Onze atividades de aventura e lugares para ver a cidade de Socorro do alto

Em uma viagem, um olhar mais apurado pode revelar belas surpresas. Além de se atentar aos detalhes que tal também mudar o ângulo? Localizada em meio a Serra da Mantiqueira a Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – têm inúmeros pontos altos onde se pode apreciar de forma privilegiada e diferente as belezas da região. De atividades de aventura “com emoção” a uma tranquila apreciação, o turista pode escolher entre vôo livre, mirantes, tirolesas, caminhada na montanha, rapel, rock view e arvorismo.

O voo duplo de parapente, realizado pela Ronaventura, com certeza será uma experiência incrível. Realizada com instrutores e monitores devidamente habilitados pela ABP – Associação Brasileira de Parapente – a atividade acontece no Pico da Cascavel, um dos pontos mais altos da cidade, o que permite sobrevoar e apreciar de um ângulo favorecido as belas paisagens.

A Caminhada de Montanha, da PróximAventura, é outra oportunidade. O objetivo é alcançar o cume da Pedra do Gavião para contemplar a paisagem e o pôr do sol. A atividade é uma vivência única: parte de 880 metros em relação ao nível do mar, chega a 1020m e coloca os participantes em uma sinergia total com a natureza e o ambiente de montanha.

Socorro tem a única tirolesa que passa por dois estados, com 1 km de extensão e 140m de altura, localizada no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos. É a primeira tirolesa voadora do Brasil. Voadora porque, ao contrário das tradicionais, que a posição para a atividade é sentada, nesta a pessoa vai deitada de bruços, suspensa por dois cabos. Como dizem: é a ponte aérea mais rápida de São Paulo a Minas Gerais. Também existe a opção de 180 metros, no Parque Aui Mauê, que passa sob um lindo lago. Já os hóspedes do Portal do Sol Hotel Fazenda podem curtir a tirolesa no próprio local.

No Rock View, atividade da Pedra Bela Vista, o turista pode contemplar a vista panorâmica em quase 360º bem no topo da pedra onde é colocado em um equipamento que permite andar de frente para a rocha e chegar até a beirada da pedra, a 100 metros de altura. As cordas são presas no equipamento, nas costas do praticante, seguindo todas as normas de segurança para atividades de aventura. Quem prefere sem adrenalina, o local tem o pôr do sol mais concorrido, com uma bela vista. O maior rapel da cidade também pode ser feito lá, com 98 metros de adrenalina promove uma linda vista do vale verdinho.  

No Parque Kango Jango o rapel é de 48 m, com descida positiva - quando os pés do praticante tocam a parede - em todo trajeto.

Com uma visão especial, na altura das copas das árvores, o arvorismo é um percurso a pé, por trilha suspensa em plataformas em postes. A realizada no Parque Monjolinho tem vários obstáculos que vão desde uma falsa baiana à travessia de pontes e cordas. Os objetivos são transpor obstáculos, se superar e contemplar a natureza. Já pela Mundaka Aventura, é possível observar plantas e animais em uma travessia por cima do rio. São 500 metros de extensão e 16 etapas diferentes. Ambas terminam em uma tirolesa de 80 metros.

O Mirante do Cristo é “aquele” lugar que todo turista precisa conhecer. Além de ter uma linda vista panorâmica, ainda tem um empório com produtos artesanais da região e também é o centro oficial de informações turísticas da cidade. A estátua com quase 6 metros, em cima de uma base de mais de 6 metros, pode ser percebida ao longe. O acesso é fácil pela estrada municipal Cristo Redentor. A dica é já apreciar a paisagem à medida que sobe. Lá de cima, a visão da paisagem, que mistura construções e muito verde em meio às montanhas, amplia a sensação de bem estar.

No Hotel Fazenda Colina dos Sonhos existe uma bela vista do topo da Serra da Mantiqueira cortado por lindas cachoeiras e trilhas em meio à mata. Uma atração concorrida para hóspedes e não hóspedes é a Tenda do Pôr do Sol para acompanhar do alto o espetáculo da natureza no entardecer. Para completar a experiência, o bar que oferece carta de vinhos selecionada e cardápio com pizza assada no forno de cupim, tábua de frios, etc.

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo - recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades "onde viver é bom".  Saiba mais em www.socorro.tur.br

ASTUR - A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Com informações de VGCom

Publicado às 14h37

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial