Estância Hidromineral de Socorro encanta pelas belezas naturais

Em tempos de pandemia, a natureza tem se mostrado um excelente refúgio para quem quer se isolar ou mesmo contemplá-la. Na Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – as belezas naturais encantam. Em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, cachoeiras, trilhas, piscinas naturais, gruta, cavernas e lindas paisagens fazem relaxar.

Algumas, dignas de novela, como é o caso de uma gruta, onde foram feitas cenas para três telenovelas. A extração de minerais fez surgir ao longo dos anos uma enorme gruta, com amplas galerias e paredes desenhadas pelas explosões. Infiltrações de água criaram uma piscina natural, sendo que em alguns pontos chega a ter até 4 metros de profundidade com uma temperatura constante em torno de 10 graus, propício para um viveiro natural de carpas. Aberta à visitação, são permitidos em seu interior, passeios ecológicos de pedalinho.

A cidade abriga uma das maiores cavernas de granito no Brasil, com 450 metros de desenvolvimento e cenários incríveis no interior. Ela foi desenhada por meio de um curso d’água e deslocamento de rochas. O vento e as chuvas também ajudam para ter uma caverna acessível e com certo grau de dificuldade. No interior dela pratica-se o espeleoturismo, onde é possível a transposição de diferentes obstáculos, além de permitir contato com um ecossistema diferenciado e único da caverna.

O Trekking das Grutas leva o praticante para paisagens indescritíveis. São grutas de pedras, vales, muito verde e grandes histórias. A área é um berço para espécies da fauna e flora da Mata Atlântica. Macaco bugio, jacus e alguns tucanos sempre são avistados. Sem contar os pássaros que fazem a trilha sonora do percurso que atravessa quatro pequenas grutas (secas).

O relevo da região favorece a prática do montanhismo, que inclui caminhada na montanha, rapel e cachoeirismo; em meio a um sítio que margeia o Ribeirão do Gamelão, entre rochas e cachoeiras e um canyoning maravilhoso.

Para falar em beleza natural de Socorro, é preciso mencionar as diversas trilhas e cachoeiras. Uma mais bonita que a outra. A mais conhecida é a Trilha das Cachoeiras, que passa por diversas cachoeiras e para em três delas, para curtir, tirar fotos, relaxar e até tomar um banho revigorante. É possível avistar uma grande diversidade de aves durante o percurso; também é comum encontrar com macacos.

Outra, que inclui banho na cachoeira, é a Trilha da Mantiqueira, em meio a Mata Atlântica, preservada e cheia de belezas. A caminhada é nas margens de um ribeirão encantador, com diversas cachoeiras, um visual raro e belo, cercado de árvores centenárias, bromélias, orquídeas e samambaias. O passeio inclui uma pequena caverna, além de avistar grande diversidade de aves e borboletas.

A Trilha da Fazenda Fortuna passa por uma fazenda histórica de 1830, umas das maiores exportadoras de café do Brasil, margeando o Ribeirão do Gamelão por 4km e finaliza na cachoeira do Cantinho do Céu. Já a Trilha do Cipó tem um percurso em meio a mata nativa, com balanço nas árvores, fontes naturais de água potável e ducha para se banhar ao ar livre.

Uma propriedade rural é o ponto de partida da Trilha do Escorredouro, que passa por diversas cachoeiras, vistas incríveis e um contato bem próximo com a muitas espécies da flora local. Existem, também, trilhas com várias cascatas provenientes de nascentes com águas límpidas entre matas preservadas.  

Tem até hotel fazenda com 12 cachoeiras, todas com belezas peculiares; destaque para a das samambaias e a do lajeado. Em outro, existe a cachoeira dos Sonhos, considerada a melhor "prainha" da região. E, ainda, a cachoeira do Saltinho. 

Outro local que vale a visita é a cachoeira Camanducaia do Meio, um complexo turístico com natureza de encher os olhos e no fim do dia pode-se contemplar um belo entardecer.

Localizados no topo de montanhas, os mirantes permitem a apreciação panorâmica da cidade ou paisagens. O Mirante do Cristo é um deles. Mas, o pôr do sol mais concorrido de Socorro fica na Pedra Bela Vista. As cores do céu junto com a imensidão do vale e das montanhas da Serra da Mantiqueira criam um espetáculo ímpar da natureza. Já quem curte parapente terá uma vista privilegiada: o voo duplo acontece no Pico da Cascavel, um dos pontos mais altos da cidade, o que permite admirar de um ângulo diferente o horizinte. 

Alguns locais só podem ser visitados com o acompanhamento de um guia ou ficam dentro de propriedades, portanto, é necessário entrar em contato com as empresas, com antecedência, para agendamento e/ou obter informações sobre acesso. Por conta das constantes mudanças de fase, é aconselhável checar dias e horários de funcionamento.

Onde fazer e agendar a sua aventura: www.socorro.tur.br

Gruta do Anjo - Tel.: (19) 9 7163-1597

Hotel Fazenda Colina dos Sonhos: Cachoeiras das samanbaias e do lajeado - Tel.: (19) 9 9652-1740

Hotel Fazenda Parque dos Sonhos - Cachoeira dos Sonhos - Tel.: (19) 3895-3161

Hotel Recanto da Cachoeira - Cachoeira do Saltinho - Tel.: (19) 3895-2626

Kango Jango - Trilha Fazenda Fortuna e Caverna Quebra Corpo - Tel.: (19) 99685-1365

Mirante do Cristo - Tel.: (19) 9 9928-1598

Mundaka: Trilha das Cachoeiras e Trilha da Mantiqueira - Tel.: (19) 9 9933-5961

Parque Aui Mauê: Trilha Fazenda Fortuna - Tel.: (19) 9 9937- 4309

Parque de Aventura Monjolinho: Trilha do Cipó e Trilha da Mantiqueira - Tel.: (19) 9 9898-8118

Parque Vale das Pedras: Trilhas e cascatas - Tel.: (19) 9 7172-4260

Pedra Bela Vista – Trekking das grutas e mirante - Tel.: (19) 9 9175-7600

PróximAventura: Caving Quebra Corpo e Trilha do Escorredouro - Tel.: (19) 9 9906-7544

Rios de Aventura: Pedra Bela Vista - Tel.: (19) 9 9935-7179

Ronaventura – Voo de parapente - Tel.: (11) 9 4717-1271

Saint Sunset – Camanducaia do Meio - Tel.: (11) 9 9268-6569

Sinergia Positiva – Montanhismo - Tel.: (19) 9 9873-7379

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, é um dos nove município a integrar o Circuito das Águas Paulista. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. 

ASTUR - A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 60 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Com informações de VGCom

Publicado às 11h20

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial  

Colabore com a nossa equipe e ajude a financiar o nosso projeto - https://pag.ae/7X4cbmsYQ