OMT e ministros do Turismo de países das Américas se unem para o relançamento do turismo na região

O ministro do turismo da República Dominicana, David Collado, em conjunto com outros 15 ministros de Turismo e quatro vice-ministros de diferentes países da América Latina, estabeleceram os acordos e mecanismos de colaboração para o relançamento do turismo na região, em uma reunião convocada pela OMT (Organização Mundial do Turismo). A abertura do evento foi liderada pelo presidente da República Dominicana, Luis Abinader, e realizada em Punta Cana, um dos principais destinos turísticos do país.

Os líderes de turismo das Américas se comprometeram em reativar o turismo de maneira conjunta, fazendo do setor uma prioridade geral e adotando protocolos internacionais. Essa reativação aposta na inovação e na transformação digital, assim como em seguir avançando no turismo sustentável e reforçar os mecanismos de apoio aos profissionais e empresas afetadas pela pandemia.

Ao dar início à reunião, o secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili, reconheceu a excelente gestão da República Dominicana como destino turístico durante a pandemia e enfatizou que “a reconquista da confiança dos viajantes é o primeiro e importante passo para retomar o turismo, levar esperança a milhões de pessoas nas Américas e impulsionar a recuperação em geral”.

Dando as boas-vindas aos ministros e representantes do turismo das Américas, o presidente da República Dominicana, Luis Abinader, destacou o rol da OMT como catalizador de inovação e sinergias, e convocou os presentes a se fortalecerem como destino compartilhado, como região, por meio da união, determinação, foco e visão em conjunto. Por sua vez, o ministro do turismo da República Dominicana, David Collado, pontuou que o setor gera oportunidades de emprego a mais de 500 mil famílias e contribui com 15% do Produto Interno Bruto do país. Além disso, reforçou o compromisso “com os dominicanos, com os colaboradores do setor e com os milhões de turistas que aguardam ansiosos a oportunidade de conhecer os encantadores destinos da República Dominicana”.

A restauração da confiança nas viagens, a proteção das empresas e postos de trabalho e a garantia de que os benefícios da atividade de reativação do turismo sejam sentidos muito além do próprio setor, foram alguns dos principais temas de debate, no qual marcaram presença, além do ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado, os ministros e vice-ministros de turismo da Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Representantes de outros países participaram de forma virtual, como Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Nicarágua e Peru. As reuniões foram realizadas sob a coordenação, como país anfitrião, do Ministério de Turismo de República Dominicana e contou com a participação de representantes da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), a Autoridade de Aviação Civil Internacional (OACI) e a Associação de Hotéis e Turismo da República Dominicana, entre outros órgãos do setor.

No encerramento da reunião, os participantes firmaram a Declaração de Punta Cana, mediante a qual os líderes da região se comprometem em fazer do turismo um pilar do desenvolvimento sustentável e garantir um plano de ação eficaz e pertinente de recuperação pós-Covid.

Sobre a República Dominicana

A República Dominicana é um destino muito especial e exclusivo, reconhecido mundialmente pelas atrações inusitadas, pela rica cultura, confortos e pelo clima perfeito durante todo o ano. Facilmente acessível em voos diretos da maioria dos principais aeroportos, o país agrada celebridades, casais e famílias. De trilhas para praias desconhecidas e campos de golfe de classe mundial, na República Dominicana é possível se sentir renovado nas luxuosas e diversas acomodações, explorando relíquias antigas de séculos passados, desfrutando da comida típica e de aventuras de ecoturismo nos magníficos parques nacionais, montanhas e rios.

Rodeada pelo mar do Caribe ao sul e pelo Oceano Atlântico ao norte, a República Dominicana oferece uma variedade de esportes, atividades de lazer e entretenimento, além de experiências culturais únicas, como a dança, festas de carnaval e outras especialidades dominicanas, como charutos, rum, chocolate, café, âmbar e larimar (pedra rara e exclusiva do país). Entre a aventureira Puerto Plata, a exuberante Samaná, a histórica Santo Domingo, a ensolarada Punta Cana, a luxuoso La Romana e a alegre Barahona, há um país em que cada região tem muito a oferecer para qualquer viajante e orçamento.

Além das experiências inexploradas de costa a costa, o país também tem uma reputação mundial por seu povo caloroso e hospitaleiro. Com oito aeroportos internacionais e nove zonas ecológicas diferentes, nunca foi tão fácil ou interessante explorar a República Dominicana. Para mais informações e para começar a planejar sua viagem, visite o site oficial do Ministério do Turismo da República Dominicana em: http://www.godominicanrepublic.com/pt-br/.

Sobre a Organização Mundial de Turismo (OMT)

Organização Mundial do Turismo (OMT) é a agência especializada das Nações Unidas que promove o turismo como um veículo para o desenvolvimento equitativo, inclusivo e sustentável. Em colaboração com seus estados membros, organizações internacionais e o setor privado, a OMT promove a melhoria da competitividade do turismo e viagens seguras para todos. A OMT também trabalha para fazer do turismo a base para a cooperação e confiança internacionais e um pilar central de recuperação. Como parte do sistema mais amplo das Nações Unidas, a OMT está na vanguarda dos esforços globais para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, inclusive por meio de sua capacidade de criar empregos decentes, promover a igualdade e preservar o patrimônio natural e cultural.

Publicado às 20h05

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro


Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial  


Colabore com a nossa equipe e ajude a financiar o nosso projeto - https://pag.ae/7X4cbmsYQ