Prefeitura de Morungaba e Senai preparam parceria para gestão de projetos de engenharia

O diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, Marcel Assis Mendes de Oliveira, e o agente de Desenvolvimento, Carlos Boaventura, receberam os representantes do Instituto Senai de Tecnologia, na manhã desta sexta-feira (17/9).

A reunião que foi realizada no Núcleo de Fomento ao Turismo teve como pauta a parceria entre a instituição e a administração municipal para a melhoria na elaboração e na gestão de projetos da prefeitura.

A parceria consiste inicialmente em um curso introdutório gratuito para os servidores da área de projetos de obras. A equipe do Senai realizaria o diagnóstico dos processos atuais e por meio de treinamentos  e capacitações junto aos servidores apresentaria novas ferramentas e softwares para a melhoria do processo.
Representando o Senai, participaram da reunião os especialistas em Tecnologia, Brendon Donizete da Silva, e Gabriel Feitosa Mota e o supervisor de Projetos eTecnologia Rodolfo de Oliveira.

BIM - Sancionada no início de abril, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021) prevê o uso preferencial da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling– BIM) nas contratações de obras e serviços de engenharia, sempre que esta for adequada ao objeto da licitação.
Os projetos de execução das obras terão que seguir a metodologia de BIM que será propriamente uma obrigatoriedade.

Com a implantação da estratégia BIM é possível ter um orçamento mais aproximado da realidade, eliminar desperdícios e reduzir as chances de atraso na entrega. A estimativa é de que 50% das alterações durante a execução das obras podem ser evitadas quando os projetos são concebidos por meio da metodologia. A consequência é uma redução no tempo de construção, que em algumas empresas pode chegar a 30%.

Com o BIM, a administração pública terá controle dos gastos, contribuindo com a otimização da aplicação dos recursos públicos e na garantia de um resultado qualificado dessas obras.

Com as novas exigências na legislação, veio também a urgência em investimentos em capacitação pelo setor público que deverá estar apto para executar as obras nesse novo modelo.

Publicado às 11h39

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial