Álcool em gel fará parte do cotidiano da maioria dos brasileiros mesmo após pandemia

Teorias indicam que são necessários pelo menos 21 dias para criar um novo hábito. Após quase dois anos intensificando os cuidados para evitar a covid-19, uma pesquisa realizada pela Xlear aponta que 64% dos brasileiros pretende manter a lavagem das mãos e 50% o uso do álcool em gel mesmo após o fim da pandemia. 

“Há alguns anos, o H1N1 já tinha nos mostrado a importância da higienização das mãos, mas pela gravidade da covid-19, isso foi intensificado. Difícil um local que não tenha álcool em gel disponível. Esses hábitos de higiene são muito benéficos também para evitar outras doenças, como gripes, micoses, meningite e hepatite. Manter a higiene pessoal, assim como das superfícies, é fundamental para evitar casos assim”, explica a infectologista do Hospital Marcelino Champagnat, Camila Ahrens.

A pesquisa, que ouviu 600 pessoas, também aponta que 44% continuarão evitando tocar nariz e olhos sem ter as mãos limpas e 36,2% colocar a mão na boca, além de 17,4% que pretendem manter a rotina de lavar o nariz. Especialistas alertam sobre outros hábitos de higiene fundamentais para diminuir riscos à saúde como tomar banho diariamente, trocar roupas pessoais e de cama com regularidade, cortar as unhas, escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e não compartilhar objetos de uso pessoal. 

“São hábitos simples, mas que mesmo assim ainda não foram incorporados ao dia a dia de muitas pessoas e isso é muito benéfico para prevenir outros problemas de saúde”, ressalta a infectologista.

Publicado às 9h24

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com a nossa equipe e ajude a financiar o nosso projeto - https://pag.ae/7X4cbm