Instituto Rede dos Sonhos tem como missão desenvolver projetos nas de educação, cultura, esporte e sustentabilidade

No último dia (09) de agosto a  Estância Hidromineral de Socorro, completou 192 anos.  E para celebrar essa data tão especial, foi realizada  a cerimônia de fundação do Instituto Rede dos Sonhos, que terá como missão desenvolver projetos na área de educação, cultura, esportes e sustentabilidade, promover mudanças na sociedade, principalmente por meio de ações voltadas à infância e juventude. Está entre os objetivos o registro, preservação e valorização do patrimônio histórico e imaterial do município.

A Rede de Sonhos de Hotéis Fazenda, tem uma tradição de 27 anos de contribuições com a sociedade na área da sustentabilidade, o que inclui desde a preocupação com o meio ambiente, o respeito e apoio à cultura local até a inclusão social, por meio da acessibilidade para pessoas com todo tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Além de aplicar esses conceitos nos quatro hotéis que compõem a Rede dos Sonhos, nos municípios de Socorro e Bueno Brandão, a empresa se dispôs a criar programas para transferir toda a tecnologia desenvolvida para outros empreendimentos turísticos e prefeituras das estâncias turísticas, no Brasil e no exterior.

As iniciativas renderam à Rede reconhecimento internacionais, como, por exemplo, o Prêmio de Hotel mais acessível do Mundo pela WTM – Word Trade Marketing, uma das mais importantes honrarias da área de turismo no mundo. Também colaborou para que Socorro recebesse prêmios internacionais como o Rainha Sofia de Acessibilidade, da Espanha, em 2013, e o World Company Award (WOCA) 2017, de Portugal. Além desses, dezenas de prêmios fizeram da Rede dos Sonhos uma referência no mercado de turismo brasileiro.

Implantação do projeto

De acordo com José Fernandes Franco, criador da Rede dos Sonhos de Hotéis Fazenda e agora do Instituto Rede dos Sonhos, a implantação das ações planejadas obedecerá a três fases. Na primeira, haverá o incremento das atividades que já são realizadas nos hotéis; na segunda, serão desenvolvidos os novos projetos e na terceira está prevista a ampliação da sede atual.

Na primeira fase, os projetos que já são praticados pela Rede, serão coordenados e assinados pelo Instituto. São eles:

  1. Realização de palestras sobre turismo e sustentabilidade, voltadas à empreendimentos turísticos, prefeituras, ONGs e instituições de ensino, no Brasil e no exterior.
  2. Recepção nos hotéis da Rede, de empreendedores, autoridades e educadores, visando transferir tecnologias para os diversos públicos interessados, com visitas técnicas.
  3. Desenvolvimento de inovações na infraestrutura e na operação dos hotéis e parques, para torná-los, cada vez mais, sustentáveis e por consequência, referência para demais empreendimentos congêneres.
  4. Contribuições com projetos culturais, como por exemplo o Conservatório Municipal “Maestro Luiz Gonzaga Franco”.
  5. Contribuições e parceria com projetos ambientais, como Associação Copaiba e WWF - "Fundo Mundial para a Natureza".
  6. Contribuição com entidades públicas como a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.
  7. Recepção de escolas públicas para realização do “Estudo do Meio”.
  8. Colaboração com entidades como a ABETA – Associação das Empresas do Mercado de Turismo de Aventura, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, Ministério do Turismo, no desenvolvimento e difusão das normas técnicas para turismo de aventura e turismo acessível.
  9. Contribuição com a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
  10. Centro Cultural “Maestro Luiz Gonzaga Franco”, composto de um acervo de obras de arte, fotos, partituras, livros e instrumentos musicais, que formam uma exposição permanente, onde os visitantes podem conhecer, além da história musical da cidade, um pouco da vida do maestro.

Em um segundo momento estão no planejamento a implantação de vários projetos, como por exemplo:

  1. Cursos on-line e presenciais voltados às crianças e jovens, para auxiliar na inserção futura no mercado do turismo sustentável.
  2. Cursos voltados ao desenvolvimento artísticos de criança e jovens, como ferramenta para introdução nesse mercado de trabalho, com o intuito da formação como cidadão e a inserção social.
  3. Apresentações artísticas, para incentivar o desenvolvimento cultural e preservação dos valores culturais da cidade e do país.
  4. Registro histórico e cultural do município, com o arquivamento digital de documentos, vídeos e áudios, que sirvam de referência para os projetos educacionais ou para consultas da comunidade.

Na terceira fase haverá ampliação da atual sede do Instituto, para criar uma estrutura própria e sediar as atividades do mesmo. O projeto arquitetônico foi criado pelo arquiteto Bruno Canepa e contempla uma nova fachada, baseada na residência que ocupava o terreno e era a residência dos avós de José Fernandes e fica ao lado da atual sede. A casa sede do Instituto foi construída pelo pai de Fernandes, em 1949, onde morou com a esposa Maria e os três filhos: Sergio, José e Eduardo, até o seu falecimento em 2017, com quase 100 anos.

A nova sede contemplará ainda um auditório para 90 pessoas, um estúdio para gravação de vídeo e áudio ou para transmissões on-line, salas de atividades educativas, salas de reunião e workshops, escritório e uma área livre para atividades educativas com crianças e jovens.

O Instituto Rede dos Sonhos está localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, 309, em Socorro e, em breve estará aberto ao público para visitação.  Saiba mais em:   www.instituto.rededossonhos.com.br

 Com informações de VGCom

Publicado às 11h25

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial  

Colabore com a nossa equipe e ajude a financiar o nosso projeto - https://pag.ae/7X4cbmsYQ