Socorro participa pela primeira vez da 31ª edição da BTL Lisboa uma das maiores feiras de turismo da Europa

Socorro esteve presente, entre os dias 16 a 20 de março, na 31ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, uma das maiores feiras de Turismo da Europa.

Promovida pela Fundação AIP e realizada na Feira Internacional de Lisboa, desde 1989, a BTL é reconhecida no setor como o evento mais importante na área de turismo de Portugal.  A edição 2022 reuniu cerca de 1400 expositores, sendo 70 expositores internacionais.

O município esteve presente, através da secretária de turismo Ana Monteiro, no estande da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), juntamente com outros destinos como Vale do Ribeira e Litoral Norte. O espaço ainda contou também com a participação da Fundação ITESP, responsável pelo Circuito Quilombola, do São Paulo Convention & Visitors Bureau, da InvestSP – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade e a Enjoy Experience.

Durante os três primeiros dias de feira, voltados para profissionais do setor à secretaria participou das agendas com o Governo de Portugal, com agências e operadoras de turismo e com companhias áreas, como a Azul e Tap.

O Ministério do Turismo tem uma pesquisa recente onde aponta que em 2022 teremos 150.000 portugueses visitando o país, buscando sol, praia e muita natureza.

“A estratégia da Secretaria Estadual De Turismo e Viagens do Estado de SP foi justamente de mostrar toda a oferta e vocação turística, de trazer mais negócios para o estado, mais voos e ampliar a conectividade área”, comenta Ana Clemente, responsável pelas Feiras Nacionais e Internacionais da Setur/SP.

‘’Tivemos também a oportunidade de mostrar Socorro em três apresentações, sendo uma delas promovida pela Casa América Latina, com a participação de agências e operadoras. Foi perceptível a busca por destinos sustentáveis, por ecoturismo e turismo de natureza” -ressalta a secretária de Turismo, Ana Monteiro.

“Queremos que continue sendo a ligação mais direta que os europeus tenham para poderem chegar aos diversos destinos em todo o Brasil. E, portanto, consideramos que será fundamental, nos próximos anos, continuar dinamizando esta parceria de sucesso que temos com nossos irmãos brasileiros no sentido de o mercado estar cada vez mais bem representado em todos os setores da BTL’’- comenta os organizadores e diretor adjunto da FIT/BTL, Pedro Braga.

Socorro como a primeira Cittaslow do Brasil.

Com o anuncio oficial no dia 10 março, com participação remota do presidente da Associação Cittaslow internacional, reconhecendo oficialmente nossa cidade, como a primeira do Brasil e segunda da América Latina, Socorro chegou a Lisboa com esse diferencial.

“Anunciar nossa cidade como a primeira Cittaslow surpreendeu até o Presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Carlos Brito, o qual nos parabenizou com essa iniciativa inovadora, e prometeu nos visitar ainda neste ano de 2022”- comenta a secretária.

Na ocasião Ana Monteiro aproveitou a viagem pra estreitar relações com a primeira cittaslow portuguesa, São Brás do Alportel,  que obteve a certificação a quase dez anos atrás. São Brás é uma vila portuguesa no distrito de Faro, região do Algarve com cerca de 11300 habitantes. A cidade tem amendoeiras, figueiras e oliveiras por todos os lados. É também uma cidade com abundância em água, com muitas fontes espalhadas e com uma arquitetura tradicional encantadora. A gente percebe o quanto a cidade cultiva o jeito “slow” de se viver.

“Foram cinco dias intensos, com mais um dia de organização da equipe, num total de 50 horas de feira. Mas voltei para o Brasil com um sentimento de missão cumprida e muito feliz de levar o nome da cidade que hoje eu represento para a Europa. A receptividade do povo português e até de brasileiros que hoje residem em Portugal e trabalham com o turismo foi incrível. Hoje a internacionalização do destino”- finaliza Ana Monteiro.

‘’Queremos que Socorro cada vez mais fique conhecido internacionalmente, e iremos à busca disso, parabenizo a Secretaria de Turismo por não medir esforços para divulgar nossa linda morena da fronteira’’- comenta o prefeito, Ricardo Lopes.

Publicado às 9h16

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br