Cursos online e novas carreiras

A pandemia de coronavírus, e o consequente período de quarentena, fizeram com que milhares de pessoas percebessem como nossas carreiras são frágeis, e como é importante dar atenção à elas. O aumento expressivo na busca por cursos online prova o quanto o trabalhador brasileiro está preocupado com seu futuro profissional.

Diversos sites de cursos e plataformas de educação disponibilizaram milhares de cursos online ao redor do mundo, centenas deles gratuitos, e aproveitaram não somente para ajudar quem está procurando um crescimento profissional ou uma recolocação no mercado de trabalho.

É o caso da Udemy, a maior plataforma de cursos online que opera no Brasil. Criada em 2010, atualmente a Udemy conta com 50 milhões de alunos espalhados por todo o planeta, 57 mil especialistas, que fornecem orientação nos mais de 150 mil cursos online, disponíveis para os 190 países, nos 65 idiomas que o site fornece seus serviços.

Segundo informações da diretoria da Udemy, entre os cursos online mais procurados pelo público brasileiro, estão: Marketing Pelo Instagram, com 103% no aumento do número de matrículas; Edição de Vídeos, com 102% de crescimento; e Desenho, que registrou alta de 84% durante o período de quarentena.

Além destes, que são fornecidos mediante pagamento, a plataforma também oferece cursos online gratuitos, que são responsáveis por uma alta taxa das procuras no site. Cursos para especialização em Home Office, para aprender a trabalhar com o aplicativo de reuniões virtuais Zoom, e aprendizado para aumentar a Produtividade no Trabalho Remoto estão entre as principais buscas dos brasileiros.

O top 10 dos cursos online gratuitos

A Udemy disponibilizou a lista com os dez cursos online gratuitos mais procurados no Brasil durante a quarentena. São eles:

01 - Desenvolvedor Android iniciante

02 - Introdução à banco de dados

03 - Introdução à programação de computadores

04 - Introdução ao sistema operacional Linux

05 - Terminal Linux

06 -  Redes de computadores

07 - Marketing Digital para iniciantes

08 - Empreendedorismo

09 - Introdução a investimentos

10 - Programação na linguagem PHP

A natureza dos cursos gratuitos mais procurados pode nos ajudar a pensar sobre a preocupação dos brasileiros em se capacitar ou se especializar em profissões relacionadas à internet, trabalho remoto e digitalização, áreas que tem enorme potencial de crescimento, no Brasil e no mundo, nos próximos anos.

Ibraim Gustavo é jornalista, escritor e educador, Pós-graduado em MKT e MBA em Comunicação e Mídia

Publicado às 10h05

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro