Serra Negra participará pela primeira vez do Circuito Sesc de Artes com destaque para a Banda Lira

O Circuito Sesc de Artes 2021 destacará Serra Negra com apresentações de musicistas da Banda Lira e oficinais culturais, em ambiente online e com atividades gratuitas. O projeto foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 3, ao Prefeito Elmir Chedid, acompanhado dos secretários municipais Carlos Tavares (Turismo e Desenvolvimento Econômico), Rita Pinton (Educação e Cultura), Ivanildo Perciani (Esportes e Lazer), além do Diretor de Cultura Danilo Mainente. É a primeira vez que Serra Negra participa do projeto. É mais um item do Plano de Governo cumprido pela Administração Elmir Chedid, que propôs desenvolver mais parcerias com o sistema S.

Durante o encontro, no Centro de Convenções, Camila Machado (Gerente Adjunta), Cassio Quiterio (Coordenador do Circuito Sesc de Artes 2021) e Fabiano Mastrodi (Diretor de Relações Institucionais e Supervisor de Esportes) do Sesc Campinas falaram a respeito de como funcionará a edição deste ano e das ações que serão realizadas em Serra Negra.

Com mais de 250 ações artísticas, o Circuito Sesc de Artes 2021 acontece entre os dias 8 e 19/9, em diálogo com 157 municípios do estado de São Paulo, em ambiente online e com atividades gratuitas. “O Circuito Sesc de Artes ocorria presencialmente, antes da pandemia, nos municípios onde não há sedes do Sesc. Neste ano a realização será 100% online e, como o presencial, é uma mostra de artes, com todas as linguagens artísticas presentes nesse ambiente em formato de shows, apresentações, oficinas e cursos”, disse.

O Sesc Campinas desenvolveu os projetos em diálogo como parte da cena cultural da cidade de Serra Negra e foram especialmente pensados para atender a interessados em arte e cultura em Serra Negra junto a públicos de outras cidades da região, com o explica Cassio Quiterio. “Temos a participação da Banda Lira em um projeto de cineconcertos, chamado ‘Primeiros Acordes do Cinema’. Será uma exibição on line de filmes silenciosos, feitos por mulheres, no início do século XX, quando as orquestras tocavam a trilha sonora dos filmes durante a exibição e vamos simular esse formato no online contando com a participação de três mulheres que fazem parte da Banda Lira e vão carregar o nome da banda e da cidade nesse projeto (Patrícia Menezes, Claudia Felipe e a Angela Fabri). Isso toca também na representatividade feminina na música e no cimema”, destaca o coordenador do circuito, que afirmou também ter contado com apoio do Kanemo Cine Clube de Serra Negra.

Estão sendo oferecidas, também de forma online, vagas de teatro, circo e dança para moradores de Serra Negra.

O Prefeito Elmir Chedid se mostrou contente com o projeto e pretende ampliar a parceria com o Sesc. “Colocamos Serra Negra à disposição para que novas parcerias sejam feitas e Serra Negra se desenvolva no Centro de Convenções, nas escolas e nas praças, reavivando a cultura, o esporte e o lazer no município”, disse.

Após a reunião com o Prefeito e os secretários, no Centro de Convenções, os integrantes do Sesc se dirigiram para a Casa da Banda Lira. Além de conhecer o espaço, trataram a respeito das gravações com o Presidente da Banda Claudio Lugli e duas das integrantes que participarão do projeto, Patrícia Menezes e Claudia Felipe, que ensaiavam naquele momento.

As atividades relacionadas à Serra Negra são as seguintes:

PRIMEIROS ACORDES DOS CINEMAS FEITOS POR MULHERES

When Little Lindy Sang (Lule Warrenton | EUA | 1916 | 10min):

https://circuito.sescsp.org.br/eventos/primeiros-acordes-dos-cinemas-feitos-por-mulheres-when-little-lindy-sang/

Suspense (Suspense | Lois Weber e Phillips Smalley | EUA | 1913 | 10min):

https://circuito.sescsp.org.br/eventos/primeiros-acordes-dos-cinemas-feitos-por-mulheres-suspense/

As Consequências do Feminismo (Les résultats du féminisme | Alice Guy | 1906 | 7min):

https://circuito.sescsp.org.br/eventos/primeiros-acordes-dos-cinemas-feitos-por-mulheres-as-consequencias-do-feminismo/

OFICINAS

Teatro + Circo

A BELEZA DO RIDÍCULO

Oficina online de introdução à palhaçaria com foco na experimentação do estado sensível do ridículo, o prazer do jogo e as diferentes qualidades corporais que podem compor a figura do palhaço, palhaça ou "palhaçe", um processo único e pessoal.

·         Com Naomi Silman, atriz, palhaça e diretora, integrante do LUME Teatro.

·         Encontros de 4h de duração.

·         Dias 8, 9 e 10/9, quarta a sexta, das 18h às 22h

·         Dia 11/9, sábado, das 15h às 19h

·         Atividade pela plataforma Zoom.

Inscrições: https://bit.ly/3tefBiy

DRAMATURGIA E O CORPO AFETIVO DE PALHAÇE

Oficina que pretende articular as relações fundamentais na poética da Palhaçada e do Brincante: as relações pessoa x palhaça/o/e; palhaça/o/e x palhaça/o/e; palhaça/o/e x objeto; e a relação palhaça/o/e x público.

·         Com Richard Riguetti e Michel Robim

·         Encontros de 4h de duração.

·         Dias 13, 14, 15 e 16/9, segunda a quinta, das 14h às 18h

·         Atividade pela plataforma Zoom.

Inscrições: https://bit.ly/2WQORbM

TORNEIO-DEMONSTRAÇÃO

Batalha de MCs:

https://circuito.sescsp.org.br/eventos/batalha-de-mcs/

Confira a programação completa em sescsp.org.br/circuitosescdeartes

SESC - O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição brasileira privada, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, com atuação em todo âmbito nacional, voltada prioritariamente para o bem-estar social dos seus empregados e familiares, porém aberto à comunidade em geral. Atua nas áreas da Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Assistência.

Publicado às 9h48

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial