Pesqueiros em Socorro oferecem lazer ao ar livre para toda a família

Um lugar ao ar livre, onde se possa pescar, em meio à muita natureza, para uma pequena viagem de carro com a família? Quem pensou em um pesqueiro na Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – acertou. A menos de 200 quilômetros de cidades como Campinas, Santos, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba, o município tem pesqueiros com infraestrutura para passar o dia e diversão para toda família.

Peixes como cachapira, carpa cabeçuda, catfish, corimba, dourado, matrinxã, pacu, piau, pintado, pirarara, tambacu, tambaqui e tilápia são encontrados nos lagos e fazem diferença para o pescador. “Na pescaria esportiva cada espécie demanda uma técnica, um tipo de isca”, explica Matheus Oliani, proprietário do Pesqueiro Nenê Oliani, o terceiro mais antigo do Brasil e o mais antigo em funcionamento com a mesma família. Mas, a companhia também é importante. “Fico emocionado de ver um pai trazer o filho para esta experiência e contar que também pescava quando pequeno com o pai”, conta Oliani, que relata o aumento de crianças iniciando na pesca esportiva. 

Com mais de 60 anos de história, o pesqueiro era uma propriedade rural para fins de agropecuária e tiveram a ideia de fazer um lago para criar peixe para subsistência. Foram quatro lagos feitos no enxadão pelo avô de Matheus, Nenê Oliani, junto com o sogro. Com o excesso de produção começaram a vender de porta a porta junto com o leite. O tempo fez com que alguns clientes fossem até o local buscar o peixe e se interessar pela pesca. Empreendedor, Nenê viu a oportunidade e montou o pesqueiro em 1960, com 16 lagos, que foi palco de mais de 400 torneios de pesca.

Atualmente, são dois lagos ativos para pesca esportiva: o principal (13.550 m²) e o de apoio (6200 m²), com peixes menores, destinado à engorda. Entre as espécies encontradas lá estão cachapira, carpa cabeçuda, carpa capim, carpa húngara, catfish, corimba, dourado, matrinxã, piau, pintado, pirarara, tambacu e tambaqui. O pesqueiro tem vara de mão para alugar, mas que só serve para o lago de apoio; para o principal é necessário um equipamento mais profissional. Iscas como massa japonesa, massa do pesqueiro, rações e salsicha também são vendidas.

O restaurante vai além das tradicionais iscas e oferece um cardápio variado, com pratos bem servidos e até opções vegetarianas. O local tem playground, redes espalhadas para uma boa sesta e é pet friendly.

O Centro de Lazer Pitauá é o local para se passar o dia. A pescaria esportiva é feita no lago que tem exemplares de cachapira, carpa cabeçuda, corimba, dourado, matrinxã, pacu, pintado, tambacu e tambaqui. 

Quiosques espalhados pelo pesqueiro podem ser usados para acomodar os equipamentos. Vale ressaltar que não há equipamentos para locação. Mas, o passaguá (pequena rede) e tapetes para a retirada dos peixes do lago são fornecidos e o uso obrigatório. Aliás, existem algumas regras para uma boa pescaria como por exemplo não derrubar ou pisar no peixe, não tocar nas guelras dos peixes para não matá-los, tirar fotos abaixado e não deixar que o peixe fique fora d´água por mais de um minuto.

Um cardápio com opções - que preservam as raízes do interior - de saladas, peixes, frutos do mar, massas, carnes, petiscos, bebidas, drinques e sobremesas podem ser servidos aos pescadores na beira do lago. Com mais de 19 hectares de natureza, ainda é possível curtir o restaurante, empório caipira, playground para as crianças, casinha caipira para visitação, minifazendinha e viveiro. Lá os pets são bem -vindos.

O Pesqueiro dos Pereiras/ Recanto das Águas começou com um lago em 1998 e hoje são cinco. Em sistema pesque e pague, os peixes disponíveis são tilápia, pintado, dourado e traíra. Varas e iscas são fornecidas gratuitamente. Para quem quer pescar e depois saborear, o restaurante prepara na hora; mas também tem outros pratos. Uma charmosa casinha de madeira vende sobremesas, café e sorvetes. Para as crianças, um playground.  

Vale lembrar que em 29 de junho comemora-se o Dia do Pescador.

Pesqueiros e hospedagens com lagos para pesca 

Algumas hospedagens também têm lagos para pesca exclusivos para os hóspedes. Quem ficar uns dias no Park dos Lagos, por exemplo, terá cinco lagos, que variam de 700 a 4000 metros, à disposição. A quantidade de lagos se dá porque inicialmente eram um pesqueiro, mas com o tempo se tornou um camping e agora também oferece suítes e casas para locações. No sistema pesque e solte, é possível exibir exemplares de carpa, catfish, pacu e tilápia. Caso o pescador esteja despreparado, o local aluga varas de bambu e vendem massas e rações próprias para pesca. Além dos lagos, a área de lazer conta com piscina convencional, trilha para caminhada, parquinho infantil e pequeno mirante para ver o pôr do sol, além de restaurante com comida caseira.

A primeira atividade do Hotel Fazenda Campo dos Sonhos foi a pescaria nos lagos. São quatro apropriados para pesca e o maior deles tem cerca de 19 mil m² de superfície. Os lagos abrigam uma grande quantidade de tambaqui, tambacu, pacu e tilápia. Fornecem varas e isca para os visitantes que não levarem os equipamentos. Para entretenimento da família, inúmeras atividades como, por exemplo, cavalgada, passeio de charrete, passeio de trator por toda a fazenda, bicicletas, triciclos, quadriciclos, arvorismo, tirolesa, passeio de caiaque, pedalinho e restaurante com comida caseira. O hotel foi construído pensando na acessibilidade de pessoas de qualquer idade que tenham mobilidade reduzida.

O Portal do Sol Hotel Fazenda, também conta com lago para pesca esportiva  de 20x10 com pacu, peixe típico do pantanal Matogrosense, dos rios amazônicos e bacia do prata e originários dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, a tilápia  e o pintado. A diversão se completa com os passeios a cavalo pelo hotel fazenda, atividades de aventura, espaço kids, piscinas, deck para banho de sol, salas de jogos interna e externa, videoteca, adega do padre, mini zoo, casa da árvore, trilhas para caminhadas, academia de ginástica, massagens relaxantes, entre outras atrações.

Já o lago de 15x15 metros do Hotel Recanto da Cachoeira foi feito a pedido dos hóspedes, tem tilápia e é liberado apenas para pesca esportiva. Se esquecer a vara e a isca, não tem problema, o hotel fornece sem custos. Piscina aquecida e coberta, piscina climatizada, quadras esportivas, redário, trilha, salão de jogos, brinquedoteca e minizoo fazem parte das instalações.

O Hotel Fazenda 7 Belo também tem um lago para pesca esportiva, que pode ser utilizado de dia ou à noite. Lá encontra-se peixes de até 15kg como tilápia, dourado, pintado, catfish, pacu e carpa. O hotel fornece as varas de bambu e isca de pesca, mas o hóspede pode levar os próprios equipamentos. Para a família, são mais de 15 opções de lazer como fazendinha, piscina aquecida, quadra de tênis, mini campo de golfe e sala de jogos.

Para hóspedes ou no sistema day use, o Hotel Floresta do Lago tem um lago para pesca esportiva, desde 2000. Os peixes – como dourado, pacu, tilápia, tambaqui e pintado - chegam até 40 kg. É preciso levar o próprio equipamento. De lazer, piscina aquecida, passeio a cavalo e descida de tirolesa.

Todos os associados da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR) estão devidamente orientados sobre os protocolos de prevenção da Covid-19. Cada estabelecimento adotou medidas apropriadas para o tipo de negócio, mas em todos, por exemplo, o uso de máscara pela equipe e pelo turista é obrigatório e é fornecido álcool em gel.

E aqui a lista com todos os telefones para mais detalhes: 

Centro de Lazer Pitauá – Tel.: (19) 99744-4578

Hotel Fazenda 7 Belo – Tel.: (19) 99643-1110

Hotel Fazenda Campo dos Sonhos – Tel.: (19) 3895-3161

Portal do Sol Hotel Fazenda  – Tel.: (19) 3895-3003

Hotel Floresta do Lago – Tel.: (19) 3855-1331

Hotel Recanto da Cachoeira – Tel.: (19) 3895-7742

Park dos Lagos – Tel.: (19) 99212 2610

Pesqueiro dos Pereiras/ Recanto das Águas – Tel.: (19) 3855-2653

Pesqueiro Nenê Oliani – Tel.: (19) 3895-1611

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, é um dos nove municípios a integrar o Circuito das Águas Paulista. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. A mais recente certificação do município aconteceu no fim de abril, quando recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Saiba mais em:  www.socorro.tur.br  

ASTUR - A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 70 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Com informações de VG Com

Publicado às 6h12

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial  

Colabore com nossa equipe via PicPay