Estabelecimentos de turismo de Socorro investem em energias renováveis

A utilização da energia solar, considerada inesgotável e limpa, é um dos caminhos mais viáveis para o desenvolvimento energético sustentável. O setor de turismo da Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – em concordância com processos que reforçam o bem-estar social, o interesse coletivo e a preservação do meio ambiente, têm investido em energia renovável. Mas, a atuação é ampla e outras atitudes sustentáveis como conservação do solo, tratamento de efluentes, separação de resíduos e cápsulas de café biodegradáveis também fazem parte do dia a dia.

Os tipos de energia solar mais conhecidos são a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica. A primeira gera energia elétrica diretamente dos raios solares. Já a segunda, usa o calor do sol para aquecer líquidos. A maioria das vantagens delas está associada com os benefícios ambientais: são renováveis, portanto, inesgotáveis; são gratuitas por serem um recurso oferecido pela natureza; não emitem poluentes, são acessíveis em lugares remotos e promovem economia financeira.  

Em Socorro, vários hotéis e estabelecimentos turísticos entendem a importância e contribuem para que o turismo seja sustentável. O Chalés Santa Catarina, por exemplo, acabou de implementar o projeto de energia fotovoltaica. Além disso, fazem a separação do lixo comum e reciclado. Inclusive cada chalé tem pequenos containers para reciclados, para incentivar os hóspedes. Tratam o próprio esgoto com biodigestores.

As placas solares da Fazenda 7 Senhoras  foram implantadas há 3 meses e produzem energia para toda a propriedade rural, aproveitada na torrefação do café e nas casas, por exemplo. Entre inúmeras condutas sustentáveis, substituíram algumas máquinas como a roçadeira e máquina para colher café - que antes funcionavam com gasolina e óleo, agora são elétricas, com bateria. Existe o reaproveitamento da água para o próprio ciclo do café, com isso são usados cerca de 6000 litros de água por dia, sem ele seriam de 15.000 a 20000 litros. Ecologicamente corretas, as cápsulas de café são biodegradáveis e com o tempo se decompõem.

O Hotel Fazenda Campo dos Sonhos tem placa fotovoltaica para iluminação da área externa e placas solares térmicas para aquecimento da água de um dos conjuntos aquáticos. Ainda em hábitos de economia de energia, mantém sensores de presença para acendimento automático de lâmpadas em locais que não há necessidade de luz todo tempo e dispõe da roda d’água para bombeamento de água. Com uma atuante política de sustentabilidade, no hotel todas as áreas de plantações e dos animais foram implantadas de acordo com práticas de conservação dos solos e tecnologia para a produção de alimentos orgânicos.

Com fontes alternativas de energia, além da placa fotovoltaica, o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos aproveita energia eólica, para oxigenar a água de um dos lagos do hotel, e a de biomassa, para aproveitar descartes naturais da natureza como galhos e folhas para aquecimento da caldeira, que por sua vez esquenta uma das piscinas e as saunas. Trabalha a gestão de resíduos, inclusive com um ponto de coleta seletiva com centro de triagem. Todo o trabalho é supervisionado por um biólogo que orienta o processo. O composto orgânico produzido pela usina de compostagem é misturado a descartes da natureza, cinzas e estercos e é aproveitado pelo minhocário para produção de húmus, que serve para adubar a horta orgânica, cuja produção é consumida pelo restaurante e o excedente é vendido aos hóspedes e visitantes.

O Hotel 7 Belo e o Vale das Pedras optaram por ter a energia fotovoltaica, o que gera 80% e 100%, respectivamente, de energia consumida.

O Hotel Recanto da Cachoeira tem aquecedor solar para climatizar a água das piscinas, como a externa - a Boutique das Águas -, e também os chuveiros das acomodações. Realizam a separação do lixo e, toda semana, fazem a limpeza da margem do Rio do Peixe e cachoeira. O Hotel Casa Alfredo também conta com aquecedor solar e destina toda matéria orgânica da cozinha para o composto orgânico da mini-horta própria de hortaliças e ervas, cuja irrigação é feita com água de captação da chuva.

Na Pedra Bela Vista o sistema de tratamento de efluentes, feito por biodigestores, capta tanto a água dos banheiros, como a água da cozinha, e devolve água limpa ao meio ambiente. Nos banheiros os vasos sanitários são de caixa acoplada, para reduzir a vazão de água, como no caso das válvulas hidras. As construções – bar e restaurante –, na época, foram pensadas de forma sustentável, com materiais reaproveitados e provenientes de demolições, como portas, janelas, madeiramento e vidros.

No Grínberg´s Village Hotel, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável recolhe o lixo orgânico, como parte do projeto- piloto de coleta e compostagem de resíduos orgânicos, em parceria com uma cooperativa da cidade. Só nas duas primeiras semanas do experimento foi coletada cerca de uma tonelada de material orgânico – do hotel e outras fontes -, que normalmente seria enviado para o aterro sanitário. A ideia é ampliar para outros grandes geradores.

Queimada também é um assunto que está ligado à conservação da natureza. Rodeado por muito verde, o município exige cuidado redobrado para evitar queimadas na época de seca. “Qualquer bituca de cigarro é perigosa no inverno. Qualquer latinha ou vidro pode refletir a luz do sol e causar incêndio”, ressalta Lígia Lemos Soares de Souza, turismóloga e coordenadora do Programa Sustentabilidade Socorro 2029. “Estamos preocupados com nossas paisagens, que beneficiam a cidade e fazem agradáveis as experiências enquanto destino turístico”.

Chalés Santa Catarina – Tel.: (19) 9.9945-7555

Grínberg´s Village Hotel - Tel.: (19) 3895-9500

Fazenda 7 Senhoras  – Tel.: (19) 9 9766-7177

Hotel Casa Alfredo - Tel.: (19) 9 9722-3182

Hotel Fazenda 7 Belo – Tel.: (19) 9 9643-1110

Hotel Fazenda Campo dos Sonhos – Tel.: (19) 3895-3161

Hotel Fazenda Parque dos Sonhos - Tel.: (19) 3895-3161

Hotel Recanto da Cachoeira – Tel.: (19) 3895-7742

Pedra Bela Vista - Tel.: (19) 9 9175-7600

Vale das Pedras - Tel.: (19) 9 9764-4250

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, é um dos nove municípios a integrar o Circuito das Águas Paulista. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. A mais recente certificação do município aconteceu no fim de abril, quando recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Saiba mais em:  www.socorro.tur.br

ASTUR - A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 70 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Publicado às 23h16

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial  

Colabore com nossa equipe via PicPay