68% dos lojistas apontam aumento nas vendas, após seis meses de quarentena

Após seis meses do anúncio da quarentena, 68% dos lojistas relataram um aumento nas vendas. Datas sazonais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças contribuíram para a retomada do comércio. A comparação foi feita em relação ao início isolamento social, que ocorreu em março deste ano, de acordo com pesquisa da FCDLESP (Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo). 

Para os lojistas, o setor mais beneficiado foi o de eletrônicos (59,1%), seguido pelo de beleza e cuidado pessoal (22,7%). Além disso, os setores de vestuário e calçados (13,6%) e o de brinquedos (4,5%) acompanharam o levantamento, ocupando o terceiro e quarto lugares, respectivamente. 

“Passamos por um período de quedas de vendas, porém, as datas tradicionais do varejo auxiliaram para o início de um cenário positivo ao comércio. Outro ponto que favoreceu foi a média considerável de consumidores circulando nas ruas. A presença das pessoas estimulou as vendas nas lojas físicas”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff. 

A reabertura dos estabelecimentos também ocasionou despesas, como obrigações sanitárias. Dessa forma, muitos empresários tiveram que recorrer ao PRONAMPE, programa governamental que visa facilitar crédito. Porém, 50% das micro e pequenas empresas não tentaram recorrer ao crédito, devido aos obstáculos burocráticos que se depararam, cerca de 25% procuraram, mas apenas 22% obtiverem êxito, ou seja 11% do total. O SEBRAE informa que de modo geral, apenas 15% das empresas foram atendidas pelo PRONAMPE. 

A FCDLESP realizou a pesquisa com a participação das principais CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas) do Estado de São Paulo. 

Publicado às 10h50

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro