Vocação e interesses pessoais devem pautar escolha por cursos de formação

Muitas dúvidas surgem na hora de decidir qual profissão seguir ou como mudar de uma área de atuação para outra. Essas inquietações são importantes para ajudar nas reflexões antes de decidir por qual caminho seguir. A docente Daniela Cristina Camargo, do Senac Itapira, ressalta que o primeiro passo para uma decisão mais assertiva é o autoconhecimento, pois a partir dele, você vai poder buscar a satisfação pessoal e profissional em todas as áreas da sua vida. “Se pergunte: O que eu gosto de fazer? O que me motiva? Como me vejo no futuro?”.

Depois de analisar o que você gosta, chegou a hora de descobrir o que você faz de melhor. “Analise suas habilidades, e na hora de escolher um curso técnico, opte por aquele que vai permitir que você desenvolva tudo aquilo que sabe fazer. Pesquise sobre o curso que mais se encaixa com seus gostos e conheça também o mercado de trabalho. Por fim, alinhe suas expectativas do curso com o docente e lembre-se de que o conhecimento é construído ao longo do processo de aprendizagem”, ensina Daniela.

Uma outra insegurança que ronda quem está escolhendo uma carreira é de não gostar da opção que fizer. Rosane Alvares Gardin, também docente do Senac Itapira, comenta que está tudo bem não seguir a mesma carreira para o resto da vida. “Tenha em mente que seus desejos e objetivos podem mudar e sua vida profissional pode mudar também. Pense sempre que as possibilidades são amplas e as oportunidades podem surgir e mudar totalmente o rumo escolhido. Por isso, quem está fazendo uma transição de carreira deve se perguntar novamente o que deseja para esse novo momento de vida”, aponta

Como o mundo passa o tempo todo por mudanças mercadológicas, além de decidir a carreira é importante buscar atualização periodicamente e muitas vezes é preciso fazer algo que não gostamos muito para alcançarmos algo que irá permitir mais gosto, mais pertencimento. “Por exemplo: quando a empresa pede uma especialização em uma área em que você não tem muita familiaridade, é fundamental que o aluno seja lembrado por qual motivo está no curso e que por meio dos conhecimentos adquiridos poderá fazer pontes com outros conhecimentos e alcançando seu objetivo profissional”, esclarece.

Para ajudar quem está em busca de uma qualificação, seja para conquistar o primeiro emprego, mudar de carreira ou ter uma promoção, as docentes prepararam um quiz de autoconhecimento:

1) Quando penso numa profissão, o mais importante para mim é:

A - Obter um bom retorno financeiro e ser bem-sucedido.

B - Trabalhar em algo que esteja em evidência no mercado.

C - Fazer algo que gosto, independente do retorno financeiro.

D - Ser muito bem-sucedido financeiramente.

E - Poder atuar em minha comunidade.


2)    Na escola eu geralmente me destacava por:

A - Ser um aluno dedicado e tirar notas boas.

B - Ser atencioso e ajudar meus colegas.

C - Ser bastante dedicado aos esportes.

D - Não prestar atenção nas aulas e ser repreendido.

E - Ser engraçado e contar piadas.


3)    Qual dos esportes abaixo você mais se identifica? 

A - Futebol.

B - Lutas.

C - Natação.

D - Tênis.

E - Não gosto de esportes.


4)    Se eu tivesse que montar uma empresa hoje, esta empresa seria:

A - Uma empresa baseada em algo de meu interesse pessoal como um passatempo ou atividade que pratico.

B - Uma empresa direcionada às tendências atuais do mercado independentemente da área de atividade.

C - Uma empresa familiar onde eu pudesse trabalhar perto de meus amigos e familiares.

D - Uma empresa tradicional, com produtos ou serviços conservadores e de fácil comercialização.

E - Uma empresa criativa onde eu pudesse arriscar e desenvolver novas ideias.


5)    Se eu tivesse que escolher uma atividade para exercer por seis meses seria:

A - Reformar uma casa. 

B - Me colocar em contato com pessoas bem-sucedidas.

C - Algo que pudesse ser realizado em equipe.

D - Uma atividade com boa remuneração.

E - Uma atividade voluntária e com a qual eu pudesse ajudar o maior número de pessoas.


6)    A pessoa da sua família que você mais admira:

A - Estudou bastante e possui uma posição de destaque no mercado de trabalho.

B - É aventureira e viaja bastante.

C - Curte a vida e está sempre descobrindo coisas novas.

D - É bastante criativa e está sempre com novidades.

E - Se dedica a algum trabalho de ajuda ao próximo.


Resultado: observe a letra que você mais assinalou como respostas das perguntas e leia o que mais se relaciona com seu estilo de vida. “Lembrando que os resultados são apenas um direcionamento, para quem desejar saber com mais precisão que caminho escolher pode procurar um profissional para fazer um acompanhamento e realizar testes vocacionais mais amplos”, aponta a docente:

Letra A - Sucesso profissional. Você é motivado por desafios e não costuma desistir de seus objetivos. Busca estar atualizado e adora dedicar horas do seu dia a adquirir novos conhecimentos. É importante definir seus objetivos e onde quer chegar. As áreas devem ser desafiadoras e estratégicas.

Letra B - Influência social. Estar em contato com as pessoas é a sua motivação. Gosta de estar atualizado com as tendências e de ser o primeiro a contar as novidades. Você geralmente é positivo e entusiasmado quando está com outras pessoas. Trabalhos que envolvem gestão de pessoas e trabalho em equipe são ótimas opções para você.

Letra C – Segurança. Você valoriza trabalhos que seguem regras estabelecidas e bem definidas. Correr riscos não é com você. Organização, metodologia e procedimentos são palavras que ajudam a te definir. Áreas que exigem disciplina e atenção são mais indicadas para quem tem esse perfil.

Letra D - Qualidade de vida. Para você, trabalho e vida pessoal são igualmente importantes e busca equilíbrio no que faz. Você é solidário e gosta de estar com as pessoas e ajudá-las.

Letra E – Criatividade. Você está sempre buscando novas formas de fazer as coisas. É curioso e está sempre buscando novos conhecimentos, novas leituras, novos lugares. Gosta de ter liberdade para se expressar e para criar.

O Senac Itapira está com inscrições abertas para os cursos: Técnico em Administração, Técnico em Farmácia, Técnico em Finanças, Técnico em Informática, Técnico em Logística, Técnico em Modelagem do Vestuário e Técnico em Recursos Humanos. Para mais informações e inscrições, acesse o portal: www.sp.senac.br/itapira. Acompanhe também todas as novidades nas redes sociais @senacitapira.

Cursos Técnicos do Senac São Paulo a R$ 99 mensais

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Senac São Paulo entende que ampliar o aprendizado técnico é o caminho ideal para quem visa uma oportunidade para traçar novas rotas na carreira, se especializar em uma área de interesse ou até mesmo conseguir uma recolocação profissional.

Preocupada com essa situação e tendo em vista a recuperação econômica, com o aumento na oferta de vagas de empregos esperados para os próximos meses, a instituição adotou novas políticas de descontos institucionais, para que mais pessoas tenham acesso a este nível de ensino. Desde o início de julho, todas as mensalidades dos cursos técnicos foram fixadas a R$ 99, inclusive, para alunos já matriculados. A oportunidade terá vigência de um ano. 

Publicado às 9h09

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp  e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com a nossa equipe e ajude a financiar o nosso projeto - https://pag.ae/7X4cbmsYQ