Desabastecimento de testes não prejudica atendimento de síndromes gripais e Covid-19, em Amparo

A Prefeitura de Amparo deverá receber novos testes para Covid-19, na próxima semana. A Secretaria de Saúde informou que deverá ocorrer falta do teste para antígeno na Rede Pública, a partir de sexta-feira, 21/1, em algumas unidades, porém, isso não interfere no atendimento clínico dos Polos de Síndromes Gripais e Covid-19. 

Desde o início do ano, em média, mais de 590  atendimentos estão ocorrendo diariamente na cidade. No início do ano, a Prefeitura de Amparo tinha um estoque de 6 mil testes de antígeno (conhecido por confirmar a Covid-19 ou não em até 15 minutos). A Prefeitura de Amparo tem previsto em seu orçamento a compra, porém, a dificuldade está sendo a entrega por parte das empresas. A situação ocorre em todo o Brasil, devido ao aumento de casos. 

A Secretaria de Saúde informou que isso não muda em nada o atendimento.”O paciente sintomático será atendido, medicado e inicia o tratamento, como os protocolos. Também há o isolamento dos familiares ou pessoas que estão na mesma residência do positivado. Caso outra pessoa da casa esteja com sintomas, ela deve buscar o atendimento para o tratamento”, explicou a Secretária de Saúde, Marina Leitão David. 

É válido ressaltar que pessoas apresentando sintomas graves poderão ser testadas com o PCR que é enviado para o Instituto Adolfo Lutz. Atualmente, 42 cidades enviam para a unidade de Campinas, os exames, que em média são devolvidos de 5 a 7 dias. 

Após o tratamento e o fim do tempo de isolamento, que estão previstos em atestado médico, o paciente não necessita refazer teste para Covid-19.A Secretaria de Saúde ressalta que se  mesmo após os 7 dias, a pessoa continuar com sintomas, ela deve buscar atendimento. 

“Não há nenhum protocolo do Ministério da Saúde que prevê a retestagem. Caso queira, a empresa ou interessado pode buscar atendimento particular em laboratórios e farmácias”, reforça a nota da Secretaria de Saúde.

Publicado às 8h10

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com a nossa equipe e ajude a financiar o nosso projeto - https://pag.ae/7X4cbm