Primeira

Mesmo após enfrentar um ano desafiador e ainda de recuperação, empresários do setor de restaurantes de Campinas abraçaram a proposta da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas para criar a “Semana da Criança Abrasel”. O evento de cunho social será realizado pela primeira vez na região no próximo dia 7 de outubro, quando 23 crianças e adolescentes do Lar da Criança Feliz, entidade que oferece acolhimento provisório, participarão de uma programação especial em comemoração à data. Serão oficinas de pão, Cupkakes, bomba de semente, palestras sobre o mundo da gastronomia, brincadeiras, café da manhã e almoço.

A ideia de criar uma ação social na região vem sendo trabalhada há mais de um ano, mas precisou ser suspensa no ano passado, por conta da pandemia. Para viabilizá-la neste ano, a Abrasel Regional Campinas reuniu um grupo de associados para pôr a mão na massa e transformar o sonho em realidade.

A entidade escolhida para abrir este projeto foi a Associação Beneficente dos Treze Pais “Lar da Criança Feliz”, fundada em 1980, e que atende atualmente 23 crianças com idade entre 2 e 16 anos.

Com sede em Campinas, o Lar da Criança Feliz oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes, afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta.

No dia 7 de outubro, as crianças serão levadas para o Restaurante Vila Paraíso, localizado em Joaquim Egídio. Lá, receberão um café da manhã, participarão das oficinas de culinária com o Chef Ricardo Barreira, do Vila Paraíso e Padoca do Vila, e a Chef Camila Coratti, do Banana Café. Além de ensinar o preparo de pães e Cupkakes, os chefs e proprietários das casas participantes também falarão um pouco sobre o mundo da gastronomia e oportunidades de empregos no setor.

Além da parte educativa, as crianças participarão de brincadeiras e atividades organizadas pela STC, um grupo de treinamento de esportes. O almoço especial será preparado pelo Chef e empresário Erick Alsaro, do Duo Buschetteria. E para fechar o dia, elas receberão doces oferecidos pelo Atacadão Higa.

Matheus Mason, presidente da Abrasel Regional Campinas, conta que a Semana da Criança Abrasel é o momento em que estabelecimentos associados de norte a sul do País se unem e recebem milhares de crianças de escolas, orfanatos, creches e outros projetos públicos locais. “O projeto, já consolidado entre as ações do calendário anual da Associação, que agora trazemos para nossa região e esperamos ampliá-los para outras cidades e entidades, é motivo de orgulho e um ato de cidadania, que reforça o espírito de comunidade e a responsabilidade social dos bares e restaurantes em suas regiões”, pontua.

Para Fernanda Barreira, conselheira da Regional Campinas e diretora de Marketing do Vila Paraíso Restaurante, organizar e participar de um evento social desse porte é muito gratificante e acolhedor, ainda mais depois de um período desafiador. “É gratificante poder receber crianças carentes, sem um lar, abandonadas pelas famílias, e passar um pouco de acalento para elas”, diz. “É uma forma de fechar o ano de forma positiva sabendo que mesmo com todas as dificuldades sempre é possível realizar, mesmo que pequeno, uma boa causa juntando as peças e forças”.

Publicado às 11h30

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial