Vigilância confirma primeiro caso de chikungunya, em Itapira

A Vigilância Epidemiológica de Itapira confirmou o 1° caso de chikungunya desse ano. O exame positivo chegou do Laboratório Adolfo Lutz na última segunda-feira, dia 22.

O paciente é um homem de 18 anos que reside na área rural do município e relatou não ter saído do município, caracterizando o caso como autóctone. Seus familiares não apresentaram sintomas.

Os sintomas apresentados pelo rapaz foram de meningite viral (náusea, vômito, dor de cabeça, rigidez da nuca, febre) e começaram em 18 de setembro. Ele chegou a ficar internado e na investigação para determinar a causa da doença foi solicitado o teste para chikungunya, que deu positivo.

A Responsável Técnica pela Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário, reforçou o alerta para a população em relação à eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Os últimos casos positivos de chikungunya em Itapira haviam sido registrados em 2018 (2 casos). Em 2021 foram duas notificações suspeitas: uma descartada e essa confirmada.

Publicado às 6h17

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp  e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial