Turismo de Socorro fortalece ações coletivas na cidade

A Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – realizará ações na Semana do Meio Ambiente, de 31 de maio até 06 de junho. De caminhada com coleta de lixo a plantio de árvores e coleta no rio, as iniciativas pública e privada realizarão várias ações durante a semana. “As atividades têm como objetivo o envolvimento principalmente do turismo de Aventura com iniciativas da comunidade em prol do Rio do Peixe, por exemplo”, ressalta Charles Gonçalves, diretor do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Hoje, terça-feira, dia 01 de junho, haverá plantio de árvores, na Praça do Rio do Peixe. Esta ação é coordenada pela Secretaria de Turismo, que providenciará os berços e doarão 80 mudas para plantio, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente.

Para fortalecer os trabalhos de limpeza nas águas, dia 02, quarta-feira, das 9h às 12h, haverá descida do Rio do Peixe em botes infláveis para coleta de resíduos no trecho urbano, que compreende do Horto Municipal até o Hotel Recanto da Cachoeira. No mesmo dia, às 14h, está prevista a caminhada de coleta no Caminho Turístico Pedra Bela Vista. Haverá transfer do mirante até o Santa Rosa para começar a subida e a coleta. Os participantes terão direito, no dia, à entrada na Pedra Bela Vista para contemplação do pôr do sol e a um pan de palo.

No sábado, dia 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente - das 14h às 16h30, acontecerá a descida trecho rafting comercial no Rio do Peixe com coleta e levantamento fotográfico das margens degradadas e pontos de efluentes. O ponto de encontro será na base operacional PróximAventura Canoar, que oferecerá seis vagas de cortesia para pessoas que queiram ajudar, mas não tenham bote; neste caso, é necessário se inscrever antes.

Auxiliam nas atividades no Rio do Peixe, a empresa PróximAventura Canoar e prefeitura.

A iniciativa é um chamamento para a população “fazer acontecer” com ações específicas, menores e, nem por isso, menos eficientes. “Importante elencarmos ações em nosso município e envolvermos as comunidades locais. Espalhar as ações nos bairros, principalmente nos mais distantes, fará toda a diferença. Uma, duas, três pessoas podem fazer ações pontuais em suas ruas, avenidas, quarteirões e praças”, sugere Gonçalves.

Esta semana a prefeitura de Socorro também lançará a campanha “Eu amo Socorro e conservo”, para estimular as pessoas a realizarem ações de conscientização, como por exemplo, separação de lixo.

Em ação pontual, o Saint Sunset, de terça a sábado, presenteará com uma muda ornamental de hortelã, manjericão e alecrim, por exemplo, todos os visitantes que forem ao bar. Quem também dará 100 mudas de plantas nativas - frutíferas e não frutíferas - aos hóspedes, a partir de quinta-feira, será o Parque Vale das Pedras. Neste caso, as pessoas ajudarão no plano de gestão da sustentabilidade interno ao realizar o plantio no próprio local.

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, é um dos nove municípios a integrar o Circuito das Águas Paulista. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. A mais recente certificação do município aconteceu no fim de abril, quando recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC).  #descubraSocorro:  www.socorro.tur.br 

ASTUR - A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 70 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Com informações de VGCom

Publicado às 12h49

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial