Cursos online durante a quarentena

A quarentena imposta pela pandemia do novo Coronavírus a bilhões de pessoas em todo o mundo provocou uma revolução em diversos setores da sociedade, como na organização do trabalho, o atendimento nos órgãos públicos, a prestação de serviços, e também na rotina de estudos, que apontou um crescimento histórico na procura por cursos online durante a pandemia.

Diversos países do mundo registraram aumento nas buscas por termos como “curso gratuito” e “curso online” em sites de busca, especialmente o Google, que teve 130% de aumento na procura por especializações à distância.

Dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram que cerca de 1,7 milhão de brasileiros registraram matrículas em cursos à distância em menos de um mês.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) teve 1,6 milhão de acessos em sua plataforma de cursos online durante a pandemia, registrando um crescimento de 400% a procura por cursos gratuitos só no mês de março, mesmo mês em que o Sebrae viu o acesso ao site da instituição disparar e alcançar a marca de 5,1 milhões de acessos, um aumento de 73% em relação à fevereiro.

Os cursos online mais procurados pelos brasileiros

Diversas modalidades de cursos online fazem parte do desejo do público brasileiro na busca da especialização profissional ou em áreas correlatas, ou mesmo como passatempo, hobby, distração, ou ainda como uma forma de aprender um novo ofício.

Segundo a Catho Educação, houve um aumento de 68% das matrículas no EaD ou em cursos semipresenciais num prazo de apenas quinze dias, entre as últimas semanas de março e as primeiras de abril. Os cursos online mais procurados foram: Administração, Gestão de Recursos Humanos, Biomedicina, Ciências Contábeis e Logística.

O Sebrae aponta que os cursos online mais procurados por quem acessou a plataforma durante a quarentena foram Gestão Financeira, Marketing Digital e Enem Gratuito.

O Centro Paula Souza (CPS) também viu as inscrições para os cursos online oferecidos pela instituição dispararem, e matriculou 60 mil pessoas em apenas dois meses, na modalidade MOOC (Massive Open Online Course – sigla em inglês para Curso Online Aberto e Massivo).

Os campeões em procura foram: Formação de Professores Mediadores Para Educação à Distância (11,8 mil inscrições), que saiu do oitavo lugar e alcançou o topo; Design e Photoshop (07 mil inscrições), que deixou o décimo lugar para assumir a vice-liderança; Gestão de Pessoas (6,7 mil inscrições), que saiu da primeira colocação e caiu para o terceiro lugar. Gestão do Tempo (5,3 mil) e Design Thinking (4,9 mil) completam a lista dos cinco primeiros colocados.

Além destes, cursos tradicionais como inglês, artes e instrumentos musicais também estão entre as preferências dos brasileiros. Porém, diante da necessidade de ingressar num mercado de trabalho cada vez mais complexo e diferente, e adaptar-se ao novo normal e corresponder às expectativas dessa nova sociedade nascente, mais e mais pessoas passam a entender que novas profissões estão surgindo e que o mercado precisa preencher essas lacunas com profissionais capacitados e que não param de aprender nunca.

Ibraim Gustavo é jornalista, escritor e educador, Pós-graduado em MKT e MBA em Comunicação e Mídia

Publicado às 7h48

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro