Saae Ambiental intensificará fiscalização e poderá multar desperdício de água tratada

Com o agravamento da situação hídrica em Águas de Lindoia o Saae Ambiental vai intensificar a fiscalização e punir o uso inadequado da água pelos consumidores. A autarquia publicou uma Portaria na qual decreta o Estado de Alerta/Emergência decorrente da grave situação de escassez de água causada pela estiagem e poderá multar quem for flagrado desperdiçando água, de acordo com a Legislação Municipal (2.942/14).

De acordo com a Lei é considerado desperdício de água o ato de lavar quintais, calçadas ou áreas similares de imóveis residenciais e comerciais; a lavagem de veículos em domicílios residenciais e comerciais, excetuando-se os casos de lava-jato, que deverá possuir sistema que reduza o consumo de água potável ou que permita a sua reutilização; a limpeza e enchimento de piscinas que não disponham de equipamentos de autolimpeza e filtros; e manter torneiras, cano, conexões, válvulas, caixas d´água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente.

Caso seja flagrado desrespeitando a Lei o cidadão será advertido pelo Saae Ambiental. Caso seja novamente constatado o desperdício será aplicada uma multa de R$ 216,00, que pode ser cobrada em dobro em caso de reincidência. O valor é acrescido diretamente na conta do mês subsequente à ocorrência.

A população poderá ajudar a fiscalizar por meio de denúncias diretamente no telefone do Saae Ambiental – 3924 8150.

Publicado às 11h41

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial