Elmir Chedid falou sobre suas perspectivas da administração de Serra Negra

O portal www.circuitodenoticias.com.br entrevistou o prefeito de Serra Negra, Elmir Kalil Abi Chedid, que assumiu a sua segunda administração da cidade no dia 1º de janeiro. O Chefe do Executivo comentou sobre o futuro da cidade nos segmentos do Turismo, Esportes, Geração de Emprego, Educação, Moradia Popular, Pandemia e o vínculo da família que está há mais de 50 anos na política da cidade. Acompanhe a entrevista completa.


CN - Serra Negra tem 193 anos de história. Para você, o que ela é na sua vida?

Serra Negra significa muito. Aqui estão nossas raízes, amizades e todo o carinho com a população. Posteriormente, já como prefeito, em meu primeiro mandato, recebi com muito orgulho o título de cidadão serrano da Câmara Municipal.

 

CN – Desde os primeiros dias de vida, você sempre esteve aqui. Quais as suas primeiras lembranças na cidade?

Frequentava com a família a Fonte Santo Agostinho e o miniférico, pontos turísticos já tradicionais à época, e sítios de amigos dos pais, como o do nosso querido de Antonio Luigi Ítalo Franchi (Bimbo), falecido vice-prefeito, meu segundo pai, e Lucilo Marchi. Jogava futebol, brincava de fubeca (bolinha de gude), andava pelo Centro da cidade com os amigos e, como todo moleque, também aprontava. Gostava de soltar bombas que causavam sustos na vizinhança entre outras travessuras. Já levei muitos puxões de orelha da minha mãe no lugar do meu irmão. Mas ele também já apanhou no meu lugar. Me lembro também de acompanhar meu pai Jesus Chedid, que foi prefeito quando tínhamos menos de 10 anos, e seus companheiros, entre eles o próprio Bimbo, pelas obras pela cidade. Essa era uma de nossas diversões, quando já começamos a pegar gosto pela política. E foram muitas obras na época de Jesus Chedid, prefeito que transformou a infraestrutura de Serra Negra.

 

CN – Praticamente um terço da história de Serra Negra, tem o grupo Chedid à frente da cidade, seja com seu pai, Jesus Chedid, você e seus irmãos na Câmara Municipal. Como você vê esse vínculo familiar com a cidade?

É um vínculo de muito amor, carinho e respeito pela cidade. Acima de tudo o comprometimento de querer o melhor para a população. Vivemos a política mas não da política. É bem diferente. Temos nossas empresas administradas graças a Deus e não dependemos da política. Queremos trazer recursos para obras que melhorem nosso turismo, ações que gerem emprego, renda e qualidade de vida para a população, principalmente os mais carentes e vamos continuar lutando por isso, com apoio dos vereadores, amigos e da população em geral.

 

CN – Historicamente, neste século, nenhum prefeito teve um enfrentamento de pandemia, desde o primeiro dia de mandato. Como está sendo administrar a cidade nestes tempos?

Muito difícil. É um desafio a cada dia. Cada vida perdida é uma dor para a família e os amigos. Mas é uma dor também para um prefeito, pois é uma pessoa da cidade que você administra que se vai, uma família dessa cidade que sofre. E acabamos sofrendo por isso. Houve dias em que tentamos encontrar UTI de madrugada para as pessoas e não conseguimos. Isso é muito triste. Mas não paramos de trabalhar e conseguimos apoio do governo do estado, com o prestígio do Deputado Edmir Chedid, para ampliar o número de leitos hospitalares, respiradores, tubos de oxigênio e outros insumos e principalmente vacinas. Desde 8 de fevereiro a campanha de vacinação não foi interrompida um dia sequer, a não ser para descanso de nossos profissionais de saúde, que merecem todo o respeito. Agora com a vacinação avançada estamos podendo flexibilizar cada vez mais o comércio, os serviços, os eventos, tudo o que envolve o Turismo em geral, para gradativamente ir recuperando nossa economia. Mas o mais importante é a vida. E fizemos de tudo para preservar a vida da população. Mesmo sofrendo muitas críticas, nos mantivemos com a consciência tranquila de que estamos fazendo o certo. Os índices de contaminação estão baixos, mas é preciso continuarmos vigilantes enquanto há variantes circulando, como a variante delta, e nem todos não estão completamente imunizados.

 

CN – Uma das preocupações nos primeiros meses de administração era a da garantia de vacina para todos. O senhor chegou a declarar que havia guardado R$4 milhões para a compra de vacinas. Com a cidade imunizada, o que pretende fazer com esse dinheiro que foi contingenciado para a vacinação?

Pretendemos investir em obras que impulsionaram o desenvolvimento de nossa cidade. Temos projetos turísticos, mais de 50 ruas a serem asfaltadas, postos de saúde a serem construídos, praças a serem reformadas, escolhas melhoradas, um Centro de Fisioterapia a ser instalado no Conjunto Aquático, e uma série de obras que vamos executar durante nossa Administração.

 

CN – A pandemia infelizmente nos levou um legado em pessoa. O vice-prefeito, Antonio Luigi Ítalo Franchi – o Bimbo, deixou uma marca que está estampada na cidade. Qual o legado que ele deixou na sua vida?

O Bimbo para mim é como se fosse segundo um pai. Aprendi muito com ele a vida toda. O conhecia desde os cinco anos. O legado que ele deixa é de honestidade, caráter e firmeza em suas convicções. O Bimbo era simplicidade e sinceridade. Respeito com a população e o dinheiro público. Por isso todos gostavam dele. Um exemplo para todos que estão na política.

 

CN – Como o senhor está acompanhando o resultado do retorno dos alunos na Rede Municipal de Educação? O protocolo adotado é seguro para pais, alunos e profissionais que estão trabalhando em sala de aula?

É fundamental para o desenvolvimento de uma criança o convívio, não só com a família, mas também o ambiente escolar. Os protocolos são seguros, pois foram desenvolvidos após muitas reuniões e treinamentos dos profissionais da Educação, não só com a nossa Secretaria de Saúde, mas também com órgãos estaduais. Todos os protocolos são rigidamente seguidos em cada escola e estamos atentos a qualquer desvio. Servidor da Educação que não seguir as regras leva advertência e pode ser suspenso ou até exonerado. Isso garantimos aos pais, da mesma forma que pedimos a eles que sigam e incentivem seus filhos a seguir os protocolos. Claro que ninguém está totalmente livre de risco, mesmo seguindo as medidas sanitárias, mas fazemos de tudo para evitar o contágio.

 

CN – Pensando em Educação, o senhor tem anunciado reformas, ampliações e a construção de uma nova unidade para o bairro das Três Barras? Hoje há falta de vagas? O que a administração pública está pleiteando com as ampliações?

A construção de uma nova unidade nas Três Barras é um sonho antigo, desde a época do Bimbo como prefeito, e o deputado Edmir Chedid vem lutando muito por isso com o governo do estado. De um modo geral não há falta de vagas a ponto de gerar grandes transtornos, mas nas escolas da região central, principalmente, sempre a demanda é maior, pois muitas mães e pais trabalham no Centro e facilita para deixar seus filhos. No entanto, a cidade está crescendo e o objetivo é deixar as escolas melhor estruturadas e preparadas para receber um número maior de alunos quando necessário, bem como oferecer ainda mais qualidade e conforto às crianças, para que se sintam sempre estimuladas a ir à escola. Cinco escolas passarão por ampliações de salas de aula e cozinha.

 

CN – Serra Negra é uma ilha na região da Diretoria Regional de Mogi-Mirim, pois é a única que não municipalizou o Ensino Básico. Há alguma tendência para acontecer a municipalização?

Não há nenhuma posição de mudança por parte do estado até o momento e também não é nossa intenção.

 

CN – A capacitação de nossos jovens e consequentemente a inserção no Mercado de Trabalho é uma preocupação da sua administração? Como atacar esse nicho?

Já estamos, através do Fundo Social, em parceria com o Sebrae, oferecendo diversos cursos na Escola Profissionalizante e com a diminuição da pandemia vamos oferecer cada vez mais. Também serão retomadas as oficinas da Secretaria de Educação e estamos tentando através de instituições de ensino a implantação de cursos superiores em Serra Negra. Tudo isso está contemplado em nosso plano de governo e até o final de nosso mandato deveremos, com muita fé e trabalho, conseguir cumprir e possibilitar mais emprego e renda à população.

 

CN – Temos durante esse período de pandemia, o aumento da pobreza, do desemprego e de pessoas que estão no mercado informal de trabalho. Com quais ferramentas o Poder Público deve trabalhar para reverter esse quadro?

Através do posto de atendimento do Sebrae é possível as pessoas regularizarem a situação através do cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), garantindo os direitos trabalhistas e consequentemente saindo da informalidade. Quem tiver qualquer dúvida sobre isso pode se dirigir ao Sebrae, que fica junto com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Conforme já dissemos, o Sebrae, em parceria com a Prefeitura e o Fundo Social, tem oferecido diversos cursos gratuitos à população, presencialmente e online, e pedimos que as pessoas também procurem acompanhar as divulgações nas redes sociais da Prefeitura, pois é muito importante a capacitação.

 

CN – A retomada do Esporte é aguardada pelos amadores da cidade. A administração pública tem um protocolo para o retorno de competições municipais?

Sim, mas para o ano que vem. Para este ano mediante à situação que estamos passando com a covid-19 vamos liberar os espaços públicos a partir de 1º outubro, conforme decreto, mas as competições serão retomadas no ano que vem.

 

CN – No seu primeiro mandato, entre 1.997 e 2.000, tivemos o fomento do turismo e mídia, com a vinda de grandes equipes do futebol brasileiro e a seleção da Jamaica, que disputou a Copa do Mundo, em 1.998. Como voltar a ser uma referência para pré e intertemporada para essas equipes?

Completamos no ano que vem 60 anos de inauguração do estádio municipal e do bi-campeonato mundial da seleção brasileira, que esteve aqui em Serra Negra. Temos ainda a intenção de trazer alguma equipe importante para comemorar esse momento e além disso, em parceria com os hotéis e a iniciativa privada, possibilitar maiores condições de trazer grandes equipes e atletas para Serra Negra.

 

CN – Hoje, temos diversas praças esportivas, porém vemos o alto custo de manutenção dos equipamentos. A Prefeitura pensa em fazer uma concessão do Estádio Municipal, para que ele seja explorado turística e esportivamente?

 No momento não é essa a nossa ideia, de fazer uma concessão, mas tudo pode ser estudado. Temos que reavaliar a arquibancada que encontra-se desativada.

 

CN – Serra Negra já mostrou potencial de esportes de alto rendimento no Badminton, Karatê e o Tênis. Como atrair parceiros para custear projetos deste nível, pois sabemos que o Poder Público não tem recurso para isso?

Incentivando os projetos municipais do município, além da parceria com o SESI, juntamente com a Secretaria de Esportes e a Prefeitura Municipal para alavancar outras atividades esportivas. Num primeiro momento levar para a rede pública o badminton e o xadrez e em seguida estender para outras modalidades que tenham demanda no nosso município.

 

CN – Hoje, as Leis de Incentivo ao Esporte estão por aí, porém, Serra Negra é uma das poucas que não capta recursos. Isso está em pauta na sua administração?

Estamos estudando e analisando para ver qual a viabilidade de captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte. Estamos reativando o Conselho Municipal de Esportes para isso

 

CN – Quais as maiores dificuldades que sua administração encontrou na Garagem Municipal, pensando em equipamentos, mão de obra e insumos para a efetivação da manutenção da cidade?

Tivemos uma renovação importante da frota de veículos e equipamentos na última Administração, através de um financiamento com a Caixa, que estamos pagando, o que já nos auxiliou bastante, diferentemente da situação encontrada na Administração anterior, quando eu e o Bimbo encontramos uma frota sucateada e tivemos que passar feriados e feriados consertando máquinas e correndo atrás de peças. No entanto, sempre é possível melhorar e procuramos aumentar o efetivo da Garagem Municipal através da contratação de aproximadamente 100 beneficiários do programa Frente de Trabalho. Reativamos a marcenaria e estamos reativando a usina de asfalto. Também reformamos caminhões que não vinham sendo utilizados para prestar serviço de troca de lâmpadas, possibilitando uma economia de cerca de R$ 360 mil por ano, e limpa fossa, com valores mais baixos às pessoas que necessitam do serviço, em toda a cidade.

 

CN – Serra Negra sempre falhou no que tange a manter sua Cultura e História. O que a administração está realizando para que tenhamos guardada nossos acontecimentos, marcos, referenciais e artistas?

Estamos reativando exposições no Mercado Cultural, como a “Entre Molduras”, por exemplo, valorizando artistas locais. Também está em funcionamento a Feira de Artesanato de Aniversário de Serra Negra. Artesãos residentes no município expõem e vendem seus produtos no saguão do Palácio das Águas Prefeito Antônio Luigi Ítalo Franchi. Os evento são parte das comemorações de aniversário de 193 anos da cidade e com a retomada da pandemia esperamos aumentar cada vez mais esse tipo de atração. Pretendemos ampliar o número de oficinas e projetos através de leis de incentivo à Cultura, além de atuar em diferentes frentes para preservar nossa história, como apoio a um livro sobre as capelas rurais do município e galeria virtual de prefeitos e vice-prefeitos, que devem ser lançados em breve, e muitos outros projetos que, não só com a retomada da pandemia, mas com a mudança da Diretoria de Cultura para o Centro de Convenções, com mais estrutura e junto à Secretaria de Turismo e a própria Prefeitura, que se mudará para lá também, serão colocados em execução exatamente com o intuito de preservar nossa história e nossa cultura.

 

CN – O Turismo Interno é apontado como uma das chaves para o crescimento econômico no pós pandemia. Como a Prefeitura está se preparando?

 O Conselho Municipal de Turismo, com apoio da Secretaria de Turismo, está se reorganizando tecnicamente e criando comissões que tratam de áreas fundamentais a serem trabalhadas para impulsionar o setor, como as de marketing e turismo rural. Também estão sendo desenvolvidas novas rotas no sentido de impulsionar o turismo de aventura e em contato com a natureza, que é o que as pessoas procuram atualmente. Da mesma forma, os empresários do turismo auxiliam a Prefeitura nos projetos. Disse na primeira reunião do Comtur este ano, ainda em janeiro, que se não caminharmos juntos, é impossível o desenvolvimento do turismo. Então é o que estamos procurando fazer, nos aproximando do Comtur, da Ashores e outros grupos e associações, para em parceria todos crescermos juntos. Também esperamos ter cada vez mais eventos de grande porte no Centro de Convenções, trazendo milhares de pessoas para consumir no município, como o encontro de diretores das escolas estaduais, promovido pela Secretaria Estadual de Educação, que receberemos nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. Dia 12 de novembro, inicia-se a programação de Natal.

 

CN – Serra Negra tem o potencial de Turismo de Aventura estampado em suas montanhas, propriedades e clima. A Prefeitura está criando um protocolo para que não ocorram acidentes em empreendimentos turísticos que porventura tenham tirolesas, arvorismo e outras atividades radicais?

Isso está sendo tratado com os empresários do setor, sem dúvida. Vamos procurar fiscalizar sempre, até porque se ocorre algum acidente mais grave é ruim para a imagem do município. Mas isso não cabe somente à Prefeitura e sim também aos órgãos estaduais, como o Corpo de Bombeiros. De todo modo, pedimos a colaboração e a responsabilidade das pessoas e, felizmente, são raros os acidentes com gravidade.

 

CN – Após a avaliação da Caixa Federal, qual será o próximo passo do Poder Público pensando no prédio da Senetur, que um dia abrigou o “Grande Hotel”?

Ainda aguardamos o término dessa avaliação por parte da Caixa Federal para concluirmos se vale a pena a venda do imóvel e a obtenção de recursos para investimentos em serviços à população, como a Saúde, por exemplo, que sempre precisa melhorar, ou o Turismo, que gera emprego e renda.

 

CN – O senhor anunciou e teve o aval da Câmara Municipal para um financiamento de R$18 milhões. O que pretende realizar com esses recursos?

Com o valor será possível asfaltar cerca de 50 ruas, colocando em ação o programa “Serra Negra em Obras”, e realizar obras de reforma e revitalização do piso superior do Centro de Convenções para receber toda a estrutura administrativa da Prefeitura, gerando economia com aluguéis.

 

CN – Novas moradias populares estão em pauta para os próximos anos? A Prefeitura tem área para a construção?

Estamos trabalhando. Pena que o governo federal limitou muito os recursos do Minha Casa Minha Vida (agora Casa Verde e Amarela).

 

CN – Qual está sendo a principal diferença em administrar a cidade, em relação a sua primeira gestão?

São mais dificuldades administrativas, mas mais experiência.

 

CN – O senhor saiu de uma página do zero nas redes sociais, para hoje, ter publicações diárias. Como avalia a rede social para uma pessoa pública? Qual sua importância?

É fundamental. Hoje em dia a população quer respostas imediatas aos seus problemas porque as redes sociais possibilitam uma comunicação direta com os governantes. Se eu acessar minha rede social agora encontrarei diversas mensagens. Procuro responder todas o mais rápido possível, pois é nossa obrigação como administradores públicos. Da mesma forma, procuro divulgar diariamente nossas ações em relação à Prefeitura porque também é uma obrigação prestar contas do que está sendo feito.

 

CN – Como quer entregar a sua administração em 2023? Qual é a sua principal meta?

Que Serra Negra possa ser cada vez mais conhecida nacionalmente e até internacionalmente pela sua beleza, atraindo o turista, mas que seja uma cidade que ofereça mais oportunidades à população, que as pessoas não passem necessidade. Sempre disse, desde a campanha, que vamos governar pensando nos mais humildes, aqueles que não têm acesso a saneamento básico, que não têm uma roupa para vestir e principalmente não têm um prato de comida. Pois a fome dói, machuca uma pessoa, machuca uma família e leva a outros problemas sérios. Por isso temos apoiado muito o Fundo Social, que parabenizo em nome de minha esposa Deborah Chedid, pelo trabalho que está sendo realizado. Não vamos sossegar enquanto houver uma pessoa passando necessidade em Serra Negra. Esse é o meu principal compromisso com a população, que assumi batendo de porta em porta, junto com o saudoso Bimbo e nossos companheiros e companheiras.

 

CN – Hoje, pensa em reeleição?

Ainda é cedo para falar. Temos muito trabalho pela frente nesses mais de três anos. É apenas o começo de nosso trabalho e o futuro a Deus pertence.

 

CN – Fique à vontade para falar aos serra-negrenses sobre a cidade.

Gostaria de cumprimentar toda a população de Serra Negra, quem nasceu ou escolheu Serra Negra para viver. Serra Negra é a cidade que está no nosso coração, é aquela cidade bonita, alegre, feliz, que sofreu muito com a covid, como todas as outras em nosso país. Mas temos que agradecer a Deus, aos cientistas, aos médicos, ao pessoal da saúde e a todos aqueles que colaboraram para que conseguíssemos segurar a proliferação da covid em Serra Negra. Temos que continuar usando máscara e álcool gel e fazer o distanciamento para segurar essa terceira fase. Mas vamos aos poucos trazendo de volta a força do nosso turismo, possibilitando renda à cidade, mais emprego e mais qualidade de vida a todos. Serranos, amigos e amigas, desejo muita paz, saúde, alegria e felicidade!


Foto - Vinícius Cordeiro/Videograph

Publicado às 22h36

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial