Alta demanda por imóveis alerta para cuidados com loteamentos clandestinos

A procura por imóveis próprios vem crescendo, mesmo diante do cenário de pandemia. Dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) mostram que o volume de financiamentos no primeiro trimestre deste ano aumentou 113%. No entanto, o sonho do imóvel próprio não deve se limitar à análise dos recursos que permitirão arcar com as prestações mensais. Antes de tudo, é fundamental buscar informações sobre a regularização do loteamento em que se pretende construir, já que golpes contra o consumidor passaram a acontecer com mais frequência.

Diante da projeção de crescimento do setor imobiliário, especialistas do setor alertam para cuidados com loteamentos clandestinos e a Associação de Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (Aelo) criou um disque-denúncia e uma cartilha para orientar os consumidores contra possíveis golpes.

Em tópicos breves e objetivos, a Cartilha Legal alerta o consumidor sobre a oferta de terrenos com preços muito baixos e recomenda, entre outras medidas, que se verifique se o projeto de loteamento foi regularmente aprovado pela prefeitura. Outra providência para certificar da idoneidade do negócio é consultar o cartório de registro de imóveis e solicitar uma certidão de propriedade atualizada.

“A legalização de um loteamento precisa, necessariamente, atender a uma série de critérios”, afirma Junior Cabrino, especialista em loteamentos e sócio-presidente da Montana, que junto com a Montante Urbanismo está à frente do Bela Aliança Bairro & Parque, em Campinas.

Em uma lista de providências que devem ser rigorosamente cumpridas, o empresário destaca as obras de infraestrutura obrigatórias, como rede de água e esgoto, as avaliações de impactos ambientais, entre outros requisitos importantes para regular o empreendimento junto aos órgãos municipais. “Nos loteamentos regulares, precisamos identificar as áreas verdes e a as áreas institucionais à Prefeitura”, diz. “Nos projetos irregulares, nada disso é feito”, completa.

O especialista reforça que empresas sérias vão além das exigências para regulamentação do loteamento. “No Bela Aliança, nós projetamos um hub de serviços importantes no entorno para que, não apenas o morador do loteamento, mas a vizinhança tenha a oportunidade de usufruir de comodidades, como comércio diversificado, profissionais liberais e prestadores de serviço”, explica Cabrino.

Golpe e prejuízo ao comprador

Em Indaiatuba, município da Região Metropolitana de Campinas, o sonho do imóvel próprio transformou-se em pesadelo para famílias que compraram terrenos no Recanto Beira Rio. Isso porque, apesar de ter sido comercializada, a área rural não prevê a divisão de lotes e não havia obtido regulamentação junto à prefeitura.

Nos lotes vendidos por valores entre R$ 80 mil e R$ 90 mil, há edificações que correm o risco de demolição por parte da Prefeitura Municipal. Sob a alegação de parcelamento indevido de solo, a administração obteve no mês passado (abril/2021) uma liminar na Justiça que autoriza a retirada dos moradores e a derrubada das casas no loteamento.

Denúncias

Para denunciar, além de procurar a Polícia, o consumidor pode entrar em contato no disque criado pela Aelo através do número (11) 3289.1788.

Com informações de MXP Comunicação

Publicado às 7h01

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial