Amparo terá Retorno Seguro na segunda-feira, após o Lockdown

A partir da próxima segunda-feira, dia 14 de junho, após o segundo final de semana de lockdown, Amparo sai da Fase Emergencial e inicia o Programa Retorno Seguro, que regerá pelas próximas semanas, a volta gradual da circulação de pessoas e do funcionamento das atividades comerciais e de serviços.

Do dia 14 ao dia 20 de junho, todos os serviços essenciais e não essenciais poderão funcionar, mas não poderão atender ao público presencialmente. O atendimento do comércio, restaurantes e lanchonetes deverá ser realizado apenas por meio de retiradas, entregas ou drive-thru. 

Na próxima semana, estarão permitidas a atender presencialmente apenas as atividades de saúde, segurança, funerários, mercados, padarias, oficinas mecânicas, indústrias, instituições bancárias, construção civil e obras, transporte individual, postos de combustível, correio e abastecimento de água e energia. Atividades esportivas individuais e ao ar livre também estarão permitidas.

Os serviços administrativos deverão atender preferencialmente de forma remota, mas podem atender presencialmente de forma individual e com hora marcada.

Os serviços de entrega, retirada e drive-thru poderão ser realizados das 8h às 23h59. Prestação de serviços, clínicas e escritórios em geral poderão funcionar das 8h às 20h, seguindo todos os protocolos sanitários. 

RETORNO SEGURO

A partir do dia 21 de junho, Amparo adotará as medidas do “Retorno Seguro”, momento em que serão retomadas as atividades presenciais em todos os estabelecimentos, de acordo com regras determinadas para cada setor. Só poderão voltar ao trabalho presencial com atendimento ao público os funcionários e prestadores de serviço do comércio que estiverem testados negativos para a Covid-19 com o teste antígeno ou RT-PCR.

Durante a próxima semana, todos os estabelecimentos que atendem ao público deverão fazer um cadastro no site da prefeitura com as informações da empresa, como área útil no local, quantidade de funcionários e protocolos sanitários. Com essas informações, será determinado quantos clientes cada estabelecimento pode atender por vez e quais os protocolos de higiene que deverão ser cumpridos a partir do dia 21 de junho, quando o comércio volta a poder atender ao público presencialmente.

Os estabelecimentos deverão obedecer ao protocolo sanitário municipal e garantir o distanciamento entre pessoas dentro do estabelecimento, de acordo com o estabelecido no Decreto nº 6.293, de 10 de junho de 2021. O atendimento presencial de cada estabelecimento ficará condicionado à obediência dos protocolos e limites estabelecidos pela prefeitura. O descumprimento das determinações do decreto municipal acarretarão no fechamento do estabelecimento por 15 dias. 

Os estabelecimentos só estarão autorizados a funcionar após comprovarem que estão seguindo as determinações de testagem dos funcionários e protocolos necessários, para então receberem o “selo de boas práticas” da prefeitura e assim estarem permitidos a realizar atendimentos presenciais. 

Os estabelecimentos que já estavam realizando atendimento presencial na Fase Emergencial terão 15 dias para comprovar a testagem negativa para Covid-19 dos funcionários. 

Durante os dias de lockdown, de sexta-feira a domingo, o telefone 156 estará disponível, das 8h às 16h, exclusivamente para o esclarecimento de dúvidas a respeito deste novo decreto municipal.

Publicado às 19h06

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial