Criação de agrupamento da Mogiana é discutida em audiência

O vice-prefeito Mário da Fonseca participou na manhã de ontem, 27, da Audiência Pública para criação do Agrupamento Urbano da Mogiana, que envolve Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Estiva Gerbi. O projeto foi discutido com autoridades dos quatro municípios e representantes da sociedade civil no Teatro Tupec, em Mogi Guaçu.

O Vice-Governador Rodrigo Garcia participou de maneira virtual. “Esse agrupamento se enquadra dentro da nova regionalização proposta pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional. A proposta da regionalização será encaminhada para Assembleia Legislativa no mês de outubro, dentro de uma nova reorganização do estado em 31 novas regiões”, disse. O Secretário Estadual de Habitação Flavio Amary e o Secretário Estadual de Agricultura Itamar Borges participaram de maneira presencial.

Marcos Camargo Campagnone, consultor da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, mostrou estudos da Fundação Seade e a proposta de regionalização que está sendo discutida nas audiências públicas. Duas propostas de Agrupamento Urbano envolvem Itapira: a da Mogiana com quatro cidades ou da Mantiqueira, com 18 cidades da região de São João da Boa Vista.

Conforme foi apresentado, o principal objetivo da regionalização é fortalecer os municípios através da união com outros que apresentem características semelhantes. Com os agrupamentos, a expectativa do Governo do Estado é que as ações possam ser mais direcionadas e auxiliem no desenvolvimento econômico de todas as cidades envolvidas.

A discussão da criação do Agrupamento Urbano da Mogiana ou Mantiqueira continua até o dia 15 de setembro. Nesse período, munícipes das quatro cidades podem enviar propostas para o e-mail audienciapublica@sdr.sp.gov.br.

Publicado às 12h30

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial