AYO Fitness Club dá dicas de como cuidar do corpo na época de festas de fim de ano

Época de fim de ano é conhecida por ter muitas festas e confraternizações, como ceia de natal, reveillon e confraternizações de amigos e trabalho. Esses momentos devem ser festejados e aproveitados, mas o recomendado é que seja feito com moderação, evitando excessos que possam colocar em risco a saúde e a boa forma.

Mesmo com comida em abundância e pouco tempo de treino, é possível tomar algumas precauções para que o seu esforço durante o ano na academia não tenha sido em vão. Uma boa dica é sobre a quantidade de comida e o que ingere durante as festas. Carnes brancas com molhos vermelhos, como peru, chester ou pernil, são mais indicadas, além de sobremesas à base de frutas.

“Estamos em um momento de confraternizar com amigos e familiares, assim você não precisa se conter tanto durante os eventos, mas é importante se atentar as escolhas mais saudáveis para não exagerar em alimentos gordurosos, ricos em açúcar, sódio e calorias, que geralmente são os maiores vilões desse período”, afirma a nutricionista Marilia Porto Oliveira.

Outro ponto importante é a frequência de atividades físicas. Segundo Júlio Cesar Chaves, Mestre em Ciências Médicas e Coordenador Técnico da Ayo Fitines Club, as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde sugerem uma distribuição semanal de 150 a 300 minutos de exercícios físicos de intensidade moderada, ou 75 a 150 minutos de intensidade vigorosa. 

Aproveitando o ensejo, Júlio César sugere a fragmentação dos treinos no período de fim de ano em pelo menos três dias por semana e em dias espaçados. Isso porque quando o intervalo de descanso entre uma sessão de exercício e outra é muito longo, muitos dos benefícios propiciados pela prática do exercício são atenuados, não gerando resultados esperados.

“Uma excelente dica para as pessoas com pouco tempo para a realização de exercícios físicos neste final de ano é a adoção de treinos curtos com intensidade moderada ou elevada. Este tipo de treinamento aumenta o metabolismo e proporciona a ativação do efeito EPOC - Excesso de Consumo de Oxigênio Pós Exercício”. Na prática, mesmo com curto período de tempo em exercícios, você estará queimando calorias por várias horas após as práticas”, pontua Júlio César. 

Praticando em casa

Como época de fim de ano também é muito conhecida por viagens e recessos, o tempo também é um grande inimigo dos exercícios, por isso a AYO listou alguns exercícios que podem ser praticados em qualquer lugar:

1. Agachamentos ou movimento de senta e levanta;

2. Polichinelos ou salto em cordas;

3. Apoio de frente;

4. Mergulho no banco

Os exercícios devem ser realizados com duas a quatro séries para cada, respeitando a seguinte hierarquia de condicionamento:

Iniciantes - 30 segundos de exercício para 60 segundos de descanso.

Moderados - 30 segundos de exercício para 30 segundos de descanso.

Avançados - 30 segundos de exercício para 15 segundos de descanso

É importante salientar que antes de iniciar qualquer atividade física, deve-se procurar um profissional de Educação Física graduado para a prescrição adequada dos exercícios.

Publicado às 12h46

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com a nossa equipe e ajude a financiar o nosso projeto - https://pag.ae/7X4cbm