Hospital da Solidariedade é inaugurado e já atende a população

Um ato solene realizado na manhã desta segunda-feira, 3, marcou o início das atividades do Hospital da Solidariedade “Dr. Luiz Otávio de Barros Vieira”, que foi construído ao lado do Hospital Municipal com acesso pela Rua Vitório Coppos, n° 122.

Destinado ao atendimento de casos leves de coronavírus, o Hospital funcionará todos os dias das 7h00 às 17h00 e conta com uma sala de soroterapia para casos de necessidade de medicações endovenosa e hidratação, um posto de coleta de exames (RT PCR) e mais 12 leitos de enfermaria.

A reforma do prédio foi subsidiada pela Prefeitura e realizada pelas equipes da Prefeitura. Já os equipamentos e insumos foram adquiridos através de doações de pessoas físicas e jurídicas do município. “Quando percebemos que a situação da pandemia caminharia para essa situação mais crítica como a que vivemos hoje, nos antecipamos nas ações que nos dariam mais condições de oferecer atendimento à população. Demos início à reforma e depois iniciei uma campanha junto aos empresários e tive uma receptividade muito boa. Assim, em cerca de 40 dias conseguimos deixar tudo pronto”, disse o Prefeito Toninho Bellini.

Bellini enfatizou a colaboração de empresários e pessoas físicas que fizeram doações de equipamentos e insumos e destacou o empenho dos servidores que atuaram na reforma e montagem do Hospital. “Toda nossa equipe trabalhou incansavelmente para que pudéssemos chegar aqui hoje e entregar esse hospital. Agradeço a todos nossos servidores e também a todas as pessoas envolvidas nas doações. Sem o envolvimento de vocês não estaríamos aqui hoje”, agradeceu.

O Secretário de Saúde Vladen Vieira também agradeceu o empenho de todos os servidores da saúde e de outras secretarias envolvidas e também ao Prefeito pelo apoio na decisão de construção da unidade. “Quando pensamos nessa alternativa para aumentar os leitos o Prefeito de pronto nos apoiou e acompanhou tudo de perto. Esse espaço nos dará condições de melhorar o atendimento, mas precisamos lembrar que o melhor meio de prevenção é o distanciamento social e as medidas protetivas como uso de máscaras e boa higiene das mãos”, reforçou.

O Hospital da Solidariedade homenageia o médico Dr. Luiz Otávio de Barros Vieira, que faleceu no dia 11 de abril vítima de complicações causadas pelo coronavírus. Na cerimônia de entrega da unidade, sua esposa Juliana Novais Diniz Vieira e as filhas Letícia e Marília representaram a família. Bastante emocionadas, receberam o carinho de todos os ex-colegas de profissão de Luiz Otávio. “Ficamos extremamente honradas com essa homenagem. Meu pai sempre foi um entusiasta da saúde pública e ele ficaria imensamente feliz de ver essa conquista hoje. Aqui, nosso Luiz Otávio ficará ainda mais eternizado e suas qualidades nunca serão esquecidas”, declarou a filha Letícia.

Filho do médico Dr. Augusto e da Sra. Judith, Luiz Otávio veio de uma família de médicos, sendo que de nove irmãos, dois seguiram a mesma carreira. Teve cinco filhos: Rodrigo, Adriana, Letícia, Antônio Augusto e Marília, sendo os três últimos frutos do matrimônio com Juliana Novais Diniz Vieira.

Muito conhecido e querido na cidade Dr. Luiz Otávio era médico pediatra do Hospital Municipal e passou por vários setores da rede pública de saúde, chegando a ocupar o cargo de Diretor Clínico no Hospital Municipal. Por onde passou, construiu uma rede de amigos e admiradores pela sua postura profissional e pessoal, especialmente no cuidado que tinha com seus pacientes.

Aposentou-se na Prefeitura Municipal de Itapira 2016, mas em janeiro deste ano havia retornado ao serviço público municipal em janeiro desse ano para atendimento em Pediatria na Rede Básica de Saúde, onde seguiu trabalhando até adoecer.

“É uma honra poder perpetuar o nome do Dr. Luiz Otávio nesse hospital. Em 2005, logo que assumi pela primeira vez como Prefeito, o conheci e vi de perto sua dedicação extrema aos pacientes. Em pouco tempo ele assumiu a Direção Clínica do Hospital Municipal e por muitas vezes o vimos trabalhando 24 horas por dia, tanto na parte de direção como até no acompanhamento de transferências de pacientes. Eu tive o privilégio de o ter em nosso corpo clínico e também de ser seu amigo e de sua família”, declarou o Prefeito Toninho Bellini.

Após os discursos e descerramento da placa, o padre Jamil Antônio da Costa, da Paróquia Santa Rita de Cássia, fez uma oração e abençoou o espaço.

Publicado às 6h56

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial  

Colabore com a nossa equipe e ajude a financiar o nosso projeto - https://pag.ae/7X4cbmsYQ