reiterado a sua posição de apoio ao comércio seguro, que cumpre as regras e cuida para que seus clientes e funcionários tenham acesso a um ambiente saudável. Embora na Fase Verde do Plano SP de recuperação da economia para que o comércio de Campinas possa atuar com maior liberdade, é importante manter rigorosamente os protocolos de segurança para que não haja retrocesso nessa retomada.

A prefeitura de Campinas vem realizando fiscalizações nos estabelecimentos comerciais, inclusive do centro da cidade, multando aqueles que deixaram de cumprir as normas. Para reduzir o risco de contágio da COVID-19, tanto para os lojistas quanto para os clientes, a ACIC está intensificando a comunicação com os associados e criando uma campanha de conscientização que será amplamente veicula nas redes sociais, no site e por meio de comunicados. 

“Com o relaxamento das obrigações para o comércio, muitos acabam pensando que está tudo liberado, mas a pandemia continua e não podemos nos descuidar. A conscientização é a melhor arma para combatermos o vírus e voltarmos ao patamar normal do faturamento do comércio. A responsabilidade de todos, neste momento, é ainda maior”, diz Adriana Flosi, presidente da ACIC.

Recomendações

Na Fase Verde, o comércio de rua e os podem funcionar em horário normal, por até 12 horas diárias. Os estabelecimentos devem seguir todas as medidas sanitárias para garantir a segurança sanitária e evitar a aglomeração de pessoas por meio do controle limitado a 60% de clientes nos estabelecimentos, além de garantir o distanciamento nas filas com a demarcação no solo de 1,5m entre eles. O uso de máscara continua obrigatório, inclusive para os funcionários. Todas as lojas devem emitir e afixar no interior do estabelecimento, em local visível, o Certificado de Declaração de Estabelecimento Responsável, obtido no site da Prefeitura, no link https://ead-covid19.campinas.sp.gov.br.

Loja+Segura

Desde o início da pandemia, a ACIC apoia o projeto Loja + Segura, uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv) que, de forma clara, aborda as medidas que devem ser tomadas em relação aos gestores, funcionários, clientes e ao ambiente. Além de preservar o direito de todos ao trabalho, o projeto permite que o cliente perceba claramente este cuidado e sinta-se seguro em frequentar o estabelecimento.

“São orientações sobre como controlar as medidas sanitárias obrigatórias por meio de checagens periódicas e de como comunicar, com clareza, ao cliente, os cuidados tomados. O selo de Loja + Segura pode ser colocado na vitrine, atestando que o estabelecimento está seguindo um protocolo, pois se importa com a saúde de sua equipe e dos clientes”, explica Adriana.

Os cuidados não estão limitados à disponibilização de álcool em gel e à sinalização de distanciamento e controle de clientes. O processo é complexo e, para os responsáveis pelas lojas, por exemplo, a cartilha traz 33 orientações, divididas em “Gestão geral” (oito tópicos), “Relação com terceirizados e entregadores” (quatro), “Casos de pessoas suspeitas de infecção pela COVID-19” (seis), e “Providências no ambiente” (nove medidas). Entre elas, estão a proposta para a criação de horário para atendimento de grupos de risco, por exemplo.

Para os funcionários, são 10 medidas que vão além da higienização frequente das mãos e dos objetos tocados com frequência. Entre as orientações, estão: evitar os cumprimentos com aperto de mãos ou beijos; trocar da máscara de proteção a cada 4 horas e realizar reuniões necessárias apenas em ambientes bem arejados ou ao ar livre. A cartilha pode ser baixada pelo site: https://www.acicampinas.com.br/blogs:cartilha-do-projeto-loja---segura-

Publicado às 12h45

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro