Ex-aluna do Senac abre loja de churros em Itapira

Impulsionados pela crise gerada pela pandemia do coronavírus, os brasileiros estão buscando na atividade empreendedora uma alternativa de renda. Com isso, uma estimativa feita pelo Sebrae (pesquisa GEM) apontou que aproximadamente até 25% da população adulta esteve envolvida na abertura de um novo negócio ou uma empresa com até 3,5 anos de atividade em 2020. Esse foi o caso da Gabriela Fernanda de Lima, ex-aluna do Técnico em Recursos Humanos do Senac Itapira. Ela e o marido abriram recentemente uma loja de churros. “Sempre vi no empreendedorismo uma forma de mudar de vida, conquistar a independência financeira e fazer meu próprio horário”, lembra.

Mas, diferente de muitos profissionais que primeiro sabem fazer algo e depois decidem se arriscar como empreendedor, com Gabriela foi ao contrário, ela precisou pesquisar muito para decidir em que área iria investir. “O sonho sempre existiu e quando decidi fazer o curso no Senac já foi para me preparar na hora da contratação de mão de obra, pois nas aulas aprendemos sobre como recrutar, jornada de trabalho e leis trabalhistas. Além disso, durante a capacitação troquei muitas experiências com colegas e professores e pude estruturar com calma e profissionalismo o meu negócio”.

Com a crise ocasionada pelo coronavírus e a adoção de medidas mais restritivas em Itapira, o casal precisou reestruturar o sistema de atendimento e mesmo tendo inaugurado no mês passado estuda a inclusão do delivery. “A  empresa é uma loja de rua e tínhamos um grande movimento de pedestres no local, agora com as portas fechadas estamos verificando se conseguimos fazer o atendimento drive-thru e a inserção do delivery para os clientes”. Gabriela conta ainda que mesmo enfrentando dificuldades, ser empreendedora é uma realização. “Pretendo expandir meu negócio e abrir novas unidades”.

Para quem tem o mesmo desejo de empreender, o docente da área de gestão e negócios, Givanildo Santos da Silva reforça que primeiro de tudo é preciso se auto analisar para ter consciência se tem o perfil de um empreendedor. “É preciso gostar de desafios, coragem para assumir os riscos, vontade de trabalhar, ser organizado, ter visão a longo prazo, ser um bom líder, criativo e resiliente”, enumera.

Após a identificação do perfil é necessário ter conhecimento sobre a área ou segmento que pretende atuar, procurar saber como formalizar seu negócio, realizar um planejamento das ações necessárias para o desenvolvimento, levantamento dos recursos necessários, elaborar um plano de ação e acompanhar o monitoramento dos resultados. “É importante que quem for empreender em algum dos ramos que deseja, analise o mercado, identificando concorrentes e público-alvo”, finaliza.

Para quem deseja adquirir conhecimento antes de abrir seu próprio negócio, o Senac Itapira está com inscrições abertas para os cursos: Empreendedor em Pequenos Negócios, Técnico em Administração, Técnico em Logística e Técnico em Recursos Humanos. Inscrições e outras informações, acesse o portal: www.sp.senac.br/itapira e acompanhe todas as novidades nas redes sociais @senacitapira.

Serviço

Senac Itapira

Endereço: Praça Bernardino de Campos, 150 – Centro – Itapira/SP

Informações: www.sp.senac.br/itapira

Publicado às 6h46

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial