Socorro oferece de hospedagens à aventura para pets acompanharem os tutores

Cada vez mais os pets conquistam um lugar especial na vida das pessoas, fazem parte da família e são tratados como tal. E, não ficam só em casa, é comum ver animais de estimação em viagens. As buscas no Google por hotéis com serviços pet friendly cresceram 300% para viagens, de março a setembro de 2020. Já o Hoteis.com, revelou no final de 2020 que 82% dos brasileiros pretendiam viajar com seus animais e que 67% dos entrevistados já levaram seu companheiro de estimação em uma viagem.

E este público é grande. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), no Brasil existem mais de 140 milhões de animais de companhia; deles mais de 55 milhões são cães, 40 milhões são aves (tanto ornamentais, como as calopsitas, quanto passeriformes canoros, que podem ser definidos genericamente como “os passarinhos que cantam”) e quase 25 milhões de gatos. Há ainda 19,4 milhões de peixes ornamentais e 2,4 milhões de “outros animais”, categoria que engloba desde pequenos mamíferos, como hamsters, coelhos e porquinhos da Índia, até répteis e anfíbios.

Com o aumento da interação, o “sonho” de qualquer tutor é poder viajar com o pet e fazer tudo com ele. Mais do que isso, é que o animal de estimação seja bem recebido. É com este objetivo que a Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística do Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – está com uma iniciativa arrojada: o projeto Socorro Destino Petfriendly que – após treinamento e capacitação do trade – certifica com um selo os estabelecimentos.

Para comemorar o Dia Nacional dos Animais, 14 de março, a sugestão são as hospedagens, restaurantes, bares, shopping e atividades de aventura, que conquistaram a certificação, portanto conferem mais segurança e credibilidade aos hóspedes. A ideia é garantir bem-estar, conforto e segurança aos pets e aos tutores.

Gastronomia

Poder comer acompanhado do pet é bom demais. No Centro de Lazer Pitauá as mesas são sinalizadas e reservadas para os pets, distantes de caixas de som e do buffet de comida; é permitida a circulação no chão com guia; disponibilizam bebedouros e comedores apropriados, ganchos na parede para prender a guia, suporte com cata-caca, lixeira sinalizada para descarte e coleiras, caso necessitem. O capricho pode ser observado nos detalhes, um cantinho pet coberto e sinalizado, almofadas e colchonetes para descansarem e ainda ganham uma bandana personalizada.

O restaurante Sal & Pimenta oferece uma comida caseira, diversificada e com um toque de contemporâneo. Dos três espaços - que ficam ao lado de uma mata e do rio do Peixe – um amplo agora é destinado aos pets, tem uma entrada exclusiva, que está sinalizada com pegadas que saem da entrada principal e mostra o caminho a ser percorrido. Existem ganchos em quase todas as mesas externas, tigela para água, marcação e sinalização no espaço pet para facilitar o acesso e dar mais conforto aos tutores, pets e clientes sem pet. “Antes algumas pessoas ficavam meio incomodadas, mas agora, organizado e com sinalização, não mais. E, as famílias parecem ficar mais felizes e completas na companhia de seus bichinhos de estimação”, diz Guilherme Ganzerla Faustino, proprietário do restaurante.

A 7 Senhoras Speciality Coffee é uma fazenda de cafés especiais que oferece um tour para conhecer todo o processo do café – do plantio à degustação e tem uma loja com vários produtos feitos de café ou que harmonizam com a bebida. Para bem receber os animais de estimação, foram instalados ganchos na área de descanso, cata caca e lixeira apropriadas e ponto de hidratação com placa indicativa que a água é potável.  

Hospedagem

Inspiração para o setor, Chalés Santa Catarina é 100% petfriendly e além de cachorros, já recebeu gatos, porquinhos da índia, mini-pig, calopsitas, iguanas e tartarugas. Os pets podem ficar com os tutores em qualquer chalé e circular livremente, com supervisão do tutor. Lá, uma piscina de 18m² é em formato de rampa para facilitar o acesso dos animais de todos os tamanhos. Um jardim amplo com playground pet e circuito agility garantem a diversão. No espaço de banho pet o próprio dono é quem faz a higienização: tem chuveiro quente e secador mais silencioso. Para uma maior comodidade e higiene, a hospedagem fornece cobre leito exclusivo para o pet, extensor de guia e toalha. A recepção fica com as mascotes: a cãocierge Brahma e a gata Stella Artois

A Pousada A Mata que Canta também tem piscina exclusiva e o charme fica por ser em formato de osso. Dentro do chalé, fornecem caminha, bebedouro, comedouro e tapete higiênico. Para a segurança e comodidade de todos, os chalés têm a varanda telada, para deixar o pet mais à vontade. Existe um amplo gramado onde podem correr e se divertir. Têm acesso livre a todas as áreas.

A Pousada Sons do Silêncio tem ganchos, o parque pet está em construção e um lago disponível para nadar. Estão à disposição a cata caca, bebedouro e placas que indicam onde podem transitar. Também tem parceria com o veterinário. O selo veio para ensinar, agregar, certificar e “para conhecer melhor o que é ser petfriendly, para que as pessoas confiem mais no que oferecemos; o selo aponta os estabelecimentos que se adequaram de verdade ao bom recebimento dos pets”, diz a proprietária Maria Isabel Lino Pardos Lastiri, que ama receber animais e sempre busca se adequar às tendências.

A Vale das Orquídeas é outra pousada que conquistou o selo. As reservas com pets são direcionadas para chalés, onde os quartos são mais espaçosos, no térreo e cercado por gramado. Ganham um mimo os pets de pequeno e médio porte que chegam. Existe espaço com comedouro e bebedouro, lixeira com cata caca, piscina de bolinha, banco para que os tutores possam se acomodar enquanto o pet brinca e está à disposição, pelo whatsapp, uma veterinária 24h. Para a área de refeição, existem mesas reservadas com ganchos para prender o pet. “A família com pet se sente mais acolhida tendo um espaço destinado, ficam até mais à vontade, por exemplo na hora do café da manhã ou outras refeições, tendo uma mesa especial para eles”, afirma Rafaela Corsi Barbosa, proprietária da Vale das Orquídeas.

A Pousada Cafuné tem o espaço do café da manhã com placas indicativas e disponibiliza recipientes com água e comida. Cata-cacas estão espalhadas pelo local.

No Hotel Fazenda 7 Belo as mesas externas estão sinalizadas, para que se possa fazer a refeição com o pet.

Compras

Que tal “aquelas” comprinhas em local que o pet além de ser bem recebido ainda é mimado? O Shopping Moda de Fábrica é um desses. 100% das lojas recebem os pets no interior. Logo na entrada principal um bebedouro com água corrente, devidamente sinalizado, é acionado pelo cliente e tem água renovada. Selos nas entradas informam que o shopping é petfriendly e as vitrines de todas as lojas estão adesivadas com a informação que os pets são bem vindos e explicam se no chão ou no colo. Um banheiro – sinalizado com adesivo na porta - ganhou um gancho prendedor de guia para receber os clientes com pets. Lixeiras cata-cacas e saquinhos ficam no corredor.

Nas lojas e áreas de alimentação as mesas para os pets estão sinalizadas; elas não ficam nas passagens, são longe de caixas de som, na sombra e têm o gancho prendedor de guia. Também na área gastronômica, os potinhos de água não ficam mais no chão expostos o tempo todo, somente quando chega um pet é oferecida a água fresca.

Aventura

Os pets aventureiros adoram Socorro. No Mundaka Aventura eles podem acompanhar os tutores no rafting e na Trilha das Cachoeiras. Inclusive no rafting os cães também vão com colete. O Espaço pet é destinado aos que preferem não levar o animal para a aventura. Tem bebedouro, saquinhos e lixeiras específicas para caca pet.

Já no Parque de Aventura Monjolinho os pets têm opções como o rafting, caiaque, stand up paddle, Trilha do Cipó e Trilha das Cachoeiras. Para estas atividades oferecem coletes flutuantes próprios para pets e guias experientes. Bebedouro, cata caca, Espaço Pet e guia extensiva também para conforto.

Passeios

O Empório do Cristo é um espaço público - administrado pela Associação de Turismo da Estância de Socorro -, onde encontra-se inúmeros produtos locais e artesanais de mais de 20 pequenos produtores. Além disso, é o principal ponto de informações turísticas e tem uma vista panorâmica privilegiada da cidade. Os pets são recebidos com água fresca e existem ganchos para prender as guias em toda área coberta e também no banheiro. Por lá, as mascotes são Claudia e Roberto, um casal de siriema, e o filhote, que vivem soltos no local.

Completam a lista dos estabelecimentos certificados com o selo Petfriendly: Agro Estância, Armazém da Terra, HamburQueen, Hotel fazenda Campo dos Sonhos, Hotel fazenda Floresta do Lago, Nectaria, Ótica Ma&Li, Pousada Nativa, Ristorante D´Napoli, Portal do Sol Hotel fazenda, Saint Sunset bar, Sanemax Distribuidora, Shopp Café e Recanto Elamar.

A cidade também tem outros locais que aceitam pets, como Alambique Pioneira, Ateliê Luka Fagundes, Ateliê Terra e Arte, Cachaçaria Santo Mé, Camping Park dos Lagos, Camping Valle das Águas, Chácara São Miguel, Circuito de Malhas Outlet, Hotel Fazenda Colina dos Sonhos, Drogaria Total - Drogaria da Letícia, Empório Caipira, Espaço do Artesanato, Esquina do Chopp, Feira Permanente de Malhas, Grínbergs Village Hotel, Hotel Recanto da Cachoeira, Hotel Village Montana, Imaginalia Espaço Eco Cultural Camping, Jota Bar, Master Pub Germânia, Lanchonete Morena da Fronteira, Hotel fazenda Parque Dos Sonhos, Parque Kango Jango, Parque Vale das Pedras, Pedra Bela Vista, Pesqueiro dos Pereiras, Pesqueiro Nenê Oliani, Pousada Caruaru, Gruta do Anjo, Pousada Igarapé, Pousada Pompeia, Pousada Estância Villa Ventura, PróximAventura Canoar, Cervejaria Quinta do Malte, Rancho Pompéia, Restaurante do Pedro, Rios de Aventura, Rock And Soul Music Bar, Rock Rider Bar e Restaurante, Ronaventura, Sabores do Currupira, Trilha Café e Villa Empório.

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo - recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades "onde viver é bom".  Descubra Socorro: www.socorro.tur.br

ASTUR - A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Publicado às 11h01

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp  e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br