Socorro é a primeira cidade brasileira a receber a certificação internacional Cittaslow

Descubra Socorro!  No dia 01/03 foi o Dia Internacional do Turismo Ecológico e com o desenvolvimento dos grandes centros, a tempos nota-se uma crescente procura por passeios e viagens para curtir a natureza. Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua - do Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – em 2019 as viagens nacionais representaram 96,1% das 21,4 milhões de viagens analisadas e foram motivadoras, a cultura (27,2%) e natureza e ecoturismo (25,6%).

Atualmente, pós pandemia, este cenário é ainda mais forte. Depois de meses em casa, o viajante procura lugares ao ar livre e que proporcione experiências inesquecíveis em meio à flora e à fauna. Em pesquisa encomendada pela Booking.com e divulgada em novembro de 2021, para a maior parte dos turistas, estar em contato com a natureza tem um papel importante: sentir o sol na pele (83%) ou ver rios e mares (86%) instantaneamente mudam o humor para melhor.

A Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – tem mais de 1300km de caminhos rurais, em contato privilegiado com a natureza exuberante da Serra da Mantiqueira, tudo para ser curtido com tranquilidade, apreciando cada detalhe. Socorro se mostra o local ideal para isso, tanto que no dia 10 de março, às 19h, acontecerá o lançamento oficial da certificação internacional, no auditório do Centro Administrativo Municipal, que atribui ao município o título de primeira Cittaslow do Brasil, o que equivale a dizer que é uma “cidade do bem viver”. O conceito é desacelerar a vida o suficiente para garantir a qualidade de vida.

A programação desse dia inclui explanação do prefeito Ricardo Lopes sobre “Socorro-SP, 1ª cittaslow do Brasil”. Entre os convidados estão Willhams Pereira de Morais, presidente da Câmara, Maria Isabel Lopes, presidente da ACE Socorro e Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (Astur). A roda de conversa terá como mediadora Ana Paula Monteiro, secretária de Turismo. Também haverá palestra de Heber Sales, consultor de inovação UNIPOOL, com o tema “O que é a cittaslow e quais oportunidades elas nos trazem” e de Fúlvio Iermano, membro da comunidade slow food Brasil educação, que falará sobre “Slow Food, movimento ecogastronômico: os benefícios para o território, a gastronomia e a produção de alimentos associada ao turismo”.

Dentro do contexto de curtir sem pressa, valorizar a experiência e o contato com a natureza, são inúmeras opções para o turista. “É comum os hóspedes chegarem das cidades grandes muito tensos. Depois que fazem alguma atividade, é impressionante como relaxam e mudam o comportamento. Ocorre conexão com o ambiente natural e tudo muda”, afirma Vagner Trentino, Biólogo e Gestor Ambiental do Parque de Aventura Monjolinho e a pousada A Mata que Canta.

Perto destes dois locais, existe um fragmento de Mata Atlântica onde são feitos vários trabalhos de manutenção dessa vegetação, como o plantio de mais de 1000 mudas, para ampliar a quantidade de espécies. Agora, o foco são as mudas na beira da estrada para inibir o efeito de borda. Além disso, outra bióloga foi contratada para executar um projeto de educação ambiental com as escolas, que associa o arvorismo com questões trabalhadas na sala de aula como preservação do meio e água, por exemplo. No parque também são realizadas outras atividades de aventura com contemplação da natureza, como as trilhas e o rafting.

A Caminhada da Montanha - realizada pela PróximAventura – promove interação com a natureza do começo ao fim. Passa pela Cachoeira das Borboletas, cravada em uma formação rochosa, com um lajeado natural, de fácil acesso para banho. São 3km de paisagens incríveis com montanhas, vales e piscinas naturais e a subida da Pedra do Gavião, com paradas para descanso e fotos. O passeio ecológico de bote é outra excelente oportunidade de contemplação da natureza no Rio do Peixe. O percurso é composto por remanso de cerca de 3,5km, sem obstáculos. A descida se desenvolve de maneira agradável e interativa, onde é possível visualizar a vida silvestre, pássaros e até capivaras. O objetivo do passeio é envolver os participantes na contemplação da mata ciliar, contato com a natureza, em trecho urbano e colaborar para o fortalecimento da cultura de vida ao ar livre.

Trilha das Cachoeiras e rafting são as atividades do Mundaka Aventura. Na trilha, pelas margens do ribeirão do gamelão, afluente do Rio do Peixe, são abordados conceitos de meio ambiente, há interação com o ecossistema e o objetivo é estimular o público a refletir sobre a importância da conservação ambiental. No passeio – que inclui diversas cachoeiras, inclusive com paradas para banho - é comum avistar aves e macacos. No rafting a pessoa desce as corredeiras do Rio do Peixe, em um bote inflável e resistente. As duas atividades podem ser feitas por grupos de alunos e, neste caso, são acompanhadas por biólogos, que expõem sobre a fauna e flora local, preservação ambiental, impactos ambientais, etc.

Os hotéis fazenda Campo, Colina e Parque dos Sonhos têm o programa “Plante ou adote uma árvore”, em que o turista escolhe uma espécie nativa da Mata Atlântica e é confeccionada uma placa com nome comum e científico da árvore, o nome de quem praticou a ação, além da data do plantio ou adoção da mesma. A ação serve para conscientizar sobre a importância da preservação ambiental. Já o programa educacional “Vivendo a natureza”, voltado às escolas, oferece um trabalho multidisciplinar, por meio da observação, da vivência e do contato direto com os eventos e elementos da natureza. As atividades participativas, acompanhadas de monitores especializados propiciam aos alunos a percepção prática da dinâmica que há na relação entre o homem e os diversos elementos que constituem o ambiente natural, fortalecendo, assim, os conceitos teóricos obtidos em sala de aula.

Os três hotéis também oferecem inúmeras atividades que priorizam o contato com a natureza, como Trilha Ecológica, escalada, arvorismo e tirolesa, por exemplo. Destaque para o espeleoturismo, uma exploração de fendas de pedras e grutas.

No Parque Vale das Pedras é possível fazer trilhas ecológicas em meio a natureza e acessar um trecho de mata preservada, que tem cachoeiras provenientes de nascentes, que passa pelo Mirante do Vale, o ponto mais alta da fazenda, com uma vista das montanhas de tirar o fôlego. Vale ressaltar que as trilhas são delimitadas e autoguiadas, para evitar o impacto ambiental. O local produz toda energia utilizada através de placas solares. Destinado ao campismo, oferece uma imersão em meio à natureza, com possibilidade de piquenique e fogueira, além de o hóspede poder presenciar as atividades diárias de uma fazenda.

As raízes do projeto da Pousada Mirante dos Adelphos estão nos princípios e práticas sustentáveis da agricultura. A pousada oferece trilhas monitoradas, onde o visitante ou hóspede conhece as plantações orgânicas na propriedade, que conta com uma expressiva área de mata preservada, trilhas e duas nascentes de água. Com manejo voltado para a alimentação orgânica certificada (conforme especificação da agência ANC) e o sistema agroflorestal (SAF), a propriedade é composta por 15 hectares com produção de milho, uva, banana, abacate, pitaya e ponkan.

O Chalés Santa Catarina tem placas de energia fotovoltaica, ou seja, produzem energia limpa; tanto a piscina pet quanto o ofurô aquecido são tratados com ozônio, para não agredir a pele nem dos humanos e nem dos pets com produtos químicos e trabalham com biodigestores para tratar os rejeitos produzidos. Quem também tem os biodigestores é a Chácara São Miguel.

As crianças que se hospedam na pousada Sons do Silêncio são o principal público de um trabalho voltado para conscientização, que incentiva o contato com a terra, o plantio de árvores e flores no próprio local e ressalta a importância da preservação.

O Grínberg´s Village Hotel usa placas solares na quadra de Beach Tennis e no aquecimento da piscina aquecida; realizaram plantio de mais de 200 espécies de plantas nativas e valorizam a compra de alimentos de produtores locais. A equipe de recreação prioriza atividades ao ar livre e conscientiza os hóspedes sobre práticas que preservem o meio ambiente.

Outros locais em meio à natureza ou que oferecem atividades relacionadas: Alambique Pioneira, Armazém da Terra, Camping Valle das Águas, Centro de Lazer Pitauá, Fazenda 7 Senhoras, Gruta do Anjo, Kango Jango, Hotel fazenda 7 Belo, Hotel fazenda Floresta do Lago, Hotel fazenda Village Montana, Mirante da Cachoeira Central, Mirante do Cristo, Park dos Lagos, Parque Pedra Bela Vista, Pesqueiro Nenê Oliani, Pico da Cascavel, Portal do Sol Hotel Fazenda, Pousada Cafuné, Pousada Estância Villa Ventura, Pousada Pompeia, Pousada Vale das Orquídeas, Pousada Vista Linda, Rancho Pompeia, Recanto da Cachoeira, Rios de Aventura, Sabores do Currupira, Saint Sunset e Socorro Aventura.

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo - recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades "onde viver é bom".  Desculbra Socorro:  www.socorro.tur.br 

ASTUR - A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Com informações de VGCom

Publicado às 11h53

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br