Primeiro cinema solar do Brasil chega a Monte Alegre do Sul, neste sábado

Com o patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL, o projeto Cinesolar exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas; a sessão começa às 19h, na Praça Bom Jesus, com entrada gratuita

A magia do cinema movida a energia solar é a proposta do projeto Cinesolar, que chega a Monte Alegre do Sul no mês de março, com atividades gratuitas para a população. Na quinta (03) está programada uma oficina on-line com alunos da EMEF Profª Esther Silva Valente e no sábado (05), na Praça Bom Jesus, a partir das 19 horas, serão exibidos os filmes “O Lobisomem de Pedra de Fogo” - produzido por moradores de Monte Alegre do Sul, na comunidade de Pedreira - e o longa “Mogli – O Menino Lobo”. A entrada é gratuita.

Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura. Além das sessões de cinema, na cidade de Monte Alegre do Sul o projeto contempla a Oficinema Solar – uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Como resultado dessa atividade, um filme é produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para a comunidade local

“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples que dialogam de forma lúdica com os jovens e as crianças da região os colocando ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável”, destaca Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do Cinesolar.

“O Cinesolar é um projeto pelo qual temos muito carinho. Testemunhar o retorno de suas atividades presenciais, após dois anos paralisadas pela pandemia, merece muita comemoração. A gente espera que a população de Monte Alegre do Sul aprecie com alegria essa oportunidade de reencontrar a tela do cinema com toda a qualidade que esta iniciativa tem”, explica o diretor superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão todos os protocolos de segurança. Será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos, haverá controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras; além disso, o uso de máscara será obrigatório durante todo período de exibição.

O Cinesolar é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da CPFL Energia por meio do apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Monte Alegre do Sul e é realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

PROGRAMAÇÃO:

Monte Alegre do Sul

Data: quinta-feira (03/03)

Oficinema Solar on-line para alunos da EMEF Profª Esther Silva Valente

Data: sábado (05/03)

Horários: 19h - ‘O Lobisomem de Pedra de Fogo’ e 20h - ‘Mogli – O Menino Lobo’

Local: Praça Bom Jesus

Endereço: Rua Capitão José Inácio, 216 – Centro Histórico - Monte Alegre do Sul

Local em caso de chuva: Clube 1º de Outubro (Rua João da Serra, 120 - Centro)

Sinopses dos filmes:

‘O Lobisomem de Pedra de Fogo’ – Direção: Vinícius Vellys e J. Peron – Brasil. 43min, Ficção. 12 anos

Sinopse: A história se passa numa cidadezinha do interior chamada Pedra de Fogo. Reza a lenda que nas noites de lua cheia um lobisomem aparece comendo as galinhas de Dona Inácia (Baiana). Delegado Brandão (Déo Garcez), casado com a beata Augusta (Rita Nascimento), é o responsável pelas investigações que sempre dão em nada. Ingrid (Paula Palmieri), a filha do casal, é apaixonada desde criança por Alberto (Pedro Ribeiro) que está de regresso para a cidade. O atrapalhado prefeito Junqueira (Paulo Pioli) está muito interessado em construir uma represa na cidade, coisa que deixa sua esposa Constância (Arminda Riolo) feliz, pois isso inundaria a casa da Rebeca (Ana L. Garritano), a Bruxa que mora nos arredores da cidade e mãe de Alberto. Tião Gregório (J. Peron) é um filósofo desiludido que bebe uma bebida misteriosa e espera o último dia de lua cheia do ano escolhido para ver a profecia se cumprir e a cidade se libertar da maldição do lobisomem. Na trama ainda participam o Soldado Souza (Ciro Pires), Crysbel (Natasha Audrey), o pipoqueiro (Leonardo C. de Campos), Padre Aurélio (Junior Gritti), os atendentes da Rodoviária (Francesco Lolli e Lu Stopa) e, interpretando Augusta e Brandão quando jovens, os atores Hata Glau e Raoni Xavier. A trilha sonora ficou a cargo do cantor e compositor Carlinhos P. O. Box, do violeiro Lucas Campaci, do maestro Tutti Novo e de J. Peron.

‘Mogli - O Menino Lobo’ - Duração: 1h51 - Gênero: Aventura/Fantasia - Diretor: Jon Favreau - País: EUA

Sinopse: A trama gira em torno do jovem Mogli, garoto de origem indiana que foi criado por lobos em plena selva, contando apenas com a companhia do urso Baloo e da pantera negra Bagheera, sem nenhum contato com humanos. O menino é amado pelos animais, mas visto como uma ameaça pelo temido tigre Shere Khan, que está decidido a matá-lo. Com a família de lobos ameaçada, Mogli decide se afastar. Baseado na série literária de Rudyard Kipling.

Sobre o Cinesolar:

Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais. 

Ao todo, o Cinesolar já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.

O Cinesolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes Benz, apoio das marcas Sices Solar, Biowash, baterias Heliar e Bio 2. O projeto realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz).

Sobre o Instituto CPFL:

Com 18 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras.

Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

Publicado às 13h39

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial  

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br