Workshop de Formatação de Roteiros Turísticos Regionais acontece em Ilhabela

Nesta quinta-feira, Ilhabela sediou a 2ª etapa do Workshop de Formatação de Roteiros Turísticos Regionais, realizada pelo Circuito Litoral Norte de São Paulo em parceria com o Sebrae.

O evento presencial, que está focado em captar mais agências e dar continuação ao desenvolvimento dos roteiros regionais, contou com a participação de cerca de 40 profissionais que atuam nos segmentos de turismo ecológico, náutico, ecoturismo, mergulho, turismo de base comunitária, preservação ambiental, arte e cultura nas cinco cidades integrantes do consórcio – Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

O workshop teve abertura oficial realizada pela secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela, Luciane Leite, e contou com a participação de Ricardo Cretella, presidente do Comtur de Ilhabela, Eduardo Ilario e Lívia Torres, do Sebrae, Ana Carolina, da Secretaria de Turismo de São Sebastião e Filipe Toni, diretor de Turismo de Bertioga, entre outros.

“Turismo é atividade econômica, além de recursos naturais e culturais, é necessário investimentos em atrativos e serviços. A atuação do empresariado na criação de roteiros, agregando valor a recursos turísticos para transformar em produtos, formatar e colocar na prateleira é fundamental. Muito se fala no turismo doméstico neste momento de retomada econômica, mas o Litoral Norte de São Paulo tem um grande potencial para receber ainda mais turistas estrangeiros, precisamos estar preparados para voltar a receber também este público num futuro próximo”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Luciane Leite.

A programação inclui exposição de conteúdo sobre roteiros e sua estruturação, assim como os próximos passos para consolidar o projeto de regionalização e roteirização do Litoral Norte de São Paulo.

O workshop faz parte do plano regional de turismo do Circuito Litoral Norte, que está estruturando, capacitando e desenvolvendo o produto regional para qualificação do destino nessa retomada da promoção turística. Esse plano vai ser monitorado pelo Observatório Regional do Turismo, que está sendo implantado junto com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, permitindo avaliação de performance e ajustes na estratégia de turismo do consórcio, que tem como principal objetivo a profissionalização da atividade na Região Turística.

“O evento tem grande importância por ser mais um passo, mais uma etapa, para a concretização desse projeto. O turismo regional tem grande importância para nós e o Comtur de Ilhabela contribui e apoia os projetos. Temos certeza que em breve estaremos colhendo os frutos”, acrescenta o presidente do Comtur da cidade, Ricardo Cretella.

Entre as atividades do workshop, destacou-se também a capacitação online com as operadoras parceiras Flytour, Decolar, TUI e Urben focada em gerar negócios diretos com os fornecedores locais.

“Além de desenvolver o trade de toda a região do Litoral Norte para formatação de roteiros regionais, fizemos uma capacitação online para quatro importantes operadores e apresentamos fornecedores locais para atender às demandas desses players. Geramos negócios diretos e estamos profissionalizando o setor na região com produtos mais competitivos e com valor agregado”, finaliza o secretário Executivo do consórcio, Gustavo Monteiro.

A última etapa do Workshop de Regionalização está prevista para ocorrer no próximo mês de novembro em Bertioga, onde a operação dos roteiros será fechada com as tematizações, operação com traslados e precificação hoteleira, formatando o produto final para lançamento. Nesse evento final, o presidente do Circuito Litoral Norte, Caio Matheus, estará presente para consolidar a importância da integração regional.

Para conhecer as experiências do Litoral Norte acesse: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias

Para conhecer o guia geral de fornecedores: https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral

Sobre o Circuito Litoral Norte

O Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo vem se consolidando como referência neste segmento para o Estado, apresentando uma gestão integrada e focada no desenvolvimento conjunto das cidades participantes (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba).

O Circuito soma atrativos, equipamentos e serviços turísticos das cinco cidades integrantes, com o objetivo de enriquecer a oferta turística, ampliar as opções de visita e a satisfação do turista, com consequente aumento do fluxo e da permanência dos visitantes na região do Litoral Norte de São Paulo, assim como a geração de trabalho, renda e qualidade de vida.

Nessa retomada, o consórcio vem realizando importantes parcerias com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado e Ministério do Turismo, entre outras entidades, para garantir o retorno das atividades turísticas de forma segura e apoiar o trade regional a se restabelecer da melhor forma.

Mais informações: www.circuitolitoralnorte.tur.br

Publicado às 21h58

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial