Socorro multa proprietários de animais por abandono

O departamento de Fiscalização da Prefeitura, no mês de março, multou dois proprietários por abandonar seus cachorros. Em ambos os casos os infratores abandonaram seus animais ao mudarem de suas casas.

Um caso aconteceu no bairro do oratório e outro no centro da cidade. Os animais foram encontrados nas vias públicas muito assustados.

O abandono de animais em vias públicas vem aumentando consideravelmente. Com o auxílio de protetores independentes, os animais abandonados recebem suporte e atendimento veterinário, além da busca por um lar mesmo que temporário. Mesmo assim, muitos deles não conseguem um lar, tornando-se animais comunitários. Estes estabelecem com a comunidade em que vive um laço de dependência e de afeto, embora não possuam responsável único e definido.

“A maioria dos casos de maus-tratos e abandono atendidos ocorre devido à negligência dos seus tutores. As pessoas precisam entender que ao adotar um animal, ele necessitará de cuidados, o pet gera gastos com veterinário, medicamentos, comida, banho, entre outros, além disso, ele merece respeito e carinho”- explica o veterinário da prefeitura, Jairo Lugli.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove campanhas de adoção, possui um programa gratuito de castração, realiza campanhas de vacinação antirrábica e fiscaliza casos de maus-tratos animais. Contudo, são de responsabilidade dos proprietários a manutenção dos seus animais em perfeitas condições de alojamento, alimentação, saúde e bem-estar.

As ações de fiscalização de maus-tratos estão sendo intensificadas e contam com apoio da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A multa por abandono e maus-tratos de animais pode chegar a R$ 4.903,50.

Publicado às 9h07

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp  e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br     


As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp da Fiscalização (19) 99613-7057, ou pelo e-mail fisc.ambiental@socorro.sp.gov.br